Cristo, Nossa Vida

Print Friendly, PDF & Email

Ruth Paxson (1889 -1949)

“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Colossenses 3:4).

CRISTO deseja ser não só o nosso Salvador e o nosso Senhor, mas ser a própria Vida da nossa vida. DEUS fez a provisão ampla para isso pela ressurreição e ascensão de CRISTO.

Criação do Novo Homem – Co-Ressurreição com CRISTO

A morte é a porta para a vida. A co-crucificação abre a porta para a co-ressurreição. A identificação com CRISTO em Sua morte e sepultamento é apenas o começo da união do crente com Ele em uma vida que não se acaba.

“Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição” (Rm 6:5).

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Rm 6:8).

A identificação com CRISTO em Sua vivificação, ressurreição e ascensão coloca o crente em uma nova esfera e começo, a vida do novo homem.

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus” (Ef 2:4-6).

“E a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4:24).

“Juntamente com Cristo” na cruz, na sepultura e nos lugares celestiais! Assim o Senhor exaltado é capaz de compartilhar com cada cristão a vitória da Sua morte, o poder da Sua ressurreição e a plenitude da Sua vida glorificada.

A Nova Esfera – O Crente em Cristo

No momento que um pecador penitente põe fé em CRISTO como Salvador, ele dá um passos para fora da vida “em Adão” e entra na vida “em Cristo”. Ele estará “em Cristo” pelas eras vindouras. Nunca entenderemos a epístolas de Paulo se não entendermos a expressão “Em Cristo”. Ela é a chave para todo o Novo Testamento. Ela e as equivalentes a ela são usadas cento e trinta vezes. Essas duas palavras são as mais importantes jamais escritas para descrever o relacionamento mútuo entre o cristão e CRISTO.

Estar “em Cristo” determina a posição, privilégios e posses do cristão. Estar “em Cristo” é estar onde Ele está, ser o que Ele é e compartilhar o que Ele tem.

Estar “em Cristo” é estar onde CRISTO está. Mas CRISTO está nas regiões celestiais, por isso este é o verdadeiro lar para o cristão estar. O cristão é um peregrino na terra, já que a sua verdadeira cidadania está no Céu.

“Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3:20).

“Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura” (Hb 13:14).

O seu endereço atual é apenas um lugar de parada em uma viagem. Ainda assim, alguns de vocês estão planejando quanto à sua casa terrestre, como se fossem viver aqui para sempre. O coração de vocês está colocado nas coisas terrestres, quando deveria estar nas celestiais.

“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Cl 3:1-2).

Posso ouvir alguns de vocês dizer: “Isto é um padrão demasiado alto para mim; não é só impossível, mas é também pouco atraente. Estou nesta terra e neste mundo, por que então não devo viver como se assim o fosse e me divertir e deixar o gozo do céu para quando estiver lá?” Tal é o raciocínio de um número vasto de cristãos, e a vida deles está em plena harmonia com esse raciocínio.

Não é necessário para nós ficarmos aclimatados à nossa casa eterna no céu? Se a atmosfera celeste está me sufocando aqui, o que ela será para mim lá? Se os prazeres e ambições celestes forem pouco atraentes para mim agora, o que eles serão para mim então? Há música no Céu, mas não é samba; há prazeres lá, mas não são aqueles do salão de baile, da mesa de carteado ou do cinema; há ambições lá, mas não aquelas para ganhar dinheiro ou ter um nome na sociedade. Se o meu coração não puder suportar a atitude mais elevada da vida nas regiões celestiais agora, como a suportará então? Essa é a intenção de DEUS para que você e eu comecemos a viver no céu agora.

Estar “em Cristo” é ser o que CRISTO é. CRISTO, o Cabeça do corpo, e o cristão, que é membro daquele corpo, têm uma vida. O sangue do corpo humano é a sua vida. O sangue que está agora em minha cabeça logo estará em meu braço. Ele é o mesmo sangue. Portanto, a vida que está em CRISTO nas regiões celestiais é a mesma vida que está no cristão na terra.

“Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo” (1 Jo 4:17).

Estamos tão envoltos pelo Senhor JESUS, que DEUS não pode ver CRISTO hoje sem nos ver. Neste momento, quando DEUS vê Seu Filho, Ele vê a você e a mim. O que Seu Filho é, Ele nos vê sendo também.

Estar “em Cristo” é compartilhar o que CRISTO tem. Tudo o que CRISTO possui, nós também possuímos. Cada bênção espiritual Nele – alegria, paz, vitória, poder, santidade – é nossa aqui e agora. Se somos filhos de DEUS, então somos Seus herdeiros e co-herdeiros com CRISTO, para que tudo o que o Pai deu ao Seu Filho, o Filho compartilhe conosco.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo” (Ef 1:3).

“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8:32).

Você acredita ser um multimilionário espiritual? Você está vivendo como tal?

Possivelmente você conhece alguns milionários de Hong Kong. Tudo a respeito deles revela o fato de que são ricos. Você vive como um milionário espiritual, para que os outros cobicem a sua prosperidade espiritual? A maior parte de nós vive como indigentes espirituais.

A Nova Criação – CRISTO no Crente

Quando o ESPÍRITO SANTO depositou no crente uma nova natureza, Ele abriu a porta para uma vívida e orgânica união entre o cristão e CRISTO. CRISTO e o cristão são então eternamente um. Assim, o que é ser cristão? É ter CRISTO glorificado em nós em presença e poder real.

“Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20).

CRISTO vive em mim

Você pode dizê-lo? Paulo podia. Mas note a ordem das suas palavras. Primeiro, “Estou crucificado com Cristo”, então “Cristo vive em mim”. O destronamento do ego precede e abre o caminho para a entronização de CRISTO.

Ser cristão é ter CRISTO como a Vida da nossa vida, de tal modo e a tal grau que podemos dizer com Paulo: “Para mim o viver é Cristo”. Isso significa que CRISTO vive agora em você em Hong Kong de forma tão real como Ele certa vez viveu em Cafarnaum ou em Canaã. Ele assim O faz?

Ser cristão significa ter a semente divina que foi plantada em nosso mais íntimo, ao desabrochar o novo nascimento para a crescente conformidade à Sua vida perfeita. É ser “diariamente transformado na mesma imagem de glória em glória”. Você está sendo assim transformando?

Ser cristão é ter CRISTO como a Vida da nossa mente, coração e vontade, para que seja Ele quem pense através da nossa mente, ame através do nosso coração e queira através da nossa vontade. É ter CRISTO enchendo nossa vida, de forma sempre incremental, até que não tenhamos nenhuma vida à parte Dele. Ele o enche assim?

Entretanto, posso ouvir algum Nicodemos moderno dizer: “Como pode ser isso? Como posso viver tal vida em minha casa, onde não recebo nenhuma ajuda ou compaixão, mas antes sou ridicularizado, e onde ainda vivo uma vida derrotada? Como posso viver uma vida consistente em meu círculo social, que é permeado de mundanismo e maldade, e onde CRISTO nunca é mencionado ou mesmo imaginado? Como posso viver uma vida espiritual em um lugar de negócios, onde todos em volta de mim estão vivendo inteiramente na carne? Como posso até mesmo viver no plano mais alto em minha igreja, quando ela é mundana e modernista, e não sou alimentado nem ensinado?”

Bem, você não pode viver essa vida, mas CRISTO pode. CRISTO em nós pode viver essa vida em qualquer lugar e em todo lugar.

Ele a viveu na terra em uma casa onde foi mal entendido e difamado; entre pessoas que O ridicularizaram, zombaram Dele, se opuseram a Ele e finalmente O crucificaram. O ponto central da mensagem desta noite é mostrar que não temos que viver esta vida, mas CRISTO está disposto e é capaz de vivê-la em nós.

Esta é a verdade que CRISTO ensinou no cerne da Sua última conversação com Seus discípulos. Ele tinha-lhes dito que se iria deles, e eles se perguntaram como viveriam sem Ele. Mas Ele os assegurou que estaria com eles em uma presença espiritual muito mais vital e verdadeira do que a relação que tinham anteriormente com Ele. A vida da Videira devia se tornar a vida dos ramos.

“Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5).

Depois que Ele lhes ensinou isso, Ele orou sobre isso. Esse foi o encargo de Sua oração Sacerdotal.

“E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja” (Jo 15:26).

Você ponderou alguma vez as três últimas palavras dessa oração? “Eu neles esteja”. Essas palavras simples, mas significantes, expressam o desejo mais profundo do coração de CRISTO em relação a Si mesmo. É Seu desejo consumador viver, Ele mesmo, no e para o cristão.

Paulo agarrou-se a essa verdade gloriosa, e ela agarrou-se a ele. Ela esta tecida na urdidura e textura da sua experiência, pregação e serviço missionário.

“Cristo vive em mim” e “para mim o viver é Cristo” foi o ápice de sua experiência pessoal. Não houve nada além disso para Paulo. Para ele, isso era a vida no plano mais alto. “Cristo em vós” era o coração da sua mensagem às igrejas. Ela soou com a clareza da trombeta em toda pregação e ensino de Paulo.

“A quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1:27).

“Cristo em vós” foi a paixão de todo o serviço missionário de Paulo. Paulo teve apenas um objetivo e alvo em todas as formas de obra que fazia – para que CRISTO pudesse ser formado em cada convertido.

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gl 4:19).

CRISTO é o centro do cristão; CRISTO é a periferia do cristão; CRISTO é tudo entre os dois. Como Paulo expressou: “Cristo É tudo, EM todos”. CRISTO é a Vida da nossa vida.

“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória” (Cl 3:4).

Ele é isso para você?

Uma Perfeita Unidade

A história espiritual de todo cristão pode ser escrita em duas frases: “Vós em mim” e “Eu em vós”. No reconhecimento de DEUS, CRISTO e o cristão se tornaram um, de tal modo que CRISTO está tanto nas regiões celestiais como na terra, e o cristão está tanto na terra como nas regiões celestiais.

CRISTO nas regiões celestiais é a parte invisível do cristão. O cristão na terra é a parte visível de CRISTO.

Este é um pensamento surpreendente. A sua clara importância é que você e eu devemos trazer CRISTO do Céu para a terra, para que os homens possam ver quem Ele é e o que Ele pode fazer em uma vida humana. É para ter a vida de CRISTO vivida em nós, em tal plenitude, que O vendo em nós, os homens são atraídos a Ele em fé e amor.

Mas, posso ouvir Tomé que duvida e diz: “A menos que eu veja alguém vivendo essa vida de CRISTO, não acreditarei”. Bem, eu acredito porque vi.

Durante várias semanas vivi em uma pensão, que era cuidada por uma pequena mulher, que pesava apenas quarenta e cinco quilos.

Ela era impedida de se desmontar em um montão por uma tira usada em suas costas. Tinha vivido no terceiro andar durante dois anos, sem vista panorâmica, exceto pelo céu azul acima e um pedaço de grama verde com alguns metros quadrado abaixo. Mas os seus olhos brilhavam como estrelas. Sobre sua face estava um sorriso que a aflição e a adversidade que sofreu não puderam remover, e refletida em sua expressão um brilho que ninguém nunca vê na terra ou no mar, exceto onde a Luz do mundo habita em indizível brilho. CRISTO era a Vida da sua vida.

Um homem de negócios que era cristão estava para morrer de câncer. Os amigos chamados para consolá-lo o deixaram com a sensação de que tinham sido levados à própria porta do Céu e tinham visto o Rei em Sua beleza. CRISTO era a Vida da sua vida na doença como tinha sido na saúde.

Um jovem chinês que havia se convertido de uma vida muito ímpia, má, e era cristão há menos de dois anos, veio me chamar um dia. Depois que ele se foi, um cavalheiro que o viu só por um breve momento disse: “Quem era aquele jovem? Nunca encontrei alguém como ele, que tão instantaneamente me compelisse a pensar em CRISTO”. CRISTO tinha se tornado a Vida da sua vida.

Ele é a Vida da sua vida? Você pode realmente dizer: “Cristo vive em mim”; “para mim o viver é Cristo”?

Capítulo 5 do livro “Rios de Águas Vivas” de Ruth Paxson (esgotado).

Post anterior
A Escolha do Cristão, O Ego ou Cristo
Próximo post
Aprendendo com todos os santos

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.