Uma Coisa te Falta

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Lc 18:18-25).

“Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19:2-10).

Esses relatos descritos por Lucas nos trazem uma impressionante instrução. Um homem de posição busca Jesus, mas, pelas suas palavras, percebemos que ele via Jesus como um MESTRE. Ele perguntou: “QUE FAREI para herdar a vida eterna?”. Ele buscava instrução. Jesus respondeu com a instrução da Lei, dizendo que era necessário guardar os mandamentos. A resposta do homem é mais impressionante ainda: TUDO ISSO TENHO OBSERVADO! Aquele homem era extremamente zeloso da lei e disse que desde a mocidade guardava esses mandamentos. Então pensamos, por que ele procurou o MESTRE para buscar orientação? Será que ele ainda sentia que algo faltava ou desejava um elogio do mestre?

A resposta de Jesus a esse homem é cheia de sabedoria. Apesar de parecer justo aos seus próprios olhos, aquele homem olhava para a lei de forma objetiva, se esquecendo que a lei refletia o efeito de algo que deveria acontecer no interior do homem. Deus deu a lei para refletir Sua bondade, Sua pureza… mas Ele sabia que nunca iríamos conseguir viver essa lei. Nossa natureza caída é incapaz de obedecê-la. A lei veio para nos levar ao fim de nós mesmos, e possibilitar uma abertura de coração para receber o SALVADOR.

“Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3:20).

A lei nos foi dada para que pudéssemos nos conhecer. Se tentássemos, com todas as nossas forças, obedecê-la, encontraríamos um velho homem que iria sabotar tudo, impedindo uma obediência absoluta a ela. A Lei veio para nos levar ao PLENO CONHECIMENTO do pecado. A palavra aqui usada é epignosis que indica uma experiência que leva a um conhecimento interior e íntimo. Deus queria que tivéssemos uma experiência, não um conhecimento mental.

Paulo expressa bem isso em outra porção da epístola de Romanos, quando diz: “eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da Lei” (Rm 8:7).

Aquele homem rico não sabia que ele estava tropeçando em um dos mandamentos: “não cobiçarás”(Ex 20:17; Dt 5:21). Jesus vai direto ao ponto, tocando na cobiça, na avareza que estava em seu coração. Ele leva esse homem a um confronto consigo mesmo, para conduzi-lo a uma necessidade. Infelizmente, o homem ficou triste, mas isso não foi suficiente.

Jesus afirma para os discípulos que dificilmente entrariam no reino os que tem riquezas. Isso porque todo aquele que era chamado a seguir Jesus deveria dispor tudo a Ele. Ele deveria ser o REI, não o MESTRE. A resposta do homem indica que ele não estava disposto a entregar o governo de sua vida. Ele queria apenas instrução, mas ele ainda tinha esperanças de conseguir por si mesmo, ou até mesmo achar outro mestre, quem sabe?

Logo a seguir temos um outro relato, de outro homem muito rico, e não só rico, mas o MAIORAL DOS PUBLICANOS. Isso diz muito, porque os publicanos eram extremamente mau vistos pelos seus companheiros judeus. Eles eram cobradores de impostos e serviam ao império Romano. Esse homem, chamado Zaqueu, estava ansioso para ver Jesus. Ele ficou extremamente alegre em recebê-LO. É impressionante como ele, antes que Jesus lhe pedisse qualquer coisa, é movido a entregar tudo – dar metade dos bens aos pobres, restituir quatro vezes mais ao que poderia ter defraudados… muito mais do que a Lei de Moisés demandava para a restituição.

Então, percebemos a diferença. O FILHO DO HOMEM VEIO BUSCAR E SALVAR O PERDIDO. Jesus não veio para os justos, veio para os pecadores. O perdido, desesperado, aquele que sente a profunda necessidade de um SALVADOR, O encontra!

Os dois homens eram uma personificação da parábola do Fariseu e do Publicano, que Jesus tinha proferido um pouco antes do relato dos dois fatos (Lc 18:9-14):

“Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado” (Lc 18:14b).

Muitas vezes, enquanto convertidos, podemos ainda tentar viver a vida cristã pelas nossas forças. Podemos chegar a Jesus como um MESTRE e orar: “ME CAPACITA!”. Apesar de buscar, descobrimos que somos mais do que insuficientes. Todos precisamos do epignosis, ou do pleno conhecimento do pecado. Precisamos chegar ao fundo do poço e ver que não conseguimos viver a vida que Deus propôs.

Depois de sermos salvos da perdição, corremos o sério risco de passarmos a nos relacionar com Jesus como um MESTRE, e não como um SALVADOR. Ele é nosso salvador hoje, ontem e sempre. Deus nunca teve a intenção de melhorar a nossa natureza caída. Ele nos deu Seu Filho para VIVER POR NÓS (em nosso lugar), mas isso só vai acontecer no momento que O encararmos como TUDO para nós. Então estaremos a Sua disposição e Ele fará. Foi para isso que Ele veio.

“Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5:10).

“Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo” (Rm 5:17).

Post anterior
O Valor da Fraqueza II
Próximo post
Plantados com Ele na Sua Morte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.