O Tema Central da Vida

Print Friendly, PDF & Email

Andrew Murray (1828-1917)

“A tua salvação espero, ó Senhor!” (Gênesis 49:18).

Não é fácil dizer exatamente em que sentido Jacó usou essas palavras, em meio as profecias relacionadas ao futuro dos seus filhos. Mas elas certamente declaram que sua expectativa vinha somente de Deus, fosse em relação a si mesmo ou aos seus filhos. Ele esperava pela salvação de Deus, prometida pelo Senhor, a qual somente Ele poderia trazer à luz. Jacó sabia que ele e seus filhos estavam sob os cuidados de Deus.

Jeová, o Deus Eterno iria demonstrar, na própria vida de Jacó, a natureza e resultado de Seu poder. As palavras apontam adiante para a maravilhosa história da redenção que ainda não estava totalmente finalizada, e na direção de um glorioso futuro na eternidade para onde ela estava sendo conduzida. Assim, essas palavras nos sugerem que não há outra salvação além da proporcionada por Deus, e também que nossa principal obrigação é esperar nEle para que isso aconteça, seja na esfera de nossa experiência pessoal ou em esferas mais amplas. Essa é a nossa verdadeira bem aventurança!

Pensemos em nós mesmos e na inconcebível e gloriosa salvação forjada para nós por Deus em Cristo! O Senhor trabalha hoje por meio do Espírito Santo, com vistas ao nosso aperfeiçoamento. Meditemos nisso até que, de alguma forma, possamos entender que cada etapa dessa grande salvação, em cada momento, deve ser obra apenas do Senhor. Deus não pode repartir Sua graça, bondade e força como algo meramente exterior, como se Ele concedesse gotas de chuva do céu. Não! Ele só pode conceder essas coisas para nosso desfrute, à medida que Ele mesmo as desenvolve direta e incessantemente. Então, a única razão pela qual Ele não opera essa obra agora, de uma maneira mais efetiva e contínua, é porque nós não permitimos. Nós impedimos o Senhor, tanto pela nossa indiferença, como pelo nosso esforço. Por isso, Ele não pode levar adiante essa obra em nós.

O que Ele demanda de nós, no caminho da rendição, obediência, desejo e confiança, está condensado nessa única expressão: esperar Nele, pela Sua salvação. Essa é uma combinação do profundo senso de desamparo em nós mesmos, por não conseguirmos fazer aquilo que é divinamente bom, aliado a uma confiança perfeita de que nosso Deus vai operar tudo em Seu divino poder.

Afirmo mais uma vez: vamos meditar na glória divina da salvação que Deus Se propõe a realizar em nós, até que saibamos quais são as verdades que isso implica. Nosso coração é o cenário da operação Divina ainda mais maravilhosa que a própria Criação. É tão impossível a nós fazer alguma coisa em relação a isso, como é criar o mundo, a não ser que o Próprio Deus opere em nós o querer e o realizar. O que Deus apenas pede de nós é que entreguemos, consintamos e esperemos Nele. Assim, Ele pode realizar tudo. Vamos meditar e permanecer quietos, até que vejamos quão próprio, correto e bendito é o fato de que Deus faz tudo sozinho, e nossa alma vai mergulhar em profunda humildade, dizendo: “Tenho esperado na Tua salvação, oh Senhor”. O pano de fundo mais intenso e abençoado de todas as nossas orações e obra será: “Verdadeiramente minha alma espera no Senhor”.

Não será difícil ver a aplicação dessa verdade nas esferas mais amplas, em relação aqueles que estão próximos a nós ou em favor daqueles por quem intercedemos. Veremos isso se aplicando também à Igreja de Cristo ao nosso redor ou pelo mundo. Não pode haver bem nenhum que não seja originado por Deus; pela espera Nele. Ter o coração pleno de fé em Sua ação, e nessa fé orar pela dispensação de Seu grande poder, é nossa única sabedoria. Oh, que nossos olhos sejam abertos para ver Deus agindo em nós e nos outros, e que possamos perceber quão abençoado é louvar e apenas esperar pela Sua salvação!

Nossa oração secreta e pública é nossa máxima expressão de nosso relacionamento com Deus. É principalmente nela que nossa espera no Senhor deve ser exercitada. Se nossa espera começa em silenciar as atividades da nossa natureza e permanecer quietos diante de Deus; se nos curvarmos e buscarmos a face de Deus em Sua universal e poderosa ação, sempre capaz e pronta para fazer todo o bem; se tudo entregarmos a Ele na confiança de que Ele está agindo e vai operar em nós; se nos mantivermos em uma posição de humildade e quietude e nos entregarmos até que o Espírito de Deus tenha despertado a fé pela qual Ele vai aperfeiçoar a Sua obra, isso irá certamente se tonar a força e a alegria da alma. A vida se tornará um clamor abençoado de que “Tenho esperado na Tua salvação, Oh Senhor”.

“Minh’alma, espera no Senhor somente”.

Extraído do texto homônimo de Andrew Murray, do livro “Waiting on God”.

Post anterior
Algo indispensável para nossa humanidade
Próximo post
Os Caminhos da Carne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.