Reis Servos

Print Friendly, PDF & Email

Reis servos é a tradução do Prólogo do livro “Final Destiny – The Reign of the Servant Kings” – de Joseph Dillow.

Joseph Dillow

Em algum momento, na expansão ilimitada da eternidade passada, uma tragédia universal ocorreu. A Estrela da Manhã, conhecida como Lucifer (Is.14:12-17), o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e beleza (Ez 28:12), o ser angélico a quem Deus tinha apontado como regente do cosmos antigo (Ez 28:14) caiu. Isso aconteceu antes do Princípio. Descrevendo a lastimável traição de Lúcifer, o profeta Ezequiel pinta o quadro da tristeza Divina (Ez 28:11-19). Lucifer tinha recebido tudo. Ainda assim, ele se tornou orgulhoso (Ez 28:17; 1 Tm 3:6). Ele concluiu que os dons de Deus eram mais importantes que o doador, que a dependência de Deus e obediência à Sua vontade revelada não eram necessárias. Ele se tornou Satanás, o adversário de Deus.

O Senhor dos Exércitos poderia ter destruído esse rebelde imediatamente. Mas, ao contrário, Jeová trouxe à existência um plano que iria responder para sempre a essa alternativa satânica. Um plano que demandaria Seu envolvimento pessoal na demonstração moral do Seu amor e graça. O Próprio Rei iria, um dia, demonstrar a superioridade de Seus caminhos de dependência e de um espírito de servo.

Para alcançar Seu eterno propósito, a manifestação de Sua Glória, Ele criou o universo conhecido a partir do nada.

Sim, por um período de tempo não especificado, um pesaroso silêncio e trevas reinaram por causa da rebelião de Satanás. Deus teria se esquecido? Teria decidido ignorar esse desafio à Sua soberania? Teria decidido olhar para o outro lado? O silêncio de Deus era ensurdecedor. Os filhos angélicos de Deus ansiavam pela limpeza do universo da escuridão moral de Satanás e que o silêncio fosse quebrado (e quando isso aconteceu, irromperam em louvores – Jó 38:7).

Inesperadamente – aconteceu!

Disse Deus:

Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz “Dia” e às trevas, “Noite”. Houve tarde e manhã, o primeiro dia (Gn 1:3-5).

“Finalmente!” pensou Miguel, o arcanjo de Deus. “Nosso Senhor agora estabelecerá Seu governo e vindicará a superioridade dos Seus caminhos!”

Deus colocou o homem e sua mulher, seres inferiores a Satanás, no jardim de um planeta chamado Terra. Então Ele atirou Satanás no Jardim e a batalha entre o Homem e Satanás se iniciou. Ao vencedor desse conflito, o governo desse planeta seria concedido. A justiça de Deus iria mais uma vez reinar na terra, e por meio disso Ele seria glorificado.

Também disse Deus:

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1:26).

Os anjos assistiam a tudo isso. Nas palavras de Donald Barnhouse, era como se o Senhor declarasse: “Vamos dar a essa rebelião um processo completo. Vamos permitir que ela chegue à sua plenitude. O universo verá o que uma criatura, ainda que seja a mais elevada dentre elas, pode fazer sem Deus. Vamos conduzir um experimento e permitir que as criaturas do universo o assistam, durante esse breve interlúdio entre a eternidade passada e a eternidade futura chamado “tempo”. Nesse tempo, o espírito de independência terá a permissão de se expandir ao máximo. Então, a destruição e ruína que resultarão demonstrarão ao universo – e para sempre – que não existe vida, alegria e paz sem uma completa dependência no Deus Altíssimo, possuidor da terra e dos céus”.

“Mas”, disse Miguel, “o que é isso? Um homem? Essa criatura é tão fraca, tão inferior a Satanás. Por que o Rei o colocou na terra a fim de governá-la? Como pode uma criatura tão insignificante, muito inferior aos anjos, de alguma maneira cumprir o propósito divino? Certamente um grande erro foi cometido!”

Qual o significado do homem? Essa pergunta esteve nos lábios de poetas e filósofos desde que o homem começou a pensar nessas coisas. Centenas de anos depois, quando o pastor Davi contemplava o céu estrelado, e se sentiu humilhado pelo senso de sua insignificância, exclamando:

“Quando contemplo os teus céus,
obra dos teus dedos,
e a lua e as estrelas
que estabeleceste,
que é o homem, que dele te lembres?”
(Sl 8:3,4)

A mente de Davi, aparentemente refletindo na divina comissão de Gênesis, recebeu um lampejo de iluminação:

“Fizeste-o, no entanto, por um pouco,
menor do que os anjos
e de glória e de honra o coroaste.
Deste-lhe domínio sobre as obras
da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste…
Ó SENHOR, Senhor nosso,
quão magnífico
em toda a terra é o teu nome!”
(Sl 8:5,6;9 / Hb 2:7)

O Homem deveria reinar! Uma criatura inferior seria coroada com glória e honra. A criatura inferior seria colocada para reinar sobre o mundo de Satanás! A glória, a honra e a soberania que Satanás havia usurpado em independência e incredulidade seriam reconquistadas pela criatura inferior, vivendo pela fé, servindo ao seu Criador! Nesse caminho, o orgulho é corrigido. O propósito final de Deus é manifestar Sua glória. A glória seria demonstrada de forma única quando o Criador adotasse esse caminho de humildade e dependência. Anos depois, o Salvador disse: “Aquele que for o menor entre vocês – ele é o maior” (Lc 9:48).

Deus decide humilhar o altivo e independente de uma maneira única. Ele pretende que uma criatura inferior, o Homem (criado menor do que os anjos e portanto menor que Satanás), deveria obter a mais elevada posição (“todas as coisas sob os Seus pés”, Hb 2:8). Portanto, a criatura inferior iria conquistar, por meio da dependência de Deus, uma posição superior à mais elevada das criaturas, Satanás, que obteve essa posição por meio da independência. “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando” (Hb 2:5). Do menor, Deus vai trazer o maior.

Como HOMEM, o Salvador derrotou o inimigo. Como HOMEM, Ele silenciou os principados e potestades. Como um HOMEM, Ele reinará no reino futuro de Deus nessa terra.

Esse reino futuro é o objeto de centenas de passagens no Antigo Testamento. O reino que se estenderá sobre “todas as obras de Suas mãos” (isso pode sugerir que um dia a humanidade vai governar as galáxias!) será um glorioso reino de REIS SERVOS. O leão se deitará com o cordeiro (Is 11:6,7), justiça universal reinará, pois não haverá guerra. As doenças serão abolidas, e o mundo de Satanás será colocado debaixo do governo do Rei Servo e de Seus companheiros (Hb 1:9).

De forma consistente com o Seu propósito, Deus escolhe estabelecer Seu reino através da elevação de uma aparentemente obscura e insignificante tribo Semita, Israel. Ele não escolheu a Grécia, Roma, Egito, Babilônia, França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos ou qualquer outra nação poderosa na terra. A glória futura recai sobre aqueles seguidores de Cristo, tanto dentre Israel, como dentre a Sua Igreja, que, como seu Mestre, vivem uma vida de dependência e obediência.

Posteriormente os profetas, os salmistas e o apóstolo Paulo chamam essa missão magnífica de resgate de “justiça de Deus”. A justiça de Deus é Sua fidelidade à Sua palavra (Rm 3:3,4). Deus prometeu a Abraão de que por meio dele todas as nações seriam abençoadas (Gn 12:1-3). Quais eram essas promessas? Através dessa inconsequente tribo Semita, Israel – especificamente por meio de Abraão e sua “Semente” – o plano divino de liberar o planeta caído e revelar Sua glória seria implementado.

O princípio controlador da filosofia bíblica da história se apóia no preceito do segundo antes do primeiro. “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Co 1:27). Apenas nesse caminho, a auto exaltação do homem será destruída. Uma característica que permeia todo o curso da redenção é que Deus escolhe o mais novo antes do mais velho, dá ao menor prioridade sobre o maior, e escolhe o segundo antes do primeiro.

Não Caim, mas Abel e seu substituto, Sete; não Jafé, mas Sem; não Ismael, mas Isaque; não Esaú, mas Jacó; não Manassés, mas Efraim (Gn 48:14); não Aarão, mas Moisés (Ex 7:1); não Eliabe, mas Davi (1 Sm 16:6-13); não a Antiga Aliança mas a Nova (Hb 8:13); não o primeiro Adão, mas o segundo Adão (1 Co 15:45). O primeiro se torna o último e o último se torna o primeiro (Mt 19:30). As grandes nações são colocadas de lado (Dn 2:7) e, para estabelecer Seus propósitos, Deus elege dois meios insignificantes: o Israel de Deus (o remanescente de fé dos últimos dias) e o corpo de Cristo (a igreja invisível).

Mas o primeiro Adão, enganado pela serpente, caiu em pecado. Como resultado, o universo recentemente criado foi sujeito e uma universal escravidão de decadência (Rm 8:20-22), levando os filhos do homem a nascerem com a necessidade de um Redentor; e Satanás, no lugar do Homem, se tornou o governante desse mundo (Lc.4:6,7; Jo 16:11, 12:31; 2Co 4:4; Ef 2:2).

Aqui, a simetria e beleza do plano divino se evidenciam. Deus não apenas se propôs a elevar o papel de servo e a disposição de confiar, mas Ele deu Seu Filho, o Segundo Homem e o Último Adão (1 Co 15:45), como o Salvador. Ele, que é a essência de Deus, se tornou um servo. Ele “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” (Fp 2:7). Ele obedeceu de forma final e completa: “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:8). E nesse caminho, vivendo exatamente pelo conjunto de princípios contrários aos de Satanás, o Senhor Jesus conquistou maior glória:

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:9-11).

Aqueles que reinarão com Ele devem conduzir suas vidas nesse mesmo caminho: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2:5). Os futuros governantes da criação de Deus, como seu Rei, devem ser servos hoje. Não deve haver lugar para o orgulho ou arrogância, apenas um desejo de coração de estender as bênçãos e glória de Deus através de toda a ordem criada. Diferente de Satanás e seus seguidores modernos, eles não terão o desejo de se assenhorar dos seus súditos. Ao contrário, como seu Senhor, eles vão desejar apenas servir àqueles sobre quem irão governar:

“Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:25-28).

Esses discípulos de Jesus serão grandemente amados e valorizados pelos súditos. Ao contrário de desobediência, haverá um espírito servil para com Deus e para com os outros. O segundo Adão falou sobre isso da seguinte forma: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus… Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mt 5:3-5).

Iremos nos tornar reis servos. Esse é o nosso destino. Esse destino foi frequentemente chamado “salvação” pelos profetas. Isso não se refere somente a salvação do inferno, mas também do glorioso privilégio de reinar com o Messias no destino final do homem, a salvação messiânica [tão grande salvação – aqui temos a salvação no seu amplo aspecto]. No plano eterno, apenas aqueles que se empenharem para se tornar servos podem se qualificar para esse grande privilégio no futuro. Para se tornar “grandes” no reino dos céus, e governar ali, primeiro eles devem se tornar humildes como crianças (Mt 18:4).

Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:11,12).

Se o plano eterno de Deus está atrelado à demonstração da superioridade moral da humildade e do espírito servil, é de máxima importância que aprendamos essa lição agora. Nem todos os cristãos são servos, e apenas esses serão grandes no reino. Apenas os filhos de Deus que são “verdadeiramente filhos” [Mt 5:45; Lc 6:35 – Huios] serão co-herdeiros com o Rei quando Ele vier, no destino final do homem.

Muitos que foram salvos [do inferno] pelo Rei não estão vivendo para Ele no presente. Muitos que iniciaram suas vidas de discipulado com Cristo não perseveraram nesse caminho. Eles sofrem o sério risco de perder seu grande futuro. Mas nós somos “Participantes (Gr Metochoi) de Cristo, [apenas] se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hb 3:14).

Aqueles que são obedientes e servos dependentes hoje, e que perseveram em deixar Cristo os discipular até a última hora, serão contados entre os Participantes [Gr Metochoi] de Cristo, os reis servos durante os mil anos de reino do Filho do Homem. Todos os Cristãos estarão no reino, mas tragicamente nem todos serão co-herdeiros lá.

Por “perderem” suas vidas hoje, crentes encontrarão seu principal sentido (Mc 8:35). Cada ato de serviço não se trata apenas de uma expressão do propósito eterno de Deus, mas é também uma preparação e treinamento para nosso destino final. Quando nós “temos o mesmo pensamento que Cristo Jesus” (tradução da versão utilizada pelo autor de Fp 2:5), nos tornamos “filhos de Deus” [huios], pessoas que são semelhantes a Ele [Mt 5:45]. Em fazendo isso, nós O manifestamos, ou seja, demonstramos o que Ele é – um Deus de amor e humildade. Ao expressar isso, as Escrituras dizem que “O glorificamos” (Sl 86:12; Jo 16:4; 21:19).

Sim, a resposta final à rebelião de Satanás e o supremo significado da existência humana deve ser encontrado no futuro reino dos servos reis.

 

Post anterior
Um Espírito Forte no Senhor
Próximo post
Os Direitos do Espírito Santo na Casa de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.