Na Arena da Fé – Parte 1

Print Friendly, PDF & Email

“Na Arena da Fé – parte 1” é parte da tradução do capítulo 5 do livro “In the arena of faith”, de Erich Sauer.

 

Erich Sauer (1898-1959)

“Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:5,6).

Persevere! Continue correndo! Permaneça até o fim! Não se entregue, nem desanime! Nunca olhe para trás, mas prossiga para o alvo! Continue firmemente até o fim com aquele mesmo frescor que você iniciou a corrida no ponto de partida. Só assim será possível ganhar o prêmio na arena, só assim você será coroado. Essa é a mensagem da carta aos Hebreus, especialmente no capítulo 12.

Deus, em Sua infinita sabedoria, estabeleceu obstáculos no nosso caminho. Seu objetivo não é atrapalhar nossa caminhada, mas é testar nossa devoção. Por meio desses obstáculos, Ele nos mantém diligentes, vigilantes, perseverantes, e fortalece nossa energia espiritual. Dessa forma, a corrida na arena da fé é uma “corrida de obstáculos”, cheia de dificuldades e sofrimentos.

Alguns impedimentos bloqueiam nosso caminho, mas tudo é determinado pelo perfeito amor, a sabedoria e o poder do Divino Árbitro [Juiz]. E quanto maior for o conflito, mais glorioso será o prêmio do vencedor!

Sofrimentos devem ser considerados dentro da ótica da eternidade. Apenas assim poderemos reconhecê-los pelo seu inestimável valor. O sofrimento não é algo supérfluo que importuna e restringe nossa vida, extraindo o proveito eterno dela.

Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor” (vs. 5).

Precisamos dar a devida consideração a todos os mistérios sombrios e perplexidades da vida, porque em todas elas, em última análise, encontramos o DEUS!

No capítulo 12 da epístola de Hebreus, nos versos que se seguem a exortação inicial da corrida cristã, temos uma exposição, em algumas frases com poderosa plenitude, a respeito da bênção do sofrimento (vs. 5-11). Isso é feito abordando 7 pontos principais, sobre os quais iremos refletir nas próximas mensagens.

Características da Verdadeira Fé

Essas são as características da verdadeira fé provada pelas adversidades, e que será desenvolvida na arena da fé:

1 – Vê, nas dificuldades dessa vida, provas da Paternidade de Deus (Hb 12:5a, 6b,7b,8);

2 – Considera as aflições e provas como caminhos do amor de Deus (Hb 12:6a);

3 – Confia, em meio a todo sofrimento, na infalibilidade e fecundidade de todas as decisões da sabedoria de Deus (Hb 12:10a);

4 – Conta, no turbilhão dos acontecimentos, com a mão ordenadora do ‘soberano governo Divino (Hb 12:7a);

5 – Se submete, sem críticas, mesmo em meio à trevas inexplicáveis, à autoridade soberana de Deus (Hb 12:9);

6- Valoriza o sofrimento como uma necessidade de educação, de forma que nossas vidas estejam sendo transformadas na imagem da santidade de Deus (Hb 12:10);

7- Avalia as trevas da vida como meios de Deus para alcançar o Seu brilhante alvo eterno (Hb 12:11).

A Verdadeira Fé vê, nas dificuldades dessa vida, provas da Paternidade de Deus (Hb 12:5a, 6b,7b,8)

Sofrimentos são um claro testemunho de nossa filiação:

Deus vos trata como filhos, pois que filho há que o pai não corrige?”(vs 7).

Onde falta a disciplina, falta verdadeira paternidade. Se nossos pais terrenos precisaram nos disciplinar, quer diremos do Senhor, o Pai dos espíritos, que nos concedeu nossa vida espiritual!

Portanto é errado e sem sentido reclamar: ‘Por quê Deus permite que nós, Seus próprios filhos, soframos tanto?’

Pelo contrário, é exatamente por sermos Seus filhos que Deus nos limpa e nos educa. A disciplina se faz necessária devido a Sua Paternidade, não acontece a despeito dela.

Assim, os sofrimentos dos filhos de Deus não são base para sua decepção, mas, justamente ao contrário, nessas dores eles podem ter certeza de sua filiação e podem agradecer pelo fato de que Ele, o Deus eterno, em Seu Filho Jesus Cristo, se tornou seu Pai.

Sofrimentos são as exatas provas de nossa nobreza e participação na família de Deus.

Deus fala conosco “como a filhos” (vs 5). Ele nos trata “como filhos” (vs 7). Ele corrige todo “filho” (vs 6). Caso contrário, “seremos bastardos e não filhos” (vs 8).

A palavra aqui usada para disciplina na língua original é relacionada etimologicamente à palavra grega usada para “criança” (Gr – paideuein, derivada de criança, menino, menina – Mt 2:16; Jo 4:51; Lc 8:51,54). Significa “educar alguém como uma criança” e, quando necessário, “disciplinar” como se faz com uma criança.

E além disso tudo, devemos ter em mente que não somos os únicos filhos passando por vales profundos e escuros. Deus corrige “todo” filho (vs 6) que recebe. Assim, nada muito extraordinário está acontecendo conosco! Isso também deve nos ajudar a não superestimar nossos sofrimentos.

Certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1Pd 5:9).

Esse verso nos leva a ser muito cuidadosos ao pesar nossas cargas, além de nos encorajar, porque se outros foram capazes de suportar dificuldades e sofrimentos pelo poder de Deus, nós também poderemos.

Não estamos sozinhos, mas marchamos entre uma multidão de irmãos e irmãs que estão caminhando na mesma trilha, e estão encarando a mesma corrida de obstáculos. O Pai celestial deles também é o meu, e Ele irá nos conduzir juntos até o alvo.

Continue a leitura aqui.


Erich Sauer (1898-1959) foi um dos teólogos alemães mais conhecidos deste século. O teólogo britânico F. F. Bruce afirmou que “provavelmente, Sauer era teólogo e professor bíblico mais capacitado nos círculos de irmãos do continente [europeu]“. Seus livros sobre a história da salvação tiveram grande circulação e foram traduzidos para diversos idiomas. Muitos cristãos se beneficiaram de seu trabalho e receberam inestimável ganho espiritual por meio de seus escritos.
Apesar de ter problemas nos olhos, Sauer lia muito. Sua extensa biblioteca testemunhava do seu hábito de leitura. Ele era dotado da capacidade de sintetizar as verdades bíblicas de maneira condensada e estruturada. Mas Erich Sauer também escrevia. Sua grande influência, tanto na Alemanha quanto no exterior, decorreram de sua obra literária. Seus livros não são uma leitura rasa para a hora de dormir, são livros de estudo, contando com muitas referências bíblicas em cada frase ou afirmação.
O tema principal dos escritos de Sauer é a história da salvação de Deus, da criação à perfeição, conforme revelado na Bíblia. “A história do mundo é o andaime da história da salvação.” Para Sauer, a história da salvação não corre de forma paralela ou superior à história mundial, mas é a interpretação da história do mundo a partir da perspectiva de Deus.
Post anterior
A Partida da Noiva
Próximo post
Na Arena da Fé – Parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.