O descanso ou repouso sabático

Print Friendly, PDF & Email

“O descanso ou repouso sabático” é um artigo baseado em meditações no capítulo 4 da Epístola aos Hebreus. Tomamos por referência o livro “Estudo-Vida de Hebreus”, de Witness Lee.

***

“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado” (Hb 4:1).

“Nós, porém, que cremos, entramos no descanso” (Hb 4:3).

“Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas” (Hb 4:6).

“Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hb 4:8,9).

“Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso” (Hb 4:11).

***

No capítulo 4 da Epístola aos Hebreus temos a menção recorrente de um descanso ou repouso relacionado ao povo de Deus.

Nos versículos destacados acima, vemos uma referência a um descanso que alguns irmãos haviam entrado (4:3) e outros não (4:1), mas que poderiam ainda entrar (4:6). Também nos é dito que há ainda um repouso futuro preparado para todo o povo de Deus (4:8,9,11). Além disso, descobrimos no vs 11 que existe a necessidade de um esforço para entrar nesse descanso.

Mas, que repouso é esse? Do que o escritor de Hebreus estava se referindo?

A Primeira Menção

Para entendermos o que é o descanso sabático, precisamos considerar sua primeira menção na Bíblia, que acontece depois da criação do homem (Gn 1:26–2:3). No fim do sexto dia, vendo o homem formado à Sua imagem para expressá-lO e depois de o comissionar com Sua autoridade para representá-lO, Deus ficou satisfeito, considerando tudo o que fizera como “Muito bom” (Gn 1:31).

Havendo acabado Sua obra, Deus descansou (Gn 2:2). Ele fez isso não apenas porque Sua obra havia terminado, mas porque Ele havia realizado Seu desejo e estava satisfeito. Deus desejava que a humanidade estivesse na terra O EXPRESSANDO e O REPRESENTANDO. Afinal, o homem naquele momento poderia EXPRESSAR a Deus, porque ele havia sido feito à imagem e semelhança de Deus. Também poderia REPRESENTAR a Deus aqui na terra, porque Deus lhe havia dado ordens para governar (representar a autoridade de Deus) sobre toda a criação (Gn 1:28). Quando Deus obteve sua EXPRESSÃO e REPRESENTAÇÃO no homem, Ele então descansou no sétimo dia.

Esse é o princípio do descanso – quando a obra está concluída para que Deus tenha no homem Sua expressão e representação, há então o descanso.

Quando o Senhor Jesus cumpriu toda Sua obra de redenção na Cruz, abrindo o caminho para o homem voltar para Deus e ter novamente comunhão com Deus, o que lhe traria a possibilidade de Deus novamente Se expressar dentro do homem, Jesus disse: “Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (Jo 19:30). Ele descansou de Sua perfeita obra. Deus estava satisfeito.

Voltando à Adão, quando a queda tirou do homem essa capacidade de representar e expressar a Deus, esse descanso foi perdido. Nesse ponto, precisamos considerar João 5, que relata o incidente do homem paralítico. O versículo 9 diz: “Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado”. Ao curar o paralítico, o Senhor fez algo que, segundo os regulamentos judaicos, não era permitido fazer no sábado. O versículo 16 diz: “E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado”. No versículo 17 vemos a resposta do Senhor aos judeus: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. O sábado de descanso fora perdido, porque o homem não mais poderia expressar e representar a Deus devido à queda. Como o homem ainda não havia sido restaurado, o Pai ainda estava trabalhando. Não havia descanso.

O significado do sábado é que Deus está satisfeito com o homem quando este O expressa e representa.

O Descanso e a Boa terra

“Porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o SENHOR, vosso Deus. Mas passareis o Jordão e habitareis na terra que vos fará herdar o SENHOR, vosso Deus; e vos dará descanso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros”. (Dt 12:9,10)

Vamos considerar agora a boa terra de Canaã. Por que essa terra representava um descanso para os filhos de Israel? Desde o dia em que entraram nela, eles estavam constantemente lutando. Esse descanso, portanto, não se trata de ficar parado, sem fazer nada. Então, por que Deus chamou aquela terra de descanso, como o fez em Deuteronômio 12:9 e 10? A terra seria um lugar de descanso porque lá Deus poderia ter Sua expressão e representação. Quando Deus é expresso e representado, há satisfação tanto para Deus como para o homem, e esse é o verdadeiro descanso.

Hebreus 1:3 diz: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser…”.

João, falando sobre Jesus, escreveu: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14).

Quando Deus Se expressa, temos GLÓRIA. Por isso, quando Jesus, que é a expressão exata de Deus, Se manifestou, “vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14).

Cristo é o único que pode EXPRESSAR plenamente a Deus, e é o único que pode REPRESENTAR adequadamente a autoridade de Deus.

Não há em nós mesmos essa capacidade, mas Cristo em nós é a esperança da glória (Cl 1:27). Se glória é o mesmo que Deus expresso, Cristo em nós é a esperança dessa expressão de Deus. Somente assim Deus estará satisfeito. Somente assim entramos no descanso.

Portanto, o nosso descanso é Cristo, porque Ele em nós pode EXPRESSAR e REPRESENTAR a Deus.

Os três estágios do Descanso EM CRISTO 

O nosso descanso em Cristo acontece em três estágios:

  1. Na era da Igreja, Cristo que expressou, representou e satisfez a Deus, que descansa de Sua obra e está assentado à destra de Deus nos céus, É O DESCANSO para nós no nosso espírito (Mt 11:28-29). Nesse sentido, Romanos 8:30 fala que fomos glorificados. Isso porque temos a Cristo dentro de nós expressando o Pai.
  2. No reino milenar, depois que satanás for removido da terra (Ap 20:1-3), Deus será expresso, representado e satisfeito por Cristo e os santos vencedores. Então, Cristo SERÁ O DESCANSO para os santos vencedores, de maneira mais abrangente, pois eles serão co-reis juntamente com Cristo (Ap 20:4, 6) e compartilharão e desfrutarão do Seu descanso (Is 11:1-10).
  3. No novo céu e nova terra, depois que todos os inimigos, incluindo a morte, o último inimigo, forem subjugados ao Senhor Jesus (1Co 15:24-27), Deus será plenamente expresso, representado e satisfeito por todos os Seus redimidos em Cristo. Nessa ocasião, Cristo como o Conquistador de todas as coisas, nessa posição gloriosa, SERÁ O DESCANSO, de maneira totalmente plena e completa para todos os redimidos de Deus pela eternidade.

Três estágios do descanso

O primeiro e segundo estágios do Descanso

Cristo como o descanso para nós nos dois primeiros estágios é o descanso sabático a que se refere Hebreus 3 e 4, o descanso que devemos buscar diligentemente para nele entrarmos. O terceiro estágio do descanso, o que acontecerá no novo céu e nova terra, não está representado aqui em Hebreus 3 e 4, porque esse descanso não precisamos nos esforçar para entrar, mas todos os que receberam o Senhor Jesus já o receberam pela graça, sem obras.

Todos os que seguem a Cristo, que O buscam e O desfrutam como seu descanso no primeiro estágio, participarão do Seu reino naqueles mil anos (Ap 20:4,6; II Tm 2:12). Então, eles herdarão a terra (Mt 5:5; Sl 37:11). Esse será o descanso do segundo estágio. 

No Velho Testamento, o descanso da boa terra era o alvo para todos os filhos de Israel que foram redimidos e libertados do Egito. Da mesma forma, o descanso presente e o do reino vindouro é para todos os crentes que foram redimidos e salvos do mundo. Todos nós agora devíamos estar no caminho desse alvo. Mas, como diz o escritor de Hebreus, “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado” (Hb 4:1).

Se na vida da igreja, todos os irmãos e irmãs andarem de acordo com os ditames de sua natureza, não haverá descanso. A vida da igreja é uma vida na qual o homem é ganho por Deus aqui na terra para Sua expressão e representação. Quando isso não ocorre, não entramos no descanso, porque Deus não estará satisfeito, mas quando isso acontece no meio do Seu povo, Ele Se satisfaz ao ver-Se expresso e representado pelo homem. Ele vê em Seu Filho habitando e agindo em Seu povo. Essa é a Sua satisfação: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. O prazer de Deus está no Seu Filho, e quando o Seu Filho é visto no Seu povo, Deus está sendo manifestado e expressado ali, então Deus pode descansar e o homem também.

Como sabemos quando Deus está satisfeito e descansando? Sabemos, porque nosso espírito está satisfeito. Mesmo em meio às lutas, quando a presença de Cristo abunda em nós, Deus está se expressando e nós e Deus encontramos satisfação.

Agora sabemos o verdadeiro significado do descanso sabático: é a satisfação de Deus com o homem, quando o conquista para Si, para expressá-lO e representá-lO na terra.

O terceiro estágio do descanso

Quando chegamos ao final da Bíblia, depois de séculos de trabalho de Deus, de criação, redenção, transformação e glorificação, vemos uma cidade que tem a mesma aparência de Deus, reflete Sua glória. Essa cidade são pessoas formadas com a mesma natureza de Deus. Deus assentado no trono tem a aparência de jaspe (Ap 4:2-4), e toda a cidade da Nova Jerusalém também tem a aparência de jaspe (Ap 21:11, 18), significando que Deus será plenamente expresso nessa cidade e por meio dela. Quando você olhar para a cidade, você verá Deus. Lá, na Nova Jerusalém, Deus será plenamente expresso. Além disso, no centro da cidade está o trono de Deus (Ap 22:1, 3), mostrando que o domínio de Deus também estará lá de forma plena.

Resumidamente, o descanso sabático é simplesmente a satisfação do desejo do coração de Deus. Sempre e em toda parte onde Deus é expresso (glória) e representado pelo homem na terra (governo de Deus sendo estabelecido na terra através do homem), Ele fica satisfeito e descansa. Nós também descansamos porque vemos que o trabalho não é nosso, mas tudo foi obra de Cristo em nós.

Leia mais estudos sobre Hebreus.

Post anterior
Dias negros, milagres extraordinários
Próximo post
O último saco de arroz

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.