Ocupados com o Senhor

Print Friendly, PDF & Email

O artigo “Ocupados com o Senhor” é a tradução de extratos do capítulo 4 do livro “Men whose eyes have seen the King”, de T.Austin-Spark.

***

T. Austin-Sparks (1888-1971)

“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Co 3:18).

O apóstolo Paulo diz nesse texto: “todos nós, com rosto desvendado, contemplando, por espelho…”. Os revisores e tradutores da Versão Autorizada (em inglês) tiveram dificuldade aqui. Eles não conseguiram chegar a um consenso e não sabiam exatamente o que Paulo queria dizer. Então, cada um fez a sua tradução de forma diferente.

Será que o apóstolo queria dizer que nós éramos um espelho? Que aquela imagem seria lançada sobre nós, e como um espelho, ela então retornaria? Será que é isso que o apóstolo quis dizer? Ou será que ele queria dizer que Cristo é o espelho e, estando nós olhando para Ele, vemos Ele refletindo a glória de Deus? Eu penso que é isso que o apóstolo quis dizer. Paulo falou sobre a “glória de Deus na face de Jesus Cristo” [2 Co 4:6]. Acredito que a palavra “face” realmente equivale a “espelho”. “E contemplando, como na Face de Jesus Cristo” – acredito que é isso que o apóstolo está dizendo aqui.

Ocupados com o Senhor, fixando nossos olhos nEle

Portanto, a palavra “contemplando” é muito forte; porque não é só dar uma olhada, mas “fixar o nosso olhar”. É isso que o Novo Testamento quer dizer por “contemplando”, “contemplar”.

Todos nós, ocupados com o Senhor, fixando nossos olhos em Cristo, à medida que Ele reflete a glória de Deus na Sua própria Pessoa, pois Ele é a satisfação de Deus, a intenção de Deus em perfeição. O ponto aqui é que nós devemos contemplar o Senhor Jesus no espírito, e estar ocupados com Ele. Devemos estar no nosso Santo dos Santos, para onde nos retiramos para estar com Ele. Devemos ter um lugar secreto onde passamos tempo com Ele. Não me refiro a uma ocasião especial ou algumas épocas especiais, mas devemos buscar, à medida que nos movemos, MANTÊ-LO SEMPRE DIANTE DE NÓS. “Olhando para o Senhor Jesus”, “contemplando-O, devemos ser mudados na mesma imagem”.  O Espírito Santo vai operar esse milagre quando estivermos ocupados com isso.

Nos tornamos naquilo pelo qual somos obcecados

Você se torna semelhante àquilo pelo qual é obcecado, àquilo que ocupa seus pensamentos. Isso não é verdade? Vemos pessoas ocupadas com algumas coisas, e logo percebemos que o caráter delas está mudando de acordo com a sua obsessão. Eles vão se tornando semelhantes àquilo que se torna sua obsessão; eles vão mudando, ficando diferentes. Algo os capturou, e eles não conseguem pensar em outra coisa, e isso vai mudando seu caráter. O apóstolo Paulo disse: “para mim o viver é Cristo” – isso é estar ocupado com Ele. Apesar de não ser a palavra mais adequada, seria muito bom que Ele se tornasse a nossa “obsessão”, nossa contínua ocupação. Se permanecermos firmes com nosso olhar Nele, o Espírito nos transformará na mesma imagem.


T. Austin Sparks (1888-1971)

Nasceu em Londres e estudou na Inglaterra e na Escócia. Aos 25 anos, iniciou seu ministério pastoral, que perdurou por alguns anos, até que, depois de uma crise espiritual, o Senhor o direcionou a abandonar aquela forma de ministério, passando a segui-Lo integralmente naquilo que parecia ser “o melhor que Deus tinha para ele”. Sparks foi um homem peculiar, que priorizava os interesses do Senhor em vez do sucesso do seu próprio ministério. Sua preocupação não era atrair grandes multidões, mas ansiava desesperadamente por Cristo como a realidade de sua pregação. Por isso, suas mensagens eram frutos de sua visão e intensas experiências pessoais.

Ele falava daquilo que vivenciava, e sofria dores de parto para que aquela visão se concretizasse primeiramente em sua própria vida. Pelo menos quatro linhas gerais podem ser percebidas em suas mensagens: (a) o grandioso Cristo celestial; (b) O propósito de Deus focado em ganhar uma expressão corporativa para Seu Filho; (c) a Igreja celestial – a base da operação de Deus na terra e (d) a Cruz – o único meio usado pelo Espírito para tornar as riquezas de Cristo parte da nossa experiência.

Sparks também acreditava que os princípios espirituais precisavam ser estabelecidos por meio da experiência e do conflito, quando finalmente seriam interiorizados no crente, tornando-se parte de sua vida. Sparks desejava que aquilo que recebeu gratuitamente fosse também assim repartido, e não vendido com fins lucrativos, contanto que suas mensagens fossem reproduzidas palavra por palavra. Seu anseio era que aquilo que o Senhor havia lhe concedido pudesse servir de alimento e edificação para os seus irmãos. Suas mensagens são publicadas ainda hoje no site www.austin-sparks.net e seus livros são distribuídos gratuitamente pela Emmanuel Church.

“Nenhum homem é infalível e ninguém ainda ”obteve a perfeição”. Muitos homens piedosos precisaram se ajustar, seguindo um senso de necessidade, após Deus lhes haver concedido mais luz.” (De uma Carta do Editor publicada pela primeira vez na revista “A Witness and A Testimony“, julho-agosto de 1946).

Post anterior
Batalhando as Batalhas do Senhor
Próximo post
Aprendendo a Ser Guiados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.