Seguindo Completamente o Senhor

Print Friendly, PDF & Email

Seguindo completamente ao Senhor é uma coletânea tomada do texto “Wholly Following the Lord“, de T. Austin-Sparks, publicado no site www.austin-sparks.net.

T. Austin-Sparks (1888-1971)

“Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus” (Josué 14:9).

Podemos perceber que essas palavras ditas por Moisés não se relacionam ao início da vida de um filho de Deus, mas apontam para uma reação à uma crise no caminho. Essas palavras foram ditas a Josué em um determinado ponto de sua caminhada, muito tempo depois do povo de Israel ter deixado o Egito. Temos uma considerável história espiritual por trás dessa afirmação. Um bom tempo se passou para que as pessoas pudessem ser provadas, e o estado real de seus corações fosse revelado.

Verdadeiramente, esse fato de seguir completamente o Senhor foi mencionado em um ponto bem avançado na jornada do povo de Israel, quando eles estavam prestes a concluir sua jornada no deserto e estavam diante da terra. Aquele foi o ponto de divisão entre o deserto e a terra prometida, quando os espias foram enviados. O relatório da maioria deles foi desfavorável e desencorajador, enquanto que dois homens apresentaram um relatório de fé e certeza (uma pequena minoria). Nesse momento específico, foi feita essa afirmação a respeito de Josué e Calebe, que eles seguiram completamente o Senhor. Isso é cheio de significado espiritual!

A grande maioria do povo do Senhor não teve essa atitude, não estava disposta a seguir em frente e possuir a herança. Eles não seguiram completamente o Senhor. Poucos foram aqueles de quem se podia dizer: ‘seguiram plenamente o Senhor’. Quando examinamos a situação para descobrir a diferença entre Josué e Calebe e o restante do povo de Deus, percebemos que não se trata de ser ou não um povo do Senhor. Todos eram povo do Senhor. Também não se trata de diferentes graus de estima e apreciação pela salvação. Não, acredito que poderíamos afirmar que todo o Israel tinha um real interesse na questão da salvação. Todos eram povo de Deus, todos estavam interessados na redenção, e todos estavam desfrutando de seus benefícios. Entretanto, havia uma coisa que marcava a grande diferença entre ‘os muitos’ e ‘os poucos’.

Muitos estavam interessados nas coisas do Senhor dentro de uma ótica egoísta, ou seja, estavam preocupados com as coisas do Senhor em relação aos seus interesses pessoais. Havia um interesse nas coisas Divinas, mas esse interesse era voltado para o eu – em como as coisas do Senhor poderiam trazer vantagens no presente, ganho e enriquecimento nesta terra, nessa vida, neste mundo.

A maioria julgava o valor das coisas de acordo com o resultado que isso traria para eles. Eles estavam interessados nas coisas do Senhor, mas essas coisas deveriam representar vantagens presentes e terrenas – eram condições para a devoção deles pelo Senhor. A contrapartida dessa devoção deveria ser aqui e agora.

Josué e Calebe, por outro lado, não estavam vivendo para o Senhor para obter auto-satisfação, em função de seus interesses pessoais. Eles não estavam focados no aqui e agora, mas estavam vivendo para o futuro. O fator primordial não era o quanto seguir o Senhor representaria um retorno ‘para eles’ no ‘aqui e agora’.

A preocupação que tomava seus corações era que o próprio Senhor tivesse aquilo que estava em Seu coração, que Ele alcançasse o Seu propósito e tivesse o que desejava por meio do Seu povo. Isso é o que significa seguir completamente o Senhor.

Não seria incorreto afirmar que a maioria do povo de Israel estava quase que totalmente (se não totalmente) seguindo seus próprios interesses em relação ao Senhor, enquanto Josué e Calebe estavam seguindo os interesses do Senhor por causa dEle mesmo. Essa era a diferença principal, e é isso que significa seguir completamente o Senhor.

Se nós pudéssemos ver as implicações e aplicações dessa diferença, poderíamos ser libertos de uma grande quantidade de problemas e complicações. Isso porque nossa vida Cristã se torna mais complicada na medida em que os nossos interesses estão envolvidos na nossa caminhada com o Senhor. Sim, sempre existe esse elemento de interesse pessoal que complica a vida Cristã. Se nos desembaraçarmos imediatamente desses interesses, as complicações logo começarão a cair, e chegaremos a um lugar mais iluminado.

Deixe-me repetir isso: não estamos levantando aqui uma a questão de sermos ou não povo de Deus, nem se existe em nós devoção ao Senhor e às Suas coisas. Estamos questionando a natureza dessa devoção ao Senhor, que determina de uma vez por todas o seu grau. A natureza da nossa devoção ao Senhor determina se estamos plenamente seguindo o Senhor ou não.

Se a natureza de nossa caminhada com o Senhor estiver misturada com interesses pessoais, satisfação pessoal, gratificação, então isso se tornará complicado, e nossa caminhada com o senhor se tornará imperfeita.

Continue lendo no próximo post.

Post anterior
O Veredito de Deus – Mene, Mene, Tequel e Parsim
Próximo post
Concedeu-lhes o Que Pediram…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.