Aprendendo com todos os santos

Print Friendly, PDF & Email

Aprendendo com todos os santos é composto por extratos selecionados do capítulo 4 (Usando as Faculdades Intelectuais), págs. 65 a 71, do livro “Dá-me Entendimento”, de Christian Chen, publicado pela Edições Tesouro Aberto.

Christian Chen

“Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos” (Salmos 119:63).

“Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo” (Atos 8:39)

Eterna é a justiça dos teus testemunhos” (Sl 119:144), de geração a geração. Descobrimos aqui uma chave para entender a Palavra de Deus…. O fato de o testemunho ter um aspecto coletivo implica que não estamos sozinhos no estudo da palavra. “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos” (Salmos 119:63). Temos uma companhia celestial. A palavra de Deus não se manifesta somente em mim, mas sou apenas um dentre muitos. Às vezes, sozinhos, não conseguimos entender a palavra de Deus, mas quando estamos juntos, começamos a entendê-la.

Um Corpo Coletivo, aprendendo com todos os santos

A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:18,19).

Encontramos nesse texto a expressão “compreender com todos os santos”. Tal expressão traz o entendimento de que individualmente não compreenderemos a Bíblia. Como indivíduos, podemos ser vasos, mas tal vaso não é grande o bastante. Deus é grande e Ele já preparou um vaso muito grande para enchê-lo com toda Sua plenitude. Tal vaso é um corpo coletivo. É por essa razão que não podemos encontrar na história da Igreja, no passado, no presente, ou no futuro, uma única pessoa que tenha sido preenchida com toda a plenitude de Deus. Nesse corpo coletivo, estaremos aprendendo com todos os santos.

Um Abrir de Olhos

A Bíblia conta a história de um eunuco, no deserto, no caminhos de Gaza. Lá estava ele no seu caminho, lendo o capítulo 53 de Isaías. O Senhor queria lhe abrir os olhos. O Espírito Santo poderia fazê-lo entender aquele capítulo, mas de uma maneira um tanto quanto surpreendente, duas coisas aconteceram. Antes que pudesse entender Isaías, um anjo apareceu a Filipe. Mas era o eunuco que estava querendo entender a palavra, obviamente o anjo deveria aparecer para ele, mas o anjo apareceu para outra pessoa e essa pessoa era um evangelista. Ele estava pregando o evangelho, apesar de não ser um grande estudioso da Bíblia.

Quando o eunuco estava em necessidade, o anjo apareceu a Filipe e lhe disse para prosseguir para o sul. Então Filipe foi para o sul e encontrou o eunuco em sua carruagem. O Espírito Santo falou com Filipe para que se aproximasse da carruagem e, antes que o eunuco pudesse compreender a palavra de Deus, duas coisas haviam acontecido: o anjo havia aparecido e o Espírito Santo falara com Filipe.

Não devemos pensar que o Espírito Santo nos ajudará apenas falando diretamente através de uma voz imponente, ou que o entendimento da palavra de Deus será sempre através de um ato direto do Espírito Santo. É verdade, algumas vezes o Espírito Santo fala assim. É por essa razão que precisamos da Sua iluminação. Mas, às vezes, para fazer com que compreendamos certas lições, o Espírito Santo age como fez com aquele eunuco e usa nossos irmãos. Assim permaneceremos aprendendo com todos os santos.

Recebendo Revelação do Senhor Jesus

O texto de Isaías 53 fala sobre o Servo, o Salvador. É uma referência ao Senhor Jesus. Somente quando percebemos que o Senhor Jesus é revelado na Bíblia, podemos entender Sua palavra. No capítulo 8 de Atos, verso 39, diz: “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo”. Foi necessário que Filipe ajudasse o eunuco a entender a palavra de Deus, para que o Senhor Jesus fosse revelado. Mas a revelação foi dada pelo Espírito Santo através de Filipe. Ele foi apenas um instrumento, e por esta razão, após o batismo do eunuco, Filipe desapareceu.

A presença dos irmãos é um instrumento para o entendimento das escrituras, mas é indispensável a presença do Espírito Santo. É preciso entender que para seguimos o nosso caminho precisamos dos irmãos. Não devemos esquecer, entretanto, que a nossa total dependência deve vir do Senhor. No momento em que Filipe desapareceu, o eunuco havia descoberto o sentido daquelas palavras e a sua dependência para aquele entendimento estava no agir do Espírito Santo, e não do homem Filipe. Por isso, ao final daquele encontro, ele pode prosseguir cheio de júbilo, mesmo quando Filipe se fora.

Dependência do Espírito Santo

Precisamos dos nossos irmãos, mas não devemos depositar toda a nossa esperança no homem, pois ele é imperfeito. Nenhum ser humano é infalível. O irmão Watchman Nee, João Nelson Darby, João Wesley, Martinho Lutero, Calvino estão entre os melhores mestres da história da Igreja. Precisamos da ajuda deles, mas as suas interpretações não são infalíveis. Diga-me o que a Bíblia diz, mas não me diga o que Watchman Nee diz. Não me diga o que Martinho Lutero diz. Eles estão nos ajudando, como Filipe ajudou o eunuco. Mas quando chega a hora, o Espírito Santo os arrebata.

O nosso Senhor nos trata dessa forma. Precisamos de todos esses mestres e dos irmãos, mas não dependemos deles. Dependemos do Senhor. Em João 6:45, o Senhor Jesus disse: “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”. O eunuco foi ensinado por Deus, através da instrumentalidade de Filipe. Também nós devemos ser ensinados por Deus. Porque a Bíblia diz: “Todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”.

Somos seguidores de Cristo. Não somos seguidores de Filipe, ou de Wesley, ou de Watchman Nee. Depois de sermos ensinados por Deus, dirigimo-nos ao Senhor, pois nos tornamos seguidores de Cristo. Precisamos de Filipe, de Darby e dos irmãos e irmãs. Mas não nos esqueçamos, ninguém pode ocupar o espaço que deve ser ocupado pelo Espírito Santo. Ainda que seja fundamental estar aprendendo com todos os santos, o Senhor é nosso alvo.

O Exemplo dos irmãos de Beréia

“Ora estes de Beréia eram mais nobre que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as escrituras todos os dias, para ver se as coisas eram de fato assim” (At 17:!1). Os irmãos de Beréia eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque examinaram as escrituras para ver se as coisas eram de fato daquela maneira. Não tinham dúvida com respeito às escrituras, mas tinham que checar a interpretação de Paulo, se era de fato assim ou não. Da mesma maneira, quando reunimos com irmãos e irmãs, precisamos ter uma mente nobre para examinar não só a palavra de Deus, mas também a interpretação dos nossos irmãos, examinar a interpretação dos grandes santos da história da igreja.

Gostou? Leia mais artigos selecionados do autor aqui.

Post anterior
Cristo, Nossa Vida
Próximo post
A Restauração do Testemunho do Senhor – Parte 1

2 Comentários. Deixe novo

  • Paz, irmãos. Sou Lúcia. Graças ao Senhor pelo serviço dos irmãos nesse site, em tempos de angústia. Qual a localidade dos irmãos? Gostaria de saber se os irmãos têm contato com a igreja em Manaus. Em caso afirmativo, será possível obter dos irmãos o contato? Muito grata. No amor de Cristo, abraço fraterno.

    Responder
    • Prezada Lúcia, moramos em Vitória, no Espírito Santo. Não conhecemos irmãos em Manaus, mas vamos buscar junto à outros irmãos e te retornaremos via e-mail tão logo possível. Que o Senhor abençoe a irmã nesses dias!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.