O Espírito Santo, o Nosso Mestre

Print Friendly, PDF & Email

T.Austin-Sparks

“Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2:13,14).

Em 1 Coríntios 2, Paulo fala “da sabedoria humana”. Ali ele está escrevendo para Cristãos, falando da “sabedoria humana”, e a total inabilidade de entender as coisas do Espírito de Deus usando a razão do conhecimento natural. Você pode ter todo o conhecimento dos filósofos, todo o conhecimento do mundo Grego e seu império, e ainda assim ser totalmente incapaz de compreender aquilo que diz respeito as coisas do Espirito. O conhecimento natural não tem nenhuma utilidade! Não tem a menor utilidade se aproximar das coisas de Deus, da Palavra de Deus, com o mais completo intelecto natural, independente de você ter nascido com ele, ou tê-lo desenvolvido ao longo de sua vida. Você pode trazer a maior erudição, educação, o cérebro mais astuto para a Palavra de Deus, e ainda não terá vida. Está morto. Se você tomar a Palavra de Deus dessa forma, nunca comunicará vida a ninguém.

Podemos ter um abrangente conhecimento da Bíblia, ser capazes de analisar livro a livro, ter em nossa cabeça tudo de forma clara, e podemos falar a qualquer momento com qualquer um sobre o que está neste ou naquele Livro, capítulo…. Podemos ter tudo isso e ainda estar usando nossa mente natural, e nenhuma mudança vai acontecer em nós, nem naqueles para quem falamos. E pior ainda, isso pode nos incapacitar inteiramente para entender as coisas espirituais. Podemos estar em um reino completamente diferente daquele do entendimento espiritual.

Precisamos entender, queridos, que não é uma questão de conhecimento Bíblico, apesar de isso ser tão importante. Não é uma questão de inteligência, intelecto ou erudição. O que importa é que Deus tenha iluminado nossos corações, nos dando conhecimento, um outro tipo de conhecimento pelo iluminar interior.

Eu diria que esse conhecimento natural, essa sabedoria humana, é aquilo que o apóstolo chama de “tábuas de pedra” (2 Co 3:3). Afinal “tábuas de pedra” são coisas frias e mortas. Não importa quão habilidosos sejamos, a diferença entre isso e o Espírito revelar Cristo na Sua palavra em nossos corações é total – são dois mundos diferentes.

É muito difícil explicar isso, veja os mandamentos escritos em tábuas de pedra, como eles te afetam? Tome qualquer um deles, por exemplo “não roubarás”, você se sente mal com isso? (Ex 20:15). Como um Cristão, você se sente mal ao ouvi-lo? Essa é uma terrível repreensão para nós, uma advertência terrível; você não deve fazer isso, mas existem dez mil formas de fazê-lo. Como você vê isso? O que isso diz a você? “Não roubarás”? Um mandamento frio, impondo algo sobre você. Será que o Espírito Santo tomou esse mandamento, junto com todos os outros e disse: “Veja, aqui está Cristo. Cristo, ao invés de tomar para Ele mesmo – tanto aquilo que Lhe era de direito, como aquilo que pertencia a outras pessoas e não pertencia a Ele – Ele simplesmente estava sempre pensando como poderia dar, ao invés de como obter”. Esse é o princípio. Roubar incorpora um princípio. Significa que você está trazendo para você, deseja ter para si – e quer obter aquilo porque deseja ter. É um espírito, um princípio. Legalmente ou ilegalmente, roubar é ilegal, mas quando você traz isso ao reino espiritual, você vê algo infinitamente mais do que justo.

Você vê o que está por trás da Natureza e Disposição de Deus. Devemos ver cada mandamento dessa forma, devemos ver a Disposição de Deus, a Natureza de Deus. Uma vida realmente governada pelo Espírito Santo não deseja receber a todo o tempo, mesmo quando é algo que é seu por direito. É exatamente o contrário. Uma pessoa governada pelo Espírito Santo não precisa ficar sob um horrível peso de condenação quando é dito: “Não roubarás”. O Espírito interiormente lidou com tudo, de forma tranquila e plena, e mudou a disposição, mudou o desejo. Mas precisamos que algo seja feito interiormente, caso contrário “a letra mata”, traz morte. Mas a mesma “letra” iluminada pelo Espírito Santo traz Vida (2 Co 3:6).

Devo te dizer: o Espírito Santo veio, Ele veio para tomar a Palavra de Deus e transforma-la de um livro de mandamentos para uma nova esfera, tornando-a um Livro da Vida. Então, realmente “viveremos por toda palavra que sai da boca do Senhor”. Sua Palavra será tornada vida para nós pelo Espírito Santo. A vida é algo que nos transforma. O teste, então, para saber se temos a Palavra de Deus no terreno legal, intelectual, ou se a temos na esfera do Espírito, é o efeito dela em nossas vidas, o efeito transformador. Tudo pode ser resumido na palavra: Glória. Você já experimentou conhecer o Espírito Santo como seu mestre, seu iluminador, e perceber que você passou da esfera intelectual naquilo que diz respeito à Palavra de Deus, e passou para a esfera onde os Céus são abertos e a palavra de Deus vive por você? Essa é uma questão dispensacional, e traz uma enorme diferença entender em que esfera vivemos.

Estou dizendo que o maior tesouro que um Cristão pode ter é a Palavra de Deus iluminada pelo Espírito Santo. Isso faz uma enorme diferença. Isso não quer dizer que saberemos de tudo instantaneamente, porque estamos em um reino vasto, cheio de plenitude e nunca o esgotaremos. Mas é algo vivo, algo vivo.

A questão é saber se compreendemos o grande significado do Pentecostes. A dispensação mudou naquele dia. Você pode ter isso, é seu direito de nascimento nessa dispensação.

Oh, que hajam mais filhos de Deus que experimentem esse ensino e habitação do Espírito Santo, que saibam claramente o que é deles por direito nessa dispensação, quando temos o Espírito Santo dentro de nós. Não se trata apenas de crer em uma verdade, uma doutrina, uma afirmação, mas desfrutar isso, saber que é verdade: O Espírito Santo está em mim, e o Espírito Santo está me ensinando, está me mostrando o que Deus quer dizer em Sua Palavra. É um relacionamento vivo com o Espírito. Você pode ser salvo, e ainda assim ter um domo sobre a sua cabeça. Um domo de bronze naquilo que diz respeito à Palavra de Deus. Você pode ter esse domo removido, e o Espírito pode fazer iluminar no seu espírito tornando tudo iluminado. É a mesma Palavra, mas são duas dispensações diferentes.

Extraído do Livro “The Cross and the Eternal Glory” (A Cruz e a Eterna Glória) – cap.3 – T.Austin-Sparks

Post anterior
O Espírito Santo, o Transmissor da Glória
Próximo post
O Espírito Santo, o Administrador da Igreja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.