A Centralidade do Senhor Jesus – Parte 2

Print Friendly, PDF & Email

“A centralidade do Senhor Jesus” está dividido em duas partes – esta é a segunda e última delas – e é uma tradução do Capítulo 1 do Livro “The Supremacy of Jesus” (A Supremacia de Jesus), de Lance Lambert.

***

Lance Lambert (1931-2015)

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela… E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:1-5, 14-18).

“Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia [ou preeminência]” (Colossenses 1:12-18).

Continuação do Post anterior.

A Centralidade do Senhor Jesus – O Alfa e o Ômega

Em Hebreus 1:1-3 lemos: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória [o radiante ofuscar da glória divina] e a expressão exata do seu Ser (a palavra grega significa a exata ou precisa impressão da substância de Deus), sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”.

Quem é este? Apocalipse 1:8 nos diz: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Está bem claro que este é o próprio Deus.

Em Apocalipse 22:13, Jesus diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”.

As palavras usadas pelo Senhor Jesus – “Eu sou o alfa e o Ômega” – são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Em hebraico equivale a dizer: “Eu sou o Aleph e o Tav”. Em português: “Sou o A e o Z”. Mas quando o Senhor Jesus diz “Eu sou o Alfa e o Ômega”, será que Ele quis dizer que Ele era apenas a primeira e a última letras do alfabeto? Toda essa figura de linguagem do alfabeto expressa ideias e pensamentos de forma definida, escrita ou estabelecida. Quando o Senhor Jesus disse “Eu sou o Alfa e o Ômega”, Ele estava dizendo: “Eu sou o alfabeto de Deus. Eu sou a linguagem de Deus”.

A Centralidade do Senhor Jesus – O Logos de Deus

Aqui está a Palavra. Ela é o “logos” de Deus, a mente e o coração de Deus. Jesus é a maneira que Deus fala conosco. Jesus é a maneira que Deus Se revela a nós, que Deus nos encontra, para que possamos O compreender. Jacó nunca poderia ter lutado com Deus, porque penso que o próprio mistério da presença de Deus o teria destruído. Mas ele lutou com Aquele a quem Jacó disse: “Não te deixarei ir se me não abençoares” [Gn 32:26]. Depois ele disse: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” [vs.30]. Muitos anos depois, Paulo, escrevendo aos Coríntios, falou do “conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” [2 Co 4:6].

Em Colossenses, Paulo também disse: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” [Cl 1:13-17].

Existe uma energia no universo que até hoje os cientistas têm sido incapazes de definir. Eles sabem que está lá; sabem que sustenta todas as coisas juntas, mas nenhum deles consegue compreender como. Podemos dividir um átomo, mas não podemos compreender sua energia. Aquela energia é o Senhor Jesus. Nele todo o universo é sustentado e não será destruído, até que Deus diga uma palavra. Então, haverá um novo céu e nova terra onde habita justiça.

Você se lembra quando Jesus morreu? Você lembra daquele momento terrível quando Ele clamou: “Deus meu, Deus Meu, por que me desamparaste“? Trevas tomaram a face da terra. Cristãos desapercebidos nos dizem que foi um eclipse. Nenhum eclipse iria durar tantas horas. Foi algo que aconteceu na energia básica do universo. Uma espada transpassou o próprio coração de Deus e, naquele momento, a energia do universo tremeu e escureceu. Tão alto foi o preço da nossa salvação! Nenhum sangue de bode, boi, novilha ou cordeiro poderia fazer qualquer coisa assim. Naquele momento quando Ele, que cumpriu todas as coisas, Se tornou sacrifício pelos nossos pecados, algo aconteceu na energia do universo.

Você vai me dizer que Jesus é maior que um homem e menor que Deus? Não estou pedindo que você comece a dizer um credo, ou tente definir algo para mim. Tudo o que estou dizendo é isso: estamos aqui face a face com algo tão infinito, tão grandioso, tão invencível, e tudo o que sei é que Deus estava em Cristo, no Messias, reconciliando consigo mesmo o mundo.

Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia [a preeminência]” [Cl 1:18]. Proeminência na língua inglesa não quer dizer o mesmo que preeminência.

[Nota do tradutor – Proeminência em inglês indica importância, fama. Preeminência, entretanto, indica superioridade a todos os demais, a preeminência em sua especialidade. O mesmo não se aplica à língua portuguesa, onde as duas palavras são usadas com o mesmo sentido, podendo a primeira ser usada num sentido mais físico como para saliência e protuberância, enquanto que a segunda apenas no sentido moral e intelectual].

Você sabia disso? O fato do Espírito Santo usar a figura da cabeça e do corpo, para Si mesmo, é muito interessante. Você nunca viu um corpo vivo sem cabeça, e nunca viu uma cabeça viva sem corpo. O Espírito Santo não usa esse termo “cabeça e corpo” para figurar o dirigente de um hospital ou instituição acadêmica, o reitor de uma universidade ou algo assim. É tão comum ser compreendido nos círculos Cristãos que Ele é o cabeça e nós somos uma espécie de corporação. Não! Cabeça e corpo são um todo orgânico, que significa que a ideia de Deus a respeito da igreja reflete uma união com Ele mesmo no Messias.

“Para em todas as coisas [Ele] ter a primazia [preeminência]”. Precisamos cavar esse poço e tirar todo o entulho para fora, de forma que essa água pura e viva possa fluir novamente. Se existe algo na sua vida que Ele não pode ter a preeminência, você deve se livrar disso, porque irá te destruir. Se existe algo em sua comunhão ou na igreja que não pode trazer a preeminência ao Senhor Jesus, vamos acabar com isso, pois vai nos destruir.

O Epílogo

A segunda coisa é extraordinária. Esse evangelho inacreditável de João começou com um prólogo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. E acaba com um epílogo.

Algumas pessoas pensam que é apenas um pequeno adendo. Não é. Jesus tomou dos principais personagens da história e disse: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” [Jo 21:15]. Pedro não podia dizer que sim; nem podia responder usando a mesma palavra [ágape]. Aqui foram usadas duas palavras gregas que são traduzidas como amor. A resposta de Pedro equivaleu a, “Senhor, Você sabe que tenho afeição por Ti”.

[Nota do tradutor – O autor disse que foram usadas duas palavras gregas traduzidas como “amor”. Nas duas primeiras vezes, Jesus usou a palavra grega “agapao”, e na terceira vez Ele usou “phileo”. As duas palavras têm sentidos diferentes na língua grega. Agapao vem da palavra ágape, que é usada para o amor de Deus, um amor espiritual e incondicional. Phileo é uma palavra que expressa o amor fraternal].

Então, o Senhor disse a ele: “Simão, filho de João, tu me amas?” Nesse momento, Jesus não mais perguntou, “mais do que estes outros”. Pedro aprendeu essa lição. “Agora é só você, Pedro. Você me ama?“

Pedro disse: “Tu sabes, Senhor, tenho uma afeição por Ti”.

Então o Senhor perguntou: “Pedro, você tem uma afeição por Mim?”

Pedro respondeu: “Tu sabes que sim”.

Por que esse evangelho tremendo, que interpreta o Senhor Jesus, acaba com essa nota? Amados amigos, cuidado com o cristianismo sem amor. Cuidado com o serviço sem amor. Cuidado com a pregação sem amor. No final, tudo está relacionado a isso: se você encontrou Deus em Cristo Jesus, Ele te pergunta: “Tu Me amas?”

Você pode trabalhar até o seu fim, mas isso não satisfaz o Senhor. O amor nunca pode ser satisfeito por nada menos do que o próprio amor. As suas obrigações de servir, suas responsabilidades, seu conhecimento, zelo, tudo isso não representa nada no final das contas para o Senhor. Ele disse ter escolhido Israel porque o amava. Mesmo quando a velha aliança havia terminado, Ele disse: “amei Jacó” [Rm 9:13]. Isso é difícil para muitas pessoas compreenderem o que Deus viu em Jacó. Penso que Jacó é, algumas vezes, infelizmente, mal interpretado como algum tipo de jovem fraco, anêmico e caseiro. Não acredito que seja assim, de maneira alguma. Acredito que ele era um homem muito forte. Jacó tinha um coração para Deus. Apesar de si mesmo, de sua natureza, do seu pecado, ele tinha um coração para Deus.

Deus permanece entre nós quando falamos sobre o Senhor Jesus. Deus não te pergunta: “Você ama a obra?”. Ele não encerra esse evangelho dizendo: “Desejo que você saia, alimente e guarde as ovelhas, cuide dos cordeiros”. Sua primeira pergunta é: “Você Me ama?”. Então, Ele diz: “Saia e deixe que esse amor por Mim seja a base do seu serviço.”

Conheço algumas pessoas que ficam chateadas quando falo sobre os Católicos, mas preciso dizer algo: Acredito que Madre Tereza deu ao mundo algo que poucos outros Cristãos deram, e isso foi o amor.

Conheci Malcom Muggeridge como o mais violento anti-monarquia, anti-igreja em toda uma geração na Grã-Bretanha. Com meus próprios ouvidos, o ouvi dizer: “fui à Índia para desmascarar Madre Teresa. Acreditava que aquela era uma obra missionária normal. Não imaginava que teria nenhum problema em desmascará-la. Mas ao contrário, quando saí com ela, no meio da noite, ao povo que estava morrendo nas ruas de Calcutá, e a vi beijando aquelas pessoas, quando o cheiro era tão insuportável e as larvas estavam comendo os seus corpos, soube que, pela primeira vez, estava vendo um Cristão”.

Malcom Muggeridge voltou para a Grã-Bretanha e foi para um monastério, para longe de todas as coisas. Ele não foi para missas porque continuava tão anti-católico quanto sempre foi. Mas depois de três semanas, Basil Hume, que se tornou o Cardeal Hume de Westminster, o conduziu ao Senhor. Aqueles que têm idade suficiente vão lembrar que, naqueles dias, todos os jornais da Grã-Bretanha diziam em suas manchetes: “Muggeridge ficou senil!”. Não estou fazendo propaganda para a Igreja Católica, estou falando de crentes.

Quando uma pessoa, quem quer que seja, está fazendo o serviço como fruto de amor pelo Senhor, isso toca os que não são salvos. Existe um tipo de realidade ali. Oh, que Deus nos livre desse tipo de cristianismo clínico vazio e frio, e nos encha de amor Divino. Então, mais uma vez, a água Divina fluirá para fora. De dentro fluirão os rios de águas vivas, mudando tudo, trazendo vida e frutos.

Possa o Senhor nos ajudar. Olhamos para a Pessoa do Senhor Jesus. Nunca seria capaz de colocar em palavras a forma como compreendo a natureza triúna de Deus. Sei que tenho uma mente finita e limitada, e minha inteligência tem limites muito definidos. Mas também sei que, em meu espírito, encontrei o Pai no Senhor Jesus. Sempre endereço todas as minhas orações ao Pai, no nome do Senhor Jesus. De alguma forma, compreendo muito pouco em meu ser finito. Compreendo Deus no Senhor Jesus. Ele se relaciona comigo e eu com Ele.

Possa Deus tocar em nossos corações. Possa o Senhor visitar-nos, tocar nossos corações na quietude das horas da noite, e se achegar a nós com estas palavras: “Tu Me amas?”

Post anterior
A Centralidade do Senhor Jesus – Parte 1
Próximo post
O Princípio do Segundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.