Por tal caminho nunca passastes antes

Print Friendly, PDF & Email

Major W.Ian Thomas

“Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis. Contudo haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir; visto que por tal caminho nunca passastes antes” (Js 3:3,4).

Sem nos demorarmos sobre o fato, devemos notar, contudo, que a arca representava, simbolicamente, a aliança de Deus com Seu povo, e que aquilo que estava dentro dela representava o conteúdo espiritual da fé que tinham, e o propósito divino para as suas vidas. Também notamos que a arca devia ir adiante deles, com um espaço intermediário entre eles e a arca.

Que valiosa lição está encerrada aqui para nossa aprendizagem. Os filhos de Israel deveriam manter-se a boa distância atrás da arca, para que pudessem perceber o caminho e segui-la por onde quer que ela fosse transportada. Porquanto, se o povo tivesse rodeado a arca, ninguém poderia saber a direção a seguir. O resultado teria sido a mais pura confusão, com cerca de cinquenta sub-comissões para resolver a questão!

Eles deveriam dar folga para Deus manobrar no tempo e no espaço; não deveriam interferir na situação, e sim, manter-se à distância, para trás. Para nosso exemplo, as Escrituras registram muitos equívocos trágicos, cometidos por homens bons, sinceros, zelosos, cheios de boa vontade, mas que agiram às pressas, precipitadamente, debaixo da pressão das circunstâncias.

Aprenda a dar Deus espaço para manobrar. Aprenda a ficar quieto e a saber que Ele é Deus. Você não tem o direito de entrar em pânico! Se você está solidamente convicto que Deus é o árbitro de todos os seus negócios, então jamais sofrerá de ansiedade. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará…Descansa no Senhor e espera nEle…” (Sl 37:5;7).

Deus conhece o caminho! Lembre-se do que Ele garantiu a Josué: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado…” Haveria de ser um passo por vez. “Ninguém poderá te resistir todos os dias de tua vida…” Haveria de ser um dia por vez. Um passo de cada vez e um dia de cada vez. Esse é o andar diário do homem de Deus. Você se apressará para seu próprio risco, visto que “…por tal caminho nunca passaste antes”.

Dificilmente isso poderia ter sido dito dos filhos de Israel em suas peregrinações pelo deserto, porquanto já o haviam percorrido em círculos para lá e para cá. Dificilmente existiria algum grão de areia que não conhecessem pelo nome, ou algum cacto perto do qual já não se tivessem assentado! Mas agora haveriam de passar por uma nova experiência. Seria a exploração diária da terra prometida, com novas descobertas a serem feitas e novas áreas a serem possuídas, mediante cada passo que dessem.

Extraído do livro “Salvos pela Vida de Cristo”, Cap.11 – Major W.Ian Thomas

Post anterior
O Senhor nos deu toda esta TERRA!
Próximo post
Como Recebestes a Cristo Jesus…

1 Comentário. Deixe novo

  • Pr janison Rodrigues
    5 de janeiro de 2019 01:28

    Muito forte
    _temos que dar espaço para Deus.
    Isto é tremendo pois muitas das vezes queremos fazer ou da dicas a Deus de como realizar, mas este espaço o qual você. Falou nos revela a confiança em um Deus de maravilhas que vai adiante de nós

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.