Igreja em Casa – O que podemos aprender com Elias?

Print Friendly, PDF & Email

O QUE PODEMOS APRENDER COM ELIAS?

“Onde está o Senhor, Deus de Elias?” (2 Reis 2:14).

“Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu” (Tiago 5:17).

Vivendo dias tão conturbados, todos nós fomos forçados a estar em casa, fechar a porta e, se não formos sábios, corremos o sério risco de sermos engolidos por toda essa atmosfera de medo e prognósticos negativos.

Apesar da Igreja aparentemente estar impedida de se reunir, sabemos que circunstâncias como essas já aconteceram, e a Igreja sempre permaneceu pela graça de Deus. Nossa unidade é no Espírito, e nada pode impedir nossa comunhão em Cristo.

Pensando que muitos irmãos podem estar, como nós, sentindo desejo de compartilhar algo edificante, cristocêntrico e que volte nossos olhos para nossa Pátria Celestial em dias como esses, decidimos compartilhar um pouco daquilo que Deus tem nos falado. Assim, aqueles que se sentirem da mesma forma movidos, podem ler, compartilhar em família, repartir com irmãos a palavra de Deus, e juntos poderemos nos edificar mutuamente. Lembrando que na Palavra temos muitos exemplos e referências que podem nos consolar e orientar em momentos como este:

“O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós” (Ec 1:9-10).

Nesta semana tem sido pungente em nosso coração meditarmos na vida do profeta Elias (inclusive esse foi o tema do devocional da semana). Ele foi um homem com uma mensagem nada agradável, cujo foco era conduzir o povo ao arrependimento. No entanto,  ele precisou viver as consequências de tudo que pregou. Ao predizer aquela seca terrível que acometeria Israel, Elias sabia que ele também seria afetado por ela, mas ainda assim foi fiel à direção do Senhor, e Deus o usou e o guardou durante todo aquele tempo. Lembrando que Elias era um homem semelhante a nós, fomos muito edificados ao sermos lembrados de alguns pontos a respeito da sua vida:

  • Deus o chamou, o escondeu, o alimentou sobrenaturalmente em um período terrível em Israel (ele foi alimentado por corvos, depois por uma viúva);
  • Elias precisou depender de Deus continuamente, e desenvolver uma vida secreta com Ele até o grande confronto, no Monte Carmelo;
  • Ainda assim, Deus nos mostra que ele foi um homem como nós e precisou ser dirigido por Deus até Horebe, para ser levado à uma compreensão plena da obra da Cruz em sua vida.
  • Depois dessa vida tão impressionante e cheia de instrução para cada um de nós, temos o encerramento de seus dias na terra, mas Elias não viu a morte! Apesar de lutar contra a atmosfera de morte toda a sua vida, Elias venceu a morte, sendo arrebatado vivo aos céus como Enoque.

Para Ler e Compartilhar:

Leitura 1 

1 Reis 17 – “A arma secreta de Deus”. Elias aparece do meio do nada em um contexto de terrível apostasia em Israel, mas existia um segredo em cada movimento desse profeta, vs 1;2;8;16 (comparar com Mt 3:1-4, Lc 3:2, Sl 105:14,15). Ele foi levado a dois lugares improváveis para ser suprido nesse período (comparar com Lc 4:25,26). Percebemos detalhes da sua vida secreta com Deus nesse tempo e o quê, de fato, marcou o seu testemunho diante da viúva, vs 24 (comparar com Lc 7:11-17).

Leitura 2

1 Reis 18 – “Colhendo frutos do secreto”. Nesse capítulo vemos que Elias é chamado a se mover, vs 1, todos os seus movimentos eram dirigidos pelo trono. Logo nos deparamos com Obadias, o mordomo do rei, que de alguma forma temia a Deus (vs 12). Percebemos um pouco da Sua soberania, mantendo uma pequena luz no lugar mais obscuro do reino. Mais uma vez vemos a fonte da autoridade de Elias (vs 15). Ao se encontrar com Acabe, percebemos que não havia ocorrido arrependimento, pelo contrário, o que tornou necessária a manifestação visível de Quem era Deus. No confronto do Monte Carmelo, ouvimos o clamor do profeta, vs 21 (comparar com Mt 6:24, Tg 4:4; 8). Todo o processo de Elias e o seu altar é cheio de instrução, mas vamos pensar no foco, qual era o propósito de tudo aquilo? 1 Rs 37-39. Esse processo marcou o fim da seca. É muito instrutivo meditar na oração de Elias (vs 42-44).

Leitura 3

1 Reis 19 – “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. Elias em Horebe! (Compare com Êx 3:1, 17:6; Dt1:6, 4:10, e 2 Co 1:8-10, 12:9,10). Que registro impressionante de um momento de extrema fraqueza de um grande profeta. Esse capítulo tão intrigante tem alguns pontos chave para nossa meditação: (i) Deus cuida dos Seus, Ele nos conhece; (ii) a presença do Senhor e as Suas palavras podem erguer os desanimados; (iii) observemos a pergunta dúplice do Senhor a Elias (vs 9; 13); (iv) como Deus agiu com Elias, o comissionou e abriu seus olhos (vs 18) – comparar com Rm 11:1-5. Vemos também outra pessoa entrando em cena, um sucessor vs 19-21.

Leitura 4

2 Reis 1 – Vemos aqui outro relato que parece um pouco perturbador. O rei manda soldados para prender Elias, e os dois primeiros grupos são consumidos com fogo do céu. Percebemos detalhes importantes, cheios de sentido espiritual, incluindo o local onde  Elias estava (vs 9). Só o terceiro grupo é poupado, e a Palavra deixa claro que Elias foi instruído a “descer com aquele” (compare com 2Rs 2:23,24; 6:8-23 e Lc 9:53-56).

Leitura 5

2 Reis 2 – Esse relato descreve o processo de Elias até o arrebatamento, quando ele foi seguido de perto por Eliseu, seu sucessor (compare Jo 14:12 com o vs 9). Cheio de sentido espiritual em cada detalhe, percebemos um detalhe importante para receber a porção dobrada (comparar com Atos 1:1-11, 14;2:1-4; Ap 14:4, Nm 14:24, Jo 8:12).

Leitura 6

Mt 17:1-4, Lc 9:30,31 – Aqui vemos uma nova aparição do profeta em um outro monte. Aqui ele entra em cena em um momento crucial da vida do Filho de Deus. Elias era uma das duas testemunhas do Monte da Transfiguração. Elias também se tornou uma referência profética (Mt 17:9-13, Lc 1:17; Ml 4:5,6). A referência é ao Espírito que estava sobre ele.

Leitura 7

João 14 – Vamos meditar nas palavras do nosso Mestre Jesus. Podemos confiar que Aquele Espírito que estava sobre Elias também nos guiará? Vamos guardar os segredos dessas palavras no nosso coração.

Será que iremos ambicionar esse relacionamento secreto com Deus que pôde tornar esse servo uma resposta para o povo, e principalmente para Deus? O nosso Deus  é o mesmo Deus de Elias, e o Seu Espírito também pode nos conduzir de tal maneira nos nossos dias.

Textos sugeridos:

A Fonte da Força de Elias 

A Torrente de Querite 

Enviado à Sarepta 

O Espírito e Poder de Elias

A Cruz na Vida de Elias – Parte 1

A Cruz na Vida de Elias – Parte 2

O Ministério de Elias – Parte 1

O Ministério de Elias – Parte 2

Deixe seu comentário aqui e inspire outros irmãos!

Post anterior
Josué – Um Andar mais Próximo com Deus
Próximo post
O Todo-Poderoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.