Aquele que me Mandou está Comigo

Print Friendly, PDF & Email

Major W.Ian Thomas

“Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (Js 1:3)

A característica fundamental da verdade é a sua coerência. Em face de todo e qualquer fato, conhecido ou desconhecido, a verdade tem de permanecer inviolavelmente coerente consigo mesma. Ela é final e absoluta. As circunstâncias não podem mudar a verdade. Se as circunstâncias nos compelirem a refletir novamente sobre conclusões prévias, e se a honestidade, à luz de novas informações, nos obrigar a alterar as nossas convicções, isso de forma alguma significará que a verdade se alterou – mas tão somente significa que nunca havíamos conhecido a verdade, e que as circunstâncias ou informações adicionais nos compeliram a reconhecer o fato.

Em Sua oração ao Pai, em favor daqueles que Nele confiavam, disse o Senhor Jesus: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). A verdade não é algo acadêmico, mas é o princípio fundamental da vida, e a santificação é justamente este princípio de ação – verdade em ação!

A verdade, uma vez obedecida no coração humano, identifica instantaneamente o crente com Jesus Cristo. Ele mesmo disse: “Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (João 18:37b). E novamente: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:31,32).

A emancipação espiritual do homem tem lugar quando ele retorna à verdade – o que equivale a dizer, quando ele volta aos princípios básicos, os quais jamais se alteram. 

Podemos ignorá-los, podemos desviar-nos deles, podemos interpretá-los erroneamente; mas os princípios divinos nunca sofrem mudança. Deus não necessita de novos métodos. Não precisa de nenhuma técnica nova. Ele se utiliza de qualquer meio, de qualquer método e de qualquer técnica. Não é isso que importa. Isso é puramente secundário. Tudo quanto é realizado para a plena satisfação de Deus, revestido de valor eterno, sem importar quais os meios empregados, sempre será feito em consequência do retorno aos princípios básicos.

Eis o motivo pelo qual, através de todos os meandros da história da Igreja, cada despertamento espiritual e cada movimento poderoso dado por Deus, tem sido consequência do retorno aos ensinamentos básicos das Escrituras; e, inevitavelmente, no verso da moeda, esses despertamentos espirituais genuínos sempre produziram crentes confiantes na Bíblia. 

Essa é uma das principais lições que você poderá aprender no livro de Josué. Quarenta anos se tinham passado desde que Deus tirara do Egito os filhos de Israel, e agora Moisés estava morto; não obstante, Deus não havia alterado os Seus planos.

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá” (Nm 23:19).

O princípio utilizado pelo Senhor para tirar os israelitas do Egito foi o mesmo princípio que Deus queria usar para fazê-los entrar em Canaã; e Deus estava agora simplesmente esperando pelo homem que quisesse voltar a esse princípio. 

“…como fui com Moisés (tirando os filhos de Israel do Egito), assim serei contigo (introduzindo-os na terra de Canaã): não te deixarei nem te desampararei… Não to mandei eu?” – aqui temos o porquê! “Se forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js 1:5-9) – e neste último trecho temos o como! Estes, pois, são o porquê e o como de todas as atividades espirituais, e isso é tudo quanto precisamos saber.

Por que? Deus me mandou.

Como? O Deus que me mandou está comigo.

Esse é o princípio que foi demonstrado pelo próprio Senhor Jesus Cristo. “…porque eu faço sempre o que lhe agrada…” (Jo 8:29). Em outras palavras, em tudo quanto fazia, a qualquer momento, o Senhor Jesus podia dizer: “Ele me mandou”. E por causa desse fato, podia Jesus ajuntar esta outra afirmação: “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só”. Em outras palavras: “Aquele que me mandou está comigo” (veja Jo 8:29).

Extraído do livro “Salvos pela Vida de Cristo” – Cap. 11 – Major W.Ian Thomas

Post anterior
Dispõe-te, agora, passa este Jordão
Próximo post
EU SEI que Meu Redentor VIVE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.