Almejando ser um verdadeiro adorador

Print Friendly, PDF & Email

Almejando Ser um Verdadeiro Adorador é uma porção selecionada do livro  “The practice of the presence of God the best rule of a holy life, being conversations and letters of Nicholas Herman of Lorraine (Brother Lawrence)”.

***

Irmão Lawrence (1614 – 1691)

“Mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai” (João 14:31).

Vou abrir meu coração e comentar de que maneira chego até Deus. Tudo depende de uma renúncia sincera de todas as coisas das quais temos consciência de que não estão sendo conduzidas por Deus. Devemos nos acostumar a manter uma conversação simples e livre. Temos de reconhecer que Deus está sempre intimamente presente em nós e dedicar todos os momentos a Ele. Se tivermos alguma dúvida, devemos pedir a Sua assistência para saber qual é a Sua vontade. E, nas coisas que sentimos que Ele está solicitando de nós, devemos ter um desempenho perfeito. Devemos oferecer todas as coisas a Ele antes mesmo de realizá-las, e agradecer quanto tivermos terminado.

Em nossa conversação com Deus, devemos mostrar que tudo o que fazemos é com a intenção de louvá-Lo e amá-Lo incessantemente, por Sua infinita bondade e perfeição.

Não devemos nos desencorajar por causa dos nossos pecados, basta orar e pedir que Ele nos conceda a Sua graça, confiando na infinita misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus jamais falha quando oferece a Sua graça e eu nunca deixo de perceber isso, a não ser quando meu pensamento se dispersa ou quando esqueço de pedir a Ele que me ajude.

Deus sempre nos dá luz para esclarecer as dúvidas, sobretudo quando Ele vê que não temos outro desejo a não ser o de agradá-Lo.

A nossa santificação não está condicionada a trocarmos o nosso trabalho, muito pelo contrário, basta que dediquemos a Ele todas as coisas que fazemos normalmente para nós mesmos. É lamentável constatar que muitas pessoas confundem os meios com os fins, dedicando-se somente a alguns de seus trabalhos. Elas não conseguem um desempenho perfeito por causa do egoísmo de seus propósitos humanos.

O método que encontrei para chegar à excelência na minha caminhada em direção a Deus foi o de realizar os trabalhos mais banais sem visar o interesse do homem e, quanto mais longe sou capaz de chegar, o faço puramente por amor a Ele.

É uma grande ilusão pensar que o momento de orar é diferente dos outros. Temos a obrigação de estar com Deus em todos os momentos, exatamente como estamos durante o período em que oramos.

Minhas orações nada mais são do que o reconhecimento da presença de Deus. Minha alma fica insensível a qualquer coisa que não seja o amor divino. Quando o momento de orar acaba, não há diferença para mim, pois continuo com Deus, louvando-O e abençoando-O com todas as minhas forças. Por isso, tenho vivido com uma alegria contínua. Espero que Deus me dê mais sofrimento para que eu me fortifique cada vez mais.

Não devemos nos desgastar fazendo pequenas coisas pelo amor de Deus, porque Ele não está olhando a grandeza do trabalho, mas, sim, a grandeza do amor com que ele está sendo feito. Se no começo falharmos no esforço de adquirir essa maneira de vida não devemos nos espantar, pois no final ganharemos um hábito que fará com que realizemos tudo, naturalmente, sem dificuldade e com grande prazer.

A essência da religião é simplesmente a virtude da fé, da esperança e do amor. Praticando isso, chegaremos a Deus. Todas as outras coisas não são importantes, são apenas meios para que possamos conseguir o nosso objetivo – para nos consumirmos em nossa união com a vontade divina, através da fé e do amor.

Tudo é possível para aquele que crê; é mais fácil para ele ter esperança e é ainda mais fácil amar e perseverar na prática das três virtudes.

Temos de nos propor a alcançar esse objetivo: nos tornarmos nesta vida os mais perfeitos adoradores de Deus (se é isso que desejarmos ser através de toda a eternidade).

Quando entrarmos para a vida espiritual, devemos considerar e examinar quem nós somos profundamente. Então, encontraremos a nós mesmos e veremos que somos até mesmo desprezíveis e que não merecemos o nome de cristãos. Estamos submissos a toda a espécie de misérias e acidentes que nos perturbam e causam mudanças frequentes em nossa saúde, humor e disposição, tanto internamente como externamente. Entretanto, não devemos achar que todos os problemas, tentações, oposições e contradições são provocados pelo próprio homem. Ao contrário, temos de nos submeter e suportar tudo isso pelo tempo que Deus achar necessários, porque só nos trará muitas vantagens.

Quanto maior é a perfeição que você aspira ter, mais dependente você fica da graça divina.

Leia mais artigos do mesmo autor aqui.


Pouco se sabe sobre o Irmão Lawrence (1614-1691). O que se difunde a seu respeito é que seu nome era Nicholas Herman, e que nasceu em Lorraine, na França, em condição de pobreza. Aos 18 anos já havia se convertido à Cristo. Tornou-se soldado, um lacaio (empregado que abria porta de carruagens, servia mesas), e com aproximadamente 55 anos ingressou na comunidade religiosa chamada Carmelitas, em Paris. Tornou-se um “Irmão Leigo” entre os devotos descalços de Cristo, assumindo o nome de Irmão Lawrence, como é conhecido. Passou 25 anos nessa comunidade, onde faleceu com aproximadamente 80 anos. Ali, serviu na maior parte do tempo na cozinha do hospital. Tornou-se conhecido por sua serena e tranquila experiência da “presença de Deus”. Dali, eventualmente esclarecia pessoas sobre como poderiam desfrutar de experiência similar em Cristo. Muito pouco do que disse foi deixado para nós, apenas algumas poucas cartas e documentos denominados “conversações”, transcritos por pessoas que registraram o que ele lhes falara. Essas cartas foram publicadas pela primeira vez há 300 anos, e foram publicadas na língua portuguesa sob o título “Praticando a Presença de Deus”. 

Post anterior
Desfrutando da presença de Deus
Próximo post
Acima de qualquer método

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.