Na minha opressão preparei para a Casa do Senhor

Print Friendly, PDF & Email

T. Austin-Sparks (1888-1971)

Eis que na minha opressão preparei para a Casa do Senhor…” (1 Crônicas 22:14).

Dos despojos das guerras as consagraram, para repararem a Casa do Senhor”  (1 Crônicas 26:27).

Como é fácil, em encontros e conferências, assumirmos posições em conjunto com o corpo de Cristo, declararmos que iremos tomar certa direção e dizer que seguiremos nesse curso para sempre daqui em diante: “Nunca, nunca O abandonarei”.

Podemos prontamente cantar essas coisas em hinos e, amanhã, nos encontraremos revendo tudo, olhando ao nosso redor em busca de uma saída. É verdade, nosso coração é inconstante. Tomamos atitudes, nos posicionamos, fazemos declarações e andamos na força disso. Então, à medida que o tempo passa, somos desafiados nessa própria posição que tomamos.

Veja como isso é ilustrado na história dos filhos de Israel: “Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico” [Êx 15:1]. Eles chegaram do outro lado do mar Vermelho e todo o Israel cantou. O que eles cantaram? Uma canção de absoluta vitória. Parecia até que eles já tinham chegado na terra prometida, mas não demorou muito até que eles estivessem murmurando contra o Senhor e contra Moisés. Eles foram testados, desafiados, provados nessa posição que tomaram, atravessando um período negro.

O mesmo acontece conosco, sempre que fazemos uma declaração. Cedo ou tarde seremos testados por ela. (Espero que o efeito disso que estou dizendo não te leve a dizer: “Nunca mais vou declarar nada”. Se você tomar essa atitude, irá impedir o Senhor de cumprir o Seu propósito). É necessário, para obter o despojo, que sigamos adiante. As qualidades serão desenvolvidas no caminho. Podemos afirmar que é em parte correto que fazemos essas declarações e tomamos tais posições na medida da devoção que temos pelo Senhor; e é o próprio Senhor que nos chama a fazer isso. Isso concede a Ele o terreno para nos provar.

De alguma forma, parece que o Senhor demanda uma declaração nossa, antes que Ele possa fazer alguma coisa. Se você nunca tomou uma posição, sempre teve reservas, tantos cuidados, o Senhor nunca foi capaz de fazer algo em você. Mas quando nós tiramos o pé do fundo e nos lançamos nas profundezas, onde não dá pé, aí é como se estivéssemos dizendo que estamos junto com o Senhor. A partir daí é que Ele pode começar a fazer as coisas.

Luz e poder vêm do conflito. O Senhor edifica Sua casa com os despojos da batalha, e Ele concede permissão aos inimigos – internos e externos – para que permaneçam com o objetivo da nossa superação, para que Ele possa obter a beleza e a glória para Sua casa.

O Senhor aponta para Sua palavra e nos mostra que, quando Ele concede a visão, a revelação, o chamado; e quando nós respondemos positivamente a esse chamado, então os revezes, dificuldades e oposições acontecem. Sim, isso não é uma contradição com a revelação de Deus ou o Seu chamado, mas é intencional, com o objetivo de nos conduzir para dentro de algo que é mais profundo do que uma realidade emocional em relação àquela verdade e serviço. Essas coisas devem nos levar a um lugar de força, onde o Senhor pode contar conosco. 

Extraído do texto “Os Despojos da Batalha”, de T. Austin-Sparks, publicado no site www.austin-sparks.net.


T. Austin Sparks (1888-1971) nasceu em Londres e estudou na Inglaterra e na Escócia. Aos 25 anos, iniciou seu ministério pastoral, que perdurou por alguns anos, até que, depois de uma crise espiritual, o Senhor o direcionou a abandonar aquela forma de ministério, passando a segui-Lo integralmente naquilo que parecia ser “o melhor que Deus tinha para ele”. Sparks foi um homem peculiar, que priorizava os interesses do Senhor em vez do sucesso do seu próprio ministério. Sua preocupação não era atrair grandes multidões, mas ansiava desesperadamente por Cristo como a realidade de sua pregação. Por isso, suas mensagens eram frutos de sua visão e intensas experiências pessoais. Ele falava daquilo que vivenciava, e sofria dores de parto para que aquela visão se concretizasse primeiramente em sua própria vida. Pelo menos quatro linhas gerais podem ser percebidas em suas mensagens: (a) o grandioso Cristo celestial; (b) O propósito de Deus focado em ganhar uma expressão corporativa para Seu Filho; (c) a Igreja celestial – a base da operação de Deus na terra e (d) a Cruz – o único meio usado pelo Espírito para tornar as riquezas de Cristo parte da nossa experiência. Sparks também acreditava que os princípios espirituais precisavam ser estabelecidos por meio da experiência e do conflito, quando finalmente seriam interiorizados no crente, tornando-se parte de sua vida. Sparks desejava que aquilo que recebeu gratuitamente fosse também assim repartido, e não vendido com fins lucrativos, contanto que suas mensagens fossem reproduzidas palavra por palavra. Seu anseio era que aquilo que o Senhor havia lhe concedido pudesse servir de alimento e edificação para os seus irmãos. Suas mensagens são publicadas ainda hoje no site www.austin-sparks.net e seus livros são distribuídos gratuitamente pela Emmanuel Church.

“Nenhum homem é infalível e ninguém ainda ”obteve a perfeição”. Muitos homens piedosos precisaram se ajustar, seguindo um senso de necessidade, após Deus lhes haver concedido mais luz.” (De uma Carta do Editor publicada pela primeira vez na revista “A Witness and A Testimony“, julho-agosto de 1946).

Post anterior
A Palavra do Senhor nos prova
Próximo post
Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.