Nobres Cristãos de Beréia

Print Friendly, PDF & Email

A. Edwin Wilson

“E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”

Atos 17:10,11

Paulo tinha acabado de deixar a cidade de Tessalônica onde a igreja tinha sido recentemente estabelecida, a qual ele tinha chamado de Igreja modelo (1 Ts 1:7,8). Fiquei um pouco surpreso ao ler que os cristãos de Beréia foram considerados mais nobres que os Tessalonicensses. Um estudo mais detalhado do versículo 11, citado acima, nos revelará qual foi essa nobreza.

Em primeiro lugar, eles receberam as novas verdades pregadas pelo apóstolo Paulo com grande atenção. Esse é um exercício que beneficia nossas mentes tão finitas. Uma vez que existem esferas de algumas verdades que são muito superiores à nossa finita compreensão, compete ao homem ser dócil e tratável. O homem sabe tão pouco – de forma tão imperfeita – que ele deve dar atenção àqueles que falam da parte do Senhor. Esses cristãos residentes em Beréia tinham uma mente aberta. Essa é uma rara característica entre os homens, porque de alguma forma, eles se agrupam em torno de idéias preconcebidas e conceitos que os cegam para tudo aquilo que não se adequa a elas. Nada é mais repugnante para estes do que um mestre. É um alto grau de nobreza ser capaz de ouvir honestamente novas verdades.

Em segundo lugar, esses cristãos realizaram um exame apropriado daquelas novas doutrinas enunciadas por Paulo. Eles não eram como muitos ouvintes – passivos ouvintes de quem a palavra foge em algumas horas. Eles se dispuseram a gastar tempo examinando as Escrituras. Eles examinaram essas Escrituras de forma independente. Eles não foram influenciados pela autoridade de outros. Eles tomaram os rolos em suas próprias mãos, os desenrolaram, leram, estudaram, meditaram, buscaram o seu sentido com um desejo de crer na verdade. Talvez nossa grande falha seja não buscar as Escrituras por nós mesmos. Eles examinaram as Escrituras de forma perseverante, diariamente. Provérbios 2:1-5 diz como alguém deve buscar as Escrituras, se deseja conhecer a vontade de Deus. Os cristãos de Beréia se entregaram à essas novas verdades. Muitos creram nas coisas que foram ensinadas pelo Apóstolo Paulo. Sua fé era uma fé inteligente. Foi o resultado de investigarem as Escrituras. Isso deu a eles uma viva convicção.

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16:13). Nesse verso lemos que o Espírito vai nos guiar – não forçar, ou dirigir – mas guiar em toda a verdade. Três grupos de pessoas precisam de um guia – o cego, o fraco e o estrangeiro.

Esses que são espiritualmente cegos precisam do Espírito do Senhor para os guiar na verdade. Aquele que são fracos na fé precisam do Espírito do Senhor para os sustentar e conduzir à verdade. Aqueles que são estrangeiros às coisas de Deus precisam do Espírito do Senhor para os o conduzir aos caminhos de aprendizagem.

Nessas coisas, creio que descobriremos alguns pontos que distinguiram os cristãos residentes em Beréia como sendo mais nobres que os Tessalonicensses.

A.Edwin Wilson – Selected Writings of A.Edwin Wilson

Post anterior
Quando Fazer o Certo é Errado
Próximo post
Inquietante e Perturbador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.