Uma Coisa Necessária

Print Friendly, PDF & Email

Uma Coisa Necessária é a tradução de extratos de “Unum Necessarium”, de J. A. Comenius, selecionados por E.H. Broadbent no livro “The Pilgrim Church”, páginas 178, 179, capítulo 7.

J. A. Comenius (1592–1671)

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”  (Mateus 11:28).

A causa de tão variada quantidade de sectos é o grande número de mestres. Em breve não nos restará mais denominações possíveis! Cada igreja se considera a mais verdadeira, ou pelo menos a mais pura, enquanto persegue as demais com ódio feroz. Não é possível esperar qualquer reconciliação; pois a inimizade é encarada de forma irreconciliável. A partir da Bíblia são forjados os mais variados credos; e eles se tornam em fortalezas e bastiões, usados como trincheiras para resistir aos ataques dos demais.

Não diria que essas confissões de fé são essencialmente ruins – e podemos admitir, de fato, que se tratam de confissões de fé. Mas por alimentar a chama da inimizade, somente colocando-os de lado é que seria possível começar a trabalhar na cura das feridas da igreja.

Nesse labirinto formado pelos mais diferentes sectos e confissões temos outro problema: o amor pela disputa… A que isso nos conduz? Será que alguma contenda erudita já foi elucidada? Jamais. E seu número só tem crescido… Satanás é um grandioso sofista (enganador, mentiroso, esperto); e nunca foi subjugado em um debate de palavras.

No serviço Divino, ouvimos mais as palavras de homens do que a Palavra de Deus. Cada um tagarela como lhe apraz, tomando o tempo com dissertações eruditas, desaprovando os pontos de vistas dos demais. Pouco é dito a respeito do novo nascimento e de como um homem pode ser transformado à imagem de Cristo, para se tornar participante da Natureza Divina (2Pe 1:4). Das chaves recebidas do Senhor, a Igreja praticamente perdeu o poder para ligar, mantendo apenas o poder de desligar… Os sacramentos, vistos como símbolos da unidade, do amor e da nossa vida em Cristo, foram tornados como base de amargo conflito, causa da mutualidade do ódio e centro do sectarismo… Resumindo, a Cristandade se tornou num labirinto. A fé foi dividida em milhares de pequenas repartições, e você será considerado herege se não se encaixar em alguma delas.

O que pode nos ajudar? A única coisa necessária é retornar para Cristo, olhando para Ele como único Líder, andando em Suas pisadas, deixando de lado todos esses outros caminhos, até ter alcançando o alvo, a unidade da fé (Ef 4:13). Da mesma forma que o Mestre Celestial edificou tudo na base sólida das Escrituras, deveríamos deixar de lado todas as particularidades de nossas confissões e permanecer satisfeitos com a Palavra de Deus revelada, que é comum a todos nós, nos foi dada.

Com a Bíblia nas mãos deveríamos clamar: ‘Creio no que Deus revelou nesse Livro; obedientemente guardarei Seus mandamentos; e tenho esperança em Suas promessas’.

Cristãos! Ouçam! Temos apenas uma Vida, mas Morte chega a nós por milhares de caminhos. Temos apenas uma Verdade, mas o Erro é multifacetado. Temos apenas um Cristo, mas centenas de Anticristos… Então saiba, ó Cristandade, que apenas uma coisa é necessária. Podemos retornar à Cristo, ou seguir para a destruição junto com o Anticristo. Se formos sábios e desejarmos viver, sigamos o Líder da Vida.

Ouçam as palavras do nosso Líder Celestial: “Venham a Mim”… respondendo a uma só voz: “Sim! Iremos!”.

Post anterior
Minha Hora, o Lema do Filho do Homem
Próximo post
Conhecendo Cristo por meio da experiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.