Extratos da Vida de Enoque

Print Friendly, PDF & Email

Watchman Nee (1903-1972)

“Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gênesis 5:22-24).

Um caráter no Antigo Testamento do qual podemos colher fatos de grande ajuda para nossa vida espiritual é o de Enoque. Não sabemos com exatidão quando ele se arrependeu ou que tipo de vida ele viveu antes dos 65 anos de idade. Sabemos, entretanto, a partir do registro Bíblico, que ele começou a andar com Deus depois que teve seu filho Matusalém, com 65 anos. A partir daquele momento, sua vida sofreu uma drástica mudança (“Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém – Gn 5:21,22), possivelmente por ele ter visto uma profecia. Ele viveu na terra um total de 365 anos (veja 5:22,23), mas durante os últimos 300 anos de sua vida é registrado que ele “andou com Deus”. Assim, o nascimento de seu filho deve ter causado profundo efeito em sua vida.

Se computarmos cuidadosamente os anos de vida de Metusalém, descobriremos que a catástrofe do Dilúvio aconteceu exatamente no ano em que ele morreu. Assim é evidente que no nascimento de seu filho Matusalém, Enoque deve ter visto, por meio de iluminação Divina, a terrível tribulação que iria acometer a terra. Ele foi despertado e movido pelo temor de Deus.

É interessante notar que enquanto Noé pregava a justiça, Enoque pregou o julgamento. Noé pregou o caminho da salvação, porque Deus o instruiu como construir uma arca para sua segurança. Enoque pregou o julgamento, porque esse foi o testemunho que seu filho trazia. Só poderemos pregar a respeito daquilo que nos afeta interiormente. Pela fé, Noé preparou a arca. Pela fé, Enoque colheu o benefício de andar com Deus.

Fazemos bem em saber que os pecadores, a carne e o mundo serão julgados: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2Pe 3:10). Iremos amar o mundo se verdadeiramente soubermos que esse será o seu fim? Já ouvimos falar do homem que sabendo que certo banco iria quebrar, propositadamente depositou dinheiro nele? Se sabemos que um banco está prestes a falir, nunca mais depositaremos dinheiro ali. Da mesma forma, quando sabemos qual será o fim que o mundo terá, que é ser queimado, nunca mais o amaremos. Enoque percebeu o sentido de Metusalém e foi assim despertado para as coisas espirituais, andando com Deus a partir de então, e foi eventualmente arrebatado para os céus, como nos informa o relato de Gênesis: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si“(Gn 5:24).

O Ambiente em que Enoque Viveu

Alguém poderia dizer que Enoque caminhou com Deus porque o ambiente em que viveu era mais favorável que o nosso. Não acredito nisso, vamos observar seu contexto familiar: “Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas“ (vs 22). Algumas pessoas acreditam que é natural para um pregador andar dia e noite com Deus, mas que para aqueles que são acometidos com tantas questões familiares isso acaba por se tornar impossível. Vamos observar que a Bíblia nos diz que o primeiro homem que andou com Deus teve muitos filhos e filhas que demandavam por seus cuidados.

Outros sustentam a ideia de que não podem andar com Deus porque precisam trabalhar longas horas em fábricas e são cercados por barulhos de muitas máquinas. Enoque, no entanto, andou com Deus por trezentos anos, e não deixou de ter o fardo do barulho de muitas crianças.

A vida que recebemos não deve ser manifestada em um ambiente bom ou agradável, mas é dada para ser manifestada em qualquer que seja a circunstância. Essa não é uma questão de andar com Deus sob um ambiente agradável, mas sim ser capaz de andar com Ele em todos os tempos, sob quaisquer condições. O encargo de muitos filhos e de uma família não podem impedir um verdadeiro crente de andar com Deus, não interessa quão pesadas sejam essas responsabilidades (e elas de fato não são leves!). Não seremos impedidos de nossa comunhão por essas coisas, como acontece normalmente com os descrentes.

Devemos notar ainda, que o tempo no qual Enoque viveu foi um período muito difícil. Nos dias de Enoque, Adão ainda vivia. E a partir de Gênesis 4 sabemos que os descendentes da semente de Caim também estavam presentes na terra. Qual era a condição deles: “Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá” (Gn 4:19). Lameque foi o primeiro homem que quebrou a lei de Deus de monogamia. Mesmo depois dele, esse costume da poligamia foi disseminado por toda a terra. Ada significa “prazer”, “adorno”, ou “decorada”. Isso pode indicar que as mulheres daquele período estavam começando a ficar conscientes da moda; estavam se inclinando para a luxúria. “Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado” (vs 20). Essa é a primeira menção de como os homens iriam ter lucros por meio de pecuária. “O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (v 21). Nesse tempo os homens já começaram a atentar para a música e a diversão. “Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro” (vs 22). Tais instrumentos de corte de bronze e ferro foram o início da manufatura das armas de guerra. Assim a guerra deve ter se iniciado naquele tempo também. Então em meio a essas condições, lemos que Enoque andou com Deus.

Licenciosidade, planejamento de lucros, moda, vestimentas, diversão e manufatura de armas – não são esses fenômenos de nossos dias? Sim, Deus nos mostra que Enoque, no seu dia, foi capaz de andar com Ele por 300 anos! E quanto a nós hoje? Estamos andando com Deus? G. H. Pember foi alguém que conhecia profundamente o Senhor. Algumas décadas atrás, ele profetizou que as pessoas no mundo iriam atentar mais para música, conhecimento elevado e manufatura de armas. Sabemos que tudo isso é verdade nos dias de hoje. Seremos sábios se, sob tais circunstâncias, começarmos a andar com Deus como fez Enoque.

O Arrebatamento de Enoque

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hb 11:5). Como foi o arrebatamento ou transladação de Enoque? Pela , diz o escritor de Hebreus. Ele agradou a Deus? Ele andou com Ele por 300 anos. Antes de seu arrebatamento, Enoque já tinha obtido o testemunho de ter agradado a Deus. Por andar com Deus, ele O agradou. E pela fé, ele foi tomado pelo Senhor. Cada um de nós deve andar dessa maneira até que tenhamos recebido testemunho de que também tenhamos agradado a Deus. Então, pela fé, seremos também arrebatados.

Cada crente será arrebatado, mas os primeiros a serem arrebatados serão os crentes vencedores. Apenas aqueles que estiverem prontos e aguardando o Senhor serão arrebatados primeiro. Se você não crer, não será arrebatado. Você precisa crer que será arrebatado, senão não será. Que o Senhor nos conceda tal tipo de fé!

É impressionante que Enoque tenha tido esse tipo de fé. Uma razão para sua fé foi porque ele andou em boa consciência com Deus. Fé e consciência estão relacionados. Quando a consciência é afetada, a fé e destruída. A fé irá vazar por meio do furo gerado na consciência; e sem fé, não haverá arrebatamento. Por que muitos crentes não acreditam no arrebatamento? Porque não andam com Deus. Se andarmos diariamente com nosso Deus, nos será concedida a fé no arrebatamento.

As palavras de Hebreus 11:6 seguem imediatamente os versículo 5: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Nos é dito que devemos crer em duas coisas: primeiro, devemos crer que “Deus existe” – isso equivale a dizer que precisamos crer que Deus é aquilo que diz ser. Então, precisamos acreditar que Deus é galardoador daqueles que O buscam. Por esse verso, então, descobrimos que a fé de Enoque possuía esses dois elementos: primeiro ele creu que Deus era o que dizia ser, e ao mesmo tempo buscou diligentemente andar com Deus, crendo que seria recompensado por esse procedimento. Enoque buscou ser salvo da futura tribulação que foi anunciada a ele no nascimento de seu filho, e Deus o recompensou com o arrebatamento.

Será que já pedimos a Deus para nos livrar da grande tribulação que irá assolar toda a terra? Note que Jesus incitou Seus discípulos: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21:36). Muitos tomam essa palavra do Senhor no sentido de que Deus livrará aqueles que vigiam e oram da grande tribulação que virá. Mas esse é verdadeiramente um chamado para uma oração específica, a saber que os crentes deveriam vigiar e orar em cada estação para que Deus os livre da grande tribulação que virá. Essa foi verdadeiramente a oração de Enoque. Quem quer que ore dessa forma hoje também será arrebatado. Ao aguardar pela volta do Senhor, vamos incessantemente pedir a Deus para nos livrar da grande tribulação que virá. A cada dia que passa o arrebatamento se aproxima. Vamos andar diante de Deus com uma consciência livre de ofensas, esperando com singeleza de coração pelo arrebatamento. Assim iremos crer em Deus, e iremos orar a Ele. Hoje é o tempo no qual Ele está nos preparando.

Acreditamos que seremos arrebatados? Oramos para ser livrados da grande tribulação que virá? Quantas de nossas orações foram respondidas? Deveríamos ter pelo menos essa oração respondida. Vamos permanecer orando todo o tempo até que Deus responda a essa oração.

No que diz respeito a esse assunto de andar com Deus, é bom que comecemos e continuemos nessa caminhada, mas é da mais elevada importância que também acabemos bem. Muitos começam bem caminhando com Deus, mas infelizmente seu fim não é em glória. Muitos ficam assustados quando ouvem sobre a grande tribulação e julgamento que virá. Mas devemos ver que o arrebatamento não é algo que ocorrerá de maneira súbita na história. O fato é que o arrebatamento ocorre depois de uma caminhada diária com Deus até que sejamos tomados por Ele, assim como está descrito no relato de Gênesis a respeito de Enoque: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (vs 24). A mudança que acontecerá “num momento, num abrir e fechar de olhos”- conforme descrito em 1 Coríntios 15:52 – tem referência com o corpo, não com a vida. Ser arrebatado é uma questão de andar com Deus e não levantar vôo. Vamos andar, andar e manter essa caminhada com o Senhor até a glória!

Um irmão observou que a experiência de um cristão é como uma corrente – é a corrente da morte, ressurreição e arrebatamento, repetida diversas vezes, elo após elo, até que o Cristão chegue na glória. Uma nova experiência de morte representa mais enchimento da vida de ressurreição, que por sua vez representa uma aproximação do arrebatamento. Deixe-me repetir, arrebatamento não é apenas um ponto histórico no tempo, é adicionalmente uma experiência que edifica-nos gradualmente até que automática e instantaneamente culmina na glória.

Enoque andou com Deus por 300 anos. E no tempo que foi arrebatado, ele já estava certamente bem familiarizado com Deus. Um irmão disse que infelizmente muitos que chegarão ao céu se sentirão estranhos na presença de Deus, porque não conversaram muito com Ele no tempo em que estiveram na terra! Oh, dia a dia vamos andar com Deus até que estejamos plenamente santificados. Possa Deus ser gracioso conosco para que possamos andar com Ele como Enoque fez. Se Enoque pôde fazê-lo, será que existe alguma razão que nos impeça de fazê-lo também?

Tradução de texto homônimo de Watchman Nee, extraído do livro “From Faith to Faith” (capítulo 9), publicado pela Christian Fellowship Publishing.

Post anterior
O Senhor é Maior que Todos
Próximo post
A Importância do Alimento Espiritual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.