Direção Divina

Print Friendly, PDF & Email

G. H. Lang (1874-1958)

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5,6).

A direção de Deus nos assuntos do homem é um fato importante na história e um grande tema da Bíblia. O homem é naturalmente míope e não pode ver sequer o amanhã. De fato, ele nem sempre vê o que está acontecendo diante de seus olhos. Como consequência, o homem não pode definir hoje, de forma sábia, o que será melhor para amanhã. Frequentemente, mesmo seus melhores planos saem do controle.

Assim, como retratado no Salmo 107, no versículo 4, ele vaga em um deserto, por ermos caminhos. Como este autor, aquele que teve a oportunidade de atravessar um deserto compreende como é fácil se perder no caminho, e a grande dificuldade que se tem de encontrá-lo novamente.

Assim é a vida humana, especialmente em relação ao seu objetivo, que é a eternidade. Nenhum dos filhos de Adão [raça humana em geral] sabe hoje, por si mesmo, qual o melhor caminho de preparação para o amanhã, ou o verdadeiro caminho para levá-lo finalmente à eternidade abençoada.

Quão importante e quão urgente é então a necessidade de direção divina. Quão confortador é para a mente do viajante estar sob os cuidados de um guia que conhece todo o país e cada curva do caminho a sua frente. Quão tolo é se atrapalhar em ordenar negócios pessoais, ao invés de se beneficiar do perfeito conhecimento e invencível poder de Deus – o Infalível. Foi o mais sábio de todos os filhos dos homens quem disse: “Confia no SENHOR de todo o teu coração…” (Pv.3:5,6).

Direção é um assunto individual. Ninguém pode andar seguramente por uma luz concedida a outro. Estas páginas não serão como um guia santo, dando direções autoritárias que os penitentes devem seguir. O objetivo é demonstrar princípios e condições que se atribuem à direção de Deus, conforme ilustrado por incidentes nas Escrituras e pela experiência, de forma que isso possa servir de ajuda a cada um na obtenção da direção que será necessária em cada tempo.

O Salmo 107, em sua concepção original, é uma previsão dos últimos dias da presente era da história humana. Isto pode ser atestado no versículo 3, que descreve o ajuntamento do povo de Israel vindo dos quatro cantos do planeta. No passado, eles foram tirados do Egito para Canaã, do oeste para o leste. Depois do cativeiro da Babilônia, alguns da nação foram trazidos de volta para a Palestina, do leste para oeste. Mas ainda não aconteceu seu ajuntamento do leste e do oeste, bem como do norte e do sul. Isso está por acontecer, como predito por Isaías (45:5,6; 49:12). Os judeus foram dirigidos por Deus no passado e novamente o serão no futuro, assim como são todos aqueles que andam humildemente com Ele.

Do versículo 4 em diante, o profeta volta a contar as experiências pelas quais Israel está sendo e ainda será conduzido, a fim de os levar a este alegre ajuntamento. Apesar de aprendermos que a direção de Deus já está à nossa disposição, e irá continuar assim até que os homens de fé sejam conduzidos para o propósito do Senhor para eles. Não há necessidade de vagar sem rumo pela vida, como perdido em um deserto. Deus vai nos guiar, se nos deixarmos conduzir por Ele.

Trecho traduzido do livro “Divine Guidance” (Direção Divina) de G. H. Lang.

Post anterior
Habitando em Cristo
Próximo post
Preparação para Encontrar o Noivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.