Vendo a Montanha Através do Senhor

Print Friendly, PDF & Email

“Vendo a Montanha Através do Senhor” são extratos do texto “O Descanso e a Coragem da Fé”, de T.Austin-Sparks, publicado no site www.austin-sparks.net

***

T. Austin-Sparks (1888-1971)

“Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu” (Josué 14:12).

Da primeira geração do povo de Deus que saiu do Egito, apenas dois homens saíram do governo da alma: Josué e Calebe. Vemos o segredo desse triunfo lindamente trazido à luz no décimo quarto capítulo de Josué: era o descanso da fé. Calebe se achega a Josué, agora um homem velho, mas ainda vivendo pela fé e na mesma posição que tomou com o Senhor muitos anos antes, quando foi um dos espias que visitou a terra prometida. Naquela ocasião, o relatório trazido pela grande maioria sobre a terra foi ruim, olhando para Deus através das circunstâncias. Esses dois homens (Josué e Calebe), no entanto, olharam para as circunstâncias através de Deus, o que fez toda a diferença.

Calebe ainda continuava vivendo nessa mesma posição e agora, como um homem velho, enquanto todas as outras pessoas estavam recebendo sua herança em possessões tranquilas, prósperas e agradáveis, Calebe disse: “Me dê essa montanha onde estão os gigantes, e as cidades fortificadas. Me dê essa montanha!”

Esse é um grande desafio para nossos corações.

O que você busca hoje? Uma herança tranquila, algo que irá automaticamente responder aos seus desejos e te trazer satisfação? Você buscando uma terra próspera?

A fé que trouxe Josué e Calebe ao descanso de coração, antes mesmo de chegarem ao descanso na terra, foi expressa nessa atitude: “Dá-me essa posição difícil! Aqui está uma situação cheia de dificuldades, de oposições, de adversidades; então, dá-me uma chance aqui!”.

Percebe o desafio? Será que as dificuldades te assustam ou você as vê como uma grande oportunidade para o Senhor? “Se o Senhor me falou que faria, Ele cumprirá”, disse Calebe.

Como estamos enfrentando as grandes dificuldades? Sim, de fato elas existem! Os problemas são reais! Essas montanhas parecem se empilhar diante de nós, à medida que prosseguimos em nossa caminhada. Algumas vezes as situações parecem impossíveis, sem esperança.

Talvez tudo pareça tão sem esperança em nossas vidas – por alguma razão que pode estar relacionada a nós mesmos, ao serviço para o qual fomos chamados, ao ministério ou ao nosso testemunho – que a montanha parece impossível! O que dizer então? Sim, dá-me essa montanha! Nada a não ser a verdadeira fé em Deus pode encarar esse tipo de situação, dizendo: “tudo bem, isso é difícil, não há dúvida quanto a isso, pela visão não há esperança, mas vamos levar essa situação adiante em nome do Senhor, pode ser que o Senhor… O SENHOR…” – tudo se resume em ver a montanha através do Senhor, e não o Senhor através da montanha.

Acredito que é desse tipo de fé que precisamos, pois é ela que nos conduz ao verdadeiro descanso. A montanha… sim, é uma montanha de verdade, uma montanha física, uma montanha circunstancial. Naturalmente a coisa certa, sábia, sensata a se dizer seria: “Não, não vamos tocar nela!” Mas a fé diz: “Não darei as costas para essa montanha, nem vou fugir. Dá-me essa montanha!”.

Desejo essa fé. E você? Isso não é apenas uma coragem da nossa natureza. Sabemos muito bem que nós não temos nada em nós mesmos, e que, se essa fosse nossa base, deveríamos desistir. Mas o Senhor nos desafia e Calebe nos repreende.

No final de uma longa vida, quando podemos pensar que agora seria o tempo para descansar em um tranquilo jardim, em algum lugar onde o seu trabalho fosse fácil e pudesse relaxar, ele disse: “Dá-me o monte onde estão os gigantes, cidades fortificadas, dá-me essa montanha!”

A escolha de Calebe foi pela dificuldade, porque era uma oportunidade para o Senhor.

Provavelmente nós podemos ser conduzidos muito rápido, de maneira prática, a essas situações que estamos nos referindo. Vamos encarar com naturalidade as dificuldades que derretem o nosso coração dentro de nós, pois isso nos fará adentrar no descanso de confiança e certeza, mas para isso será preciso ir até o nosso Deus e dizer: “Dá-me essa montanha como uma oportunidade de provar do Senhor!”

Calebe obteve a vitória – e ela foi Hebrom. Pense em como Hebrom teve um maravilhoso lugar no propósito de Deus. Davi foi primeiramente coroado ali, antes mesmo de ser coroado em Jerusalém. Hebrom significa ‘comunhão’. Existe uma grande herança ali.

Por isso é importante dizer: “Não desejo escapar de minha dificuldade e sair do caminho difícil, deixe-me enfrentar isso com a força do Senhor, e dar ao Senhor a oportunidade de mostrar que Ele podes fazer aquilo que é naturalmente impossível”. Que o Senhor nos conceda essa fé!


T. Austin Sparks (1888-1971) nasceu em Londres e estudou na Inglaterra e na Escócia. Aos 25 anos, iniciou seu ministério pastoral, que perdurou por alguns anos, até que, depois de uma crise espiritual, o Senhor o direcionou a abandonar aquela forma de ministério, passando a segui-Lo integralmente naquilo que parecia ser “o melhor que Deus tinha para ele”. Sparks foi um homem peculiar, que priorizava os interesses do Senhor em vez do sucesso do seu próprio ministério. Sua preocupação não era atrair grandes multidões, mas ansiava desesperadamente por Cristo como a realidade de sua pregação. Por isso, suas mensagens eram frutos de sua visão e intensas experiências pessoais. Ele falava daquilo que vivenciava, e sofria dores de parto para que aquela visão se concretizasse primeiramente em sua própria vida. Pelo menos quatro linhas gerais podem ser percebidas em suas mensagens: (a) o grandioso Cristo celestial; (b) O propósito de Deus focado em ganhar uma expressão corporativa para Seu Filho; (c) a Igreja celestial – a base da operação de Deus na terra e (d) a Cruz – o único meio usado pelo Espírito para tornar as riquezas de Cristo parte da nossa experiência. Sparks também acreditava que os princípios espirituais precisavam ser estabelecidos por meio da experiência e do conflito, quando finalmente seriam interiorizados no crente, tornando-se parte de sua vida. Sparks desejava que aquilo que recebeu gratuitamente fosse também assim repartido, e não vendido com fins lucrativos, contanto que suas mensagens fossem reproduzidas palavra por palavra. Seu anseio era que aquilo que o Senhor havia lhe concedido pudesse servir de alimento e edificação para os seus irmãos. Suas mensagens são publicadas ainda hoje no site www.austin-sparks.net e seus livros são distribuídos gratuitamente pela Emmanuel Church.

“Nenhum homem é infalível e ninguém ainda ”obteve a perfeição”. Muitos homens piedosos precisaram se ajustar, seguindo um senso de necessidade, após Deus lhes haver concedido mais luz.” (De uma Carta do Editor publicada pela primeira vez na revista “A Witness and A Testimony“, julho-agosto de 1946).

 

Post anterior
Conhecimento Espiritual
Próximo post
A Palavra do Senhor nos prova

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.