Seus inúmeros caminhos

Print Friendly, PDF & Email

Seus inúmeros caminhos é uma porção selecionada do livro  “The practice of the presence of God the best rule of a holy life, being conversations and letters of Nicholas Herman of Lorraine (Brother Lawrence)”.

***

Irmão Lawrence (1614-1691)

“Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado” (At 2:25).

Se estivermos bem acostumados a estar constantemente na presença de Deus, todas as nossas enfermidades serão aliviadas por essa presença. O Senhor faz, com muita frequência, com que sejamos levados a sofrer um pouco. Ele faz isso para purificar a nossa alma e obrigar-nos a continuar na Sua presença (ou, se for necessário, levar-nos – através do sofrimento –  de volta para a Sua presença). 

O que você deve fazer diante das suas atuais dificuldades? Oferecer todas as suas dores ao Senhor constantemente e incessantemente. Peça a Ele forças para suportar a dor. Mas, acima de tudo, adquira o hábito de passar o seu tempo com Deus. Procure não esquecê-Lo.

Durante a sua dor, apenas O adore. De tempos em tempos, ofereça-se para Ele. Quando o sofrimento estiver insuportável, suplique com muita humildade e afeição – deixe-me repetir, afeição – para que Ele a conforte e faça conformar-se com Sua vontade.

Parece que Deus tem inúmeros caminhos para conduzir-nos até Ele. Talvez o menos comum seja esconder-se de você. O que devemos fazer quando não conseguimos mais encontrar o Senhor? A palavra-chave é fé. Fé é a única coisa que não falha nesses momentos. Deixe que ela seja o seu suporte. Ela deve ser o alicerce da sua confiança. Nos momentos em que Deus parece nos ter abandonado é preciso, mais do que nunca, exercitar nossa fé nEle.

Você tem me perguntado como eu estou. Estou sempre feliz. O mundo inteiro está sofrendo e aqui estou eu, uma pessoa que tem uma disciplina severa, e que sente continuamente tantas alegrias que fica difícil contê-las.

Peço humildemente a Deus que me dê uma parte do seu sofrimento, embora saiba que sou tão fraco que se o Senhor me deixasse apenas por um momento, eu seria o homem mais infeliz do mundo. Mas, para dizer a verdade, eu nem mesmo levo em consideração a possibilidade dEle me deixar sozinho. Veja, a fé deu-me uma convicção muito forte, que é a percepção de que Ele nunca nos abandona. 

Sim, eu percebo continuamente a Sua presença. Mas, se eu perdesse essa percepção, a fé de que Ele está comigo seria mais forte do que ela. Tenha, portanto, apenas um medo: o medo de deixá-Lo.

Esteja sempre com Ele. Vamos viver sempre com Sua presença. Vamos morrer com Sua presença. 


Leia mais artigos do mesmo autor aqui.

Pouco se sabe sobre o Irmão Lawrence (1614-1691). O que se difunde a seu respeito é que seu nome era Nicholas Herman, e que nasceu em Lorraine, na França, em condição de pobreza. Aos 18 anos já havia se convertido à Cristo. Tornou-se soldado, um lacaio (empregado que abria porta de carruagens, servia mesas), e com aproximadamente 55 anos ingressou na comunidade religiosa chamada Carmelitas, em Paris. Tornou-se um “Irmão Leigo” entre os devotos descalços de Cristo, assumindo o nome de Irmão Lawrence, como é conhecido. Passou 25 anos nessa comunidade, onde faleceu com aproximadamente 80 anos. Ali, serviu na maior parte do tempo na cozinha do hospital. Tornou-se conhecido por sua serena e tranquila experiência da “presença de Deus”. Dali, eventualmente esclarecia pessoas sobre como poderiam desfrutar de experiência similar em Cristo. Muito pouco do que disse foi deixado para nós, apenas algumas poucas cartas e documentos denominados “conversações”, transcritos por pessoas que registraram o que ele lhes falara. Essas cartas foram publicadas pela primeira vez há 300 anos, e foram publicadas na língua portuguesa sob o título “Praticando a Presença de Deus”. 

Post anterior
Tentações a serviço do povo de Deus
Próximo post
Prosseguindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.