Inquietante e Perturbador

Print Friendly, PDF & Email

A Palavra do Senhor nos conta que existem três coisas que deixam inquietos os habitantes da terra, e uma quarta que pode destruir uma casa. Em Provérbios 30:21-23, lemos:  “Sob três coisas estremece a terra, sim, sob quatro não pode subsistir: sob o servo quando se torna rei; sob o insensato quando anda farto de pão; sob a mulher desdenhada quando se casa; sob a serva quando se torna herdeira da sua senhora.”

Mais uma vez, chamo atenção para o fato que essa é a Palavra de Deus e, portanto, não se originou no homem, mas ainda assim é completamente negligenciada e até mesmo negada na maioria dos círculos Cristãos de hoje.

  1. A primeira coisa que inquieta e perturba a ordem estabelecida por Deus desde que o pecado entrou no mundo é um servo se tornar um governante, ou uma nação servil assumir um lugar de autoridade e responsabilidade sobre outras nações não servis. A razão disso é porque as pessoas que nasceram em condições assim são mais duras com a multidão quando a oportunidade se apresenta, do que aqueles que nasceram em outras condições de vida. Uma pessoa já disse: “Um servo governando se torna mais insolente, arrogante, cruel e tirano do que todos os mestres”. Ainda que elevado à uma posição de governante, não consegue superar os hábitos de servo. O mundo está sendo inquietado hoje porque, como nunca antes, isso tem acontecido. O mundo todo treme quando esse que é mencionado acima toma uma posição de liberdade de ação. Todo o arranjo da sociedade estabelecido por Deus é aniquilado. Essa pessoa tenta compensar em sua condição presente sua condição anterior.
  2. Outra coisa que também é inquietante é um tolo que tem tudo o que deseja. Rolando na abundância, ele despreza os pobres e necessitados e considera que suas possessões o garantem respeito, apesar de não ter nenhuma virtude. Essa pessoa se torna arrogante, encrenqueira e perigosa. Muitos poucos dos que de forma súbita se tornam ricos, se transformam numa bênção para a humanidade.
  3. A mulher desdenhada. Essa pessoa é descrita aqui como aquela que, por provocar ódio e repugnância, não se encaixa na sociedade. As vezes, essa pessoa entra em um matrimônio e, sendo dura de coração e vingativa, destrói completamente a paz e a felicidade dos amigos, tornando-se a mais inquietante influência do mundo.
  4. Uma serva que suplanta sua senhora. Essa é aquela que entra em uma casa como serva e furtivamente ganha as afeições do marido, alienando sua mulher e filhos, e se torna a patroa da casa, causando terrível ruína.

Essas quatro influências inquietantes descritas pela Palavra de Deus não podem acontecer, a não ser por uma completa negação da existência de Deus, ou uma absoluta falta de consideração com Sua Palavra.

Concluindo, gostaria de dizer que, de acordo com a Palavra de Deus, possivelmente a influência mais inquietante no mundo hoje é a aspiração do povo servil de deixar sua posição na qual Deus o colocou, e usurpar aquilo que pertence a outros.

O Dr.Scofield costumava dizer que quando nos convertemos temos que mudar de pessoas naturais para pessoas espirituais, mas depois de salvos por um tempo, precisamos de outra conversão para nos tornarmos naturais de novo – em um outro sentido. Muitos de nós nos permitidos nos tornar tão empinados e artificiais pelo nosso desejo de ser espirituais, que perdemos a doçura, o calor natural que deveria caracterizar a nós homens e mulheres Cristãos.

Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem… Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. 

Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Mt 23:2-12

“Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.”

Mt 18:23-35

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.”

Mt 24:45-51

Baseado no texto com mesmo nome de A.E.Wilson (Selected Writings of A.Edwin Wilson)

Post anterior
Nobres Cristãos de Beréia
Próximo post
Desfrutando da presença de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.