A Divisão do Homem Interior e do Homem Exterior

Print Friendly, PDF & Email

Watchman Nee

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12).

As várias experiências de ter o homem exterior e o homem interior divididos vão tornar o crente uma pessoa espiritual. Um cristão espiritual difere dos outros pela simples razão de que todo o seu ser é governado pelo Espírito. Esse controle do Espírito não implica somente numa autoridade do Espírito Santo sobre a alma e o corpo do homem; mas também significa que o próprio espírito do homem, uma vez elevado como cabeça sobre todo o homem, por meio da obra do Espírito Santo e da cruz, não é mais governado pela alma e o corpo, mas é poderoso o suficiente para sujeita-los e governá-los.

A divisão desses dois órgãos é necessária para entrar na esfera da vida espiritual. Sem essa preparação, os cristãos continuarão sendo afetados pela alma, e assim sempre perseguirão um caminho misto: algumas vezes andando de acordo com a vida espiritual e outras de acordo com a vida natural. A caminhada deles não pode ser marcada pela pureza, pois, tanto espírito como a alma são seus princípios de vida.  Essa mistura sustenta os cristãos em uma estrutura almática que atrapalha sua caminhada, assim como impede a obra importante do Espírito.

Quando a vida exterior e interior do crente forem definitivamente separadas, ele andará não de acordo com a primeira, mas de acordo com a segunda. Ele perceberá instantaneamente qualquer movimento da sua alma e imediatamente rejeitará seu poder e influência, como se estivesse contaminado.

Verdadeiramente, tudo o que pertence à alma é contaminado e pode contaminar o espírito. Mas, uma vez que ele experimenta a separação da alma e do espírito, o poder intuitivo do seu espírito fica mais aguçado. Assim que a alma se movimenta, o espírito sofre e então resistirá imediatamente. O espírito pode até mesmo ser entristecido pelo movimento desordenado da alma em outros. Ele, de falto, terá repulsa do amor ou afeição natural da alma, como uma coisa insuportável.

Que maravilhosa é a cruz! É a fundação de tudo o que é espiritual. O propósito e o fim dessa obra é unir o espírito do crente com o Senhor ressurreto em um espírito. A cruz deve ir fundo, a fim de levar o homem da natureza pecaminosa e natural dentro dele para uma união com a vida de ressurreição positiva do Senhor, tornando-se num espírito com Ele. O espírito do crente, junto com tudo o que é natural e transitório nele, deve passar pela morte, para que possa ser purificado e então unido, tornando-se um espírito com o Senhor, no frescor e pureza da ressurreição. O Espírito Santo é unido com o espírito do homem, a fim de se tornarem um. O resultado será:  servir ao Senhor em “novidade de espírito” (Rm 7:6). O que é natural, do ego, as atividades naturais não terão mais lugar na caminhada e serviço do crente. Tanto a alma como o corpo podem então exibir o propósito, obra e vida do Senhor. A vida do Espírito deixa sua impressão em tudo, e tudo expressa o fluir do Espírito do Senhor.

Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos [huios – maduros] de Deus” (Romanos 8:12-14).

Tradução de extratos do capítulo 26 do livro “The Finest of the Wheat”, de Watchman Nee, publicado por Christian Fellowship Publishers.

Post anterior
Esperando Nele
Próximo post
O Caminho da Fé

4 Comentários. Deixe novo

  • |Denilson Silva
    4 de dezembro de 2019 11:07

    Paz de Cristo. muito boa palavra !

    Que possamos dar lugar para que o Espirito de Deus domine por completo o nosso (coração) espírito.
    Se o espírito do homem for dominado pelo espirito de Deus, certamente sua alma será tb dominada e consequentemente seu corpo.

    Responder
  • A verdeira riquezas do cristão de fato é ver Cristo crescendo dentro do novo homem
    Então desejo a todos primeiramente uma bela morte

    Responder
  • é importante dar lugar ao espirito santo

    Responder
  • Paz de Cristo que o Espírito Santo possa dominar corpo mente e coração.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.