Na Arena da Fé – Parte 6

Print Friendly, PDF & Email

“Na Arena da Fé – parte 6” é parte da tradução do capítulo 5 do livro “In the arena of faith”, de Erich Sauer.

 

Erich Sauer (1898-1959)

“Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” (Hebreus 12:9).

Estamos vislumbrando 7 características de uma fé provada pela adversidade. Conforme vimos em nossa primeira mensagem, essa fé está sendo desenvolvida de acordo com a infinita sabedoria de Deus em Seus tratos para conosco.

Observamos então uma outra faceta da verdadeira fé: considerar as aflições e provas como caminhos do amor de Deus. Dessa forma, aprendemos como as preocupações e ansiedades são antagônicas à nossa posição como Filhos de Deus.

A seguir, aprendemos que uma fé provada pela adversidades confia, em meio a todo sofrimento, na infalibilidade e fecundidade de todas as decisões da sabedoria de Deus

Uma outra importante característica da verdadeira fé é sempre considerar ‘a permissão de Deus’, mesmo em meio ao turbilhão dos acontecimentos.

Em nossa última mensagem, vimos que a fé provada também se submete, sem críticas, mesmo em meio à trevas inexplicáveis, à autoridade soberana de Deus.

Que fé preciosa é essa, que é desenvolvida na escola do Pai celestial! Vamos continuar aprendendo um pouco mais na próxima mensagem.

A Verdadeira Fé valoriza o sofrimento como uma necessidade de educação, de forma que nossas vidas estejam sendo transformadas na imagem da santidade de Deus

O Pai celestial nos disciplina para “nosso aproveitamento” e para que sejamos “participantes da Sua santidade” (Hb 12:10).

‘Essa necessidade só existe porque algumas coisas prosperam apenas em momentos de dificuldade’. As medidas de Deus para nos ajudar devem algumas vezes ser onerosas ou até mesmo severas.

É verdade o que dizem que ‘pequenas provas nos deixam fora de nós mesmos, mas grandes provações nos trazem de volta para nós mesmos’. Foi aí que o filho pródigo “caiu em si” e disse, “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai”. Isso foi gerado pela fome que ele passou (Lc 15:14-18).

Em todos os momentos de “visitação”, Deus está se esforçando para nos “atrair”.

Ele está nos vendo e está se esforçando para persuadir os Seus fugitivos a retornar para casa, voltar para a casa de seu Pai. Nesse sentido até mesmo os desapontamentos da vida são intencionados para despertar-nos de todas as ilusões que o pecado pode ter nos conduzido.

Uma ilusão comum, por exemplo, é a ideia de que somos muito importantes e que as coisas terrenas da nossa vida são os verdadeiros valores, aquilo que realmente importa.

Os sofrimentos desse mundo são as mãos de Deus, realizando Seu plano para redenção do homem.

O próprio fato de que a terra não pode conceder aquilo que o homem busca e deseja, o livra de suas falsas expectativas e desperta anseios pelo Paraíso perdido.

Assim, os desapontamentos nessa terra ajudam a tornar o homem livre para ansiar pelo celestial, para que finalmente possa confessar: “Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura” (Is 38:17).

Os obstáculos em nossa corrida são planejados por Deus com um propósito cheio de amor para o desenvolvimento de nosso interior, para fortalecer nossos músculos espirituais, e nos dar oportunidade para vitória, nos ajudando a ser transformados em caráter e conduta, para uma semelhança prática com a natureza santa de nosso Alvo Eterno.

Continue a leitura aqui.


Erich Sauer (1898-1959) foi um dos teólogos alemães mais conhecidos deste século. O teólogo britânico F. F. Bruce afirmou que “provavelmente, Sauer era teólogo e professor bíblico mais capacitado nos círculos de irmãos do continente [europeu]“. Seus livros sobre a história da salvação tiveram grande circulação e foram traduzidos para diversos idiomas. Muitos cristãos se beneficiaram de seu trabalho e receberam inestimável ganho espiritual por meio de seus escritos.

Apesar de ter problemas nos olhos, Sauer lia muito. Sua extensa biblioteca testemunhava do seu hábito de leitura. Ele era dotado da capacidade de sintetizar as verdades bíblicas de maneira condensada e estruturada. Mas Erich Sauer também escrevia. Sua grande influência, tanto na Alemanha quanto no exterior, decorreram de sua obra literária. Seus livros não são uma leitura rasa para a hora de dormir, são livros de estudo, contando com muitas referências bíblicas em cada frase ou afirmação.
O tema principal dos escritos de Sauer é a história da salvação de Deus, da criação à perfeição, conforme revelado na Bíblia. “A história do mundo é o andaime da história da salvação.” Para Sauer, a história da salvação não corre de forma paralela ou superior à história mundial, mas é a interpretação da história do mundo a partir da perspectiva de Deus.
Post anterior
Na Arena da Fé – Parte 5
Próximo post
A Arena da Fé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.