Descansando no Cuidado de Deus

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1 Pe 5:7

Quando o apóstolo Pedro escreveu para aqueles irmãos que estavam passando por tão grandes dificuldades, ele os lembrou do cuidado do Pai. Em meio a muitas lutas, incertezas, o único porto seguro é saber que nosso Pai tudo vê, e tem total controle de nossas vidas. Tudo tem sido ordenado dentro de Sua soberania, visando um fim proveitoso dentro de Seu propósito.

Pedro convida os irmãos a lançar sua ansiedade sobre o Senhor. Uma boa ilustração disso é quando os discípulos lançaram suas vestes sobre o jumentinho para o Senhor Jesus montar (Lc 19:35). Ao colorarem suas vestes ali, todo o peso delas estava sobre o animal. Apesar de ser uma comparação muito pobre, é uma ilustração. Podemos lançar sobre o Senhor nossa ansiedade, e decidir deixá-la lá.

Jesus usou essa mesma palavra que foi traduzida por ansiedade na epístola de Pedro, no texto da parábola do semeador. Quando Ele se referia à semente que caiu em solo com espinhos, Ele diz que os “cuidados” do mundo…tornaram a semente infrutífera (Lc 8:14; Mt 13:22; Mc 4:19). Muitos de nós já devem ter sentido como a avalanche de afazeres, preocupações que se acumulam sufocam a doce palavra ministrada pelo Senhor.

Alguns tradutores dizem que essa palavra ansiedade no original tem um sentido de estar sendo puxado por todos os lados, em várias direções ao mesmo tempo. Isso é o que consideramos estar distraídos. Um outro bom exemplo é quando Marta foi exortada pelo Senhor por estar tão inquieta e preocupada com muitas coisas.

“Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lc 10:41,42

O nosso mestre deu a Marta a grande chave para manter o foco. Pouco ou mesmo UMA SÓ COISA. Quando uma avalanche de problemas, demandas e aflições começam a nos puxar por todos os lados, a chave é o próprio Jesus. Como o apóstolo Pedro bem disse, lançar sobre Ele nossa ansiedade, e como Maria, sentar aos Seus pés para ouvi-Lo. Gastar tempo com Ele, porque essa é a boa parte.

Pensando como essas situações e demandas tem sido real nos dias de hoje, não podemos deixar de lembrar das palavras do Senhor:

“Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.” (Lc 21:34).

A Palavra traduzida como “preocupações” nesse texto de Lucas é a mesma palavra usada em Mateus 13 e 1 Pedro 5:7. Ou seja, as preocupações e ansiedades podem minar hoje o nosso desfrute da palavra, e também podem comprometer o amanhã, por nos distrair de nosso foco principal.

Que possamos então atentar para a BOA PARTE, porque em meio à tantas demandas, somente UMA é realmente importante. Como fruto desse relacionamento com o próprio Senhor, teremos nossa fé fortalecida, seremos constituídos pela Sua palavra viva, e teremos nossa compreensão alargada em todas as coisas, vendo como Ele vê – a partir dos lugares celestiais.

 

Post anterior
A Si Mesmo se negue
Próximo post
As Coisas que se não Veem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.