O Reino é dos Coxos

Print Friendly, PDF & Email

“O Reino é dos Coxos” é uma meditação a respeito de como Deus escolhe as coisas humildes e desprezadas pelo mundo. Ele é o Senhor que traz à existência aquilo que não existe. Enquanto não houver o NADA, Deus nada pode fazer.

***

Participante de Cristo

“O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado” (Lucas 18:13,14).

“Naquele dia, diz o SENHOR, congregarei os que coxeiam e recolherei os que foram expulsos e os que eu afligira. Dos que coxeiam farei a parte restante e dos que foram arrojados para longe, uma poderosa nação; e o SENHOR reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre” (Miquéias 4:6,7).

“Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite?… Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Miquéias 6:6-8).

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).

Que palavras renovadoras são as palavras de Miquéias! Ele, por três vezes, traz sua mensagem seguida de um “Ouvi” (Miquéias 1:2; 3:1; 6:1). Deus começa chamando todos os povos, depois chama os líderes e depois os montes. Será que somos tão surdos, que nem os ouvidos dos escolhidos podem ouvir, só mesmo os montes e outeiros?

Não é difícil associar essa mensagem do profeta com Apocalipse 2 e 3, “quem tem ouvidos para ouvir…”, e com as palavras do nosso mestre bem-aventurados os vossos ouvidos porque ouvem” (Mateus 13:16). Ouvir é um privilégio nos nossos dias. Que possamos ter essa faculdade reavivada pelo Espírito.

Miquéias trouxe uma mensagem para Judá e para Israel, para todos aqueles que eram o povo de Deus na ocasião que ele vivia. A mensagem era de julgamento. Ninguém escaparia dele! Miquéias também trouxe mensagens de esperança, falou da vinda do Messias, do príncipe da paz! Ele enfatizou diversas vezes sobre a misericórdia de Deus.

O Senhor nos chama de volta para Ele, para que possamos andar ao Seu lado! Mas para andar com Ele, é necessário tomar o Seu jugo:

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11:29).

Andar com Ele, lado a lado, traz o verdadeiro descanso! Ele é o Príncipe da paz! Por que? Porque Ele vive integralmente para o Pai! Ele é inteiro, não há divisão em Seu interior. Não vemos luta interior na vida do Senhor Jesus. Mas, para andar com Ele, precisa haver humildade, precisamos nos esvaziar completamente de nós mesmos, porque o reino é dos coxos, daqueles que se sentem como nada, dependendo plenamente do Senhor.

“Quem, ó Deus, é semelhante a ti?”, “Quem é como o Senhor?” Esse Deus é maravilhoso! Ele é justo, maravilhoso, e nos convida a andar com Ele. Apesar de nossos tropeços, Ele proveu para nós um caminho de retorno. Miquéias fala disso. Não se refere a algo exterior. Não são sacrifícios, mas é o coração.

“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:18,19).

Quando somos confrontados com nós mesmos, é maravilhoso ver a graça de Deus entretecida na Sua palavra, de forma tão cuidadosa. Como Ele é bom! Somos pecadores, somos falhos, mas essa mensagem está ali. Ele ama a misericórdia. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Que sejamos como Samuel, para ouvir o chamado do Senhor em meio às trevas de nossa geração.

Sabemos que só “os pecadores” serão justificados, e que os “coxos” serão aqueles que serão tornados em poderosa nação. Humildade é a base. O humilde não é nada. Enquanto não houver o NADA, Deus nada pode fazer – O reino é dos coxos. Samuel foi fruto do “nada” de Ana, que pela graça (que é o significado de seu nome), trouxe a possiblidade da unção do Rei [que ocorreu por meio de Samuel].

Que o Senhor nos ajude a permanecer Nele, sendo nada em nós mesmos, coxos, limitados, mas extremamente ricos no desfrute de Sua misericórdia, profundos conhecedores do Seu amor incondicional e do Seu poder ilimitado, sabedores de que o reino é dos coxos. Pelo Seu falar, o Senhor transforma o pó em VIDA! Como vamos conhecer isso tudo se formos fortes, sábios e capazes? Não, é impossível. Melhor ser coxo mas estar amarrado a Ti, meu Mestre.

“A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (1 Co 12:9).

Post anterior
O Cântico da Fé
Próximo post
O Nosso Combate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.