A Arena da Fé

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1 Coríntios 9:24-27).

Na palavra de Deus, a carreira cristã é comparada por vezes com uma corrida, ou até mesmo com outros esportes como boxe, por exemplo. Esses termos são claros e vívidos, refletindo as dificuldades e desafios presentes na caminhada daqueles que almejam viver uma vida agradável a Deus.

O fato é que o sofrimento nem sempre se torna útil na nossa vida, porque não compreendemos os tratos do Senhor conosco por meio dessas circunstâncias.

Como José, podemos ter a visão do reino proposto (Gn 37:5-10), mas não podemos pensar que a carreira e o treinamento para esse reino serão fáceis.

“Adiante deles enviou um homem, José, vendido como escravo; cujos pés apertaram com grilhões e a quem puseram em ferros, até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do SENHOR”(Salmo 105:17-19).

A palavra do Senhor é fiel, e precisa ser viva e real em nós. O nosso Senhor, o Rei dos Reis, foi o grande Servo, Aquele que escolheu toda a vontade de Deus. Assim Ele nos ensinou a orar (Mt 6:9-13):

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” – Primeiro o Pai, Seu nome, o Seu reino e Sua vontade. Essa oração do Reino indica o segredo do Senhor.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” –  Dependeremos dEle e confiaremos que Ele proverá aquilo que será suficiente, vivendo pela fé nEle.

Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” – Também teremos que viver aos pés do trono da graça para receber misericórdia (Hb 4:16), conhecendo o grande Sacrifício (Hb 9: 23-28) e o grande Sacerdote (Hb 4:15; 8:1,2), só assim venceremos! Precisamos conhecer o Senhor, o Cordeiro, e então segui-Lo (Ap 7:14; 12:11; 22:14).

Sim, vamos considerar atentamente o Senhor, caso contrário, os primeiros sinais de fadiga nos acometerão (Hb 12:11).

Em tempos difíceis, quando o inimigo oferece tanto, e tudo parece nos conduzir para longe do Senhor, só um conhecimento real dEle poderá nos sustentar e nos levar a prosperar (Dn 11:32).

Que essas mensagens possam ser um bálsamo de conforto para aqueles que estão perplexos, desanimados, talvez até fadigados. O Senhor reina sobre todas as circunstâncias e deseja o bem. Que possamos dizer junto com José: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gn 50:20). Deus tem um propósito, que é muito maior que a nossa visão.

Aos Josués e Calebes, que desejam entrar em Canaã e viver ali! O Senhor já é a nossa herança! “Muitíssima terra ficou para se possuir” (Jo 13:1), contemplemos as riquezas do nosso Cristo, que são insondáveis (Ef 3:8). Corramos a carreira com fé! Atentemos para as palavras dos escritos de Hebreus:

“Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé” (Hb 10:36-38).

Perseveremos em seguir o Senhor, manifestando Sua vida em nosso corpo, para que Ele cresça, enquanto nós diminuímos:

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida” (2 Coríntios 4:7-12).

Com esse encargo em nosso coração, compartilhamos a tradução do capítulo 5 do livro “Na Arena da Fé” (In The Arena of Faith) de Erich Sauer. Esse livro aborda amplamente esse assunto do sofrimento, tendo como pano de fundo o capítulo 12 da epístola aos hebreus.

Por sentirmos que é fundamental em nossos dias termos um entendimento correto dos tratos de Deus conosco, apresentamos aos irmãos o texto para que cada um possa ser renovado, edificado e consolado em sua caminhada. Que possamos ter o entendimento renovado, a visão ampliada, a esperança fortalecida e um novo ânimo a cado desafio. Sim! O Senhor nos trata como Filhos.

Deseja começar a ler a série? Comece aqui.

Post anterior
Na Arena da Fé – Parte 6
Próximo post
Aquietai-vos e Sabei que Eu Sou Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.