Uma Suprema Ambição

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Isaías 6:5)

“A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las” (Provérbios 25:2).

O que diferenciou Isaías das demais pessoas de Judá nos dias do Rei Uzias? Por que ele foi beneficiado com aquela visão majestosa do Senhor dos Exércitos, recebeu visões tão notáveis do propósito de Deus, e foi usado como um porta-voz do Espírito de Deus por tantas gerações? Será que alguns poucos homens e mulheres tem essa prerrogativa? São eles especiais para Deus e verão o Senhor, enquanto os outros serão privados dessa honra?

Um dia, durante a leitura de um livro muito especial sobre oração, vimos uma aplicação do versículo 2 do capítulo 25 de Provérbios de uma maneira nunca vista por nós antes. Sim, o apóstolo Pedro diz que “somos raça eleita, sacerdócio real…” (1 Pe 2:9), e no Novo Testamento temos diversas advertências sobre a possibilidade de reinar com Cristo. O fato é que o verso citado de Provérbios relata uma das atividades principais da “realeza”. Uma das atividades dos reis deveria ser esquadrinhar a Palavra, buscar conhecer a mente do Senhor (veja também Dt 17:18, 19). Na verdade, em Provérbios vemos que o próprio Deus oculta as coisas, mas isso com o propósito de revelar o que escondeu àqueles que realmente tem um coração desejoso de conhecê-Lo.

Como bem disse o profeta Jeremias: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (29:13).

Todas essas exortações nos estimulavam, e o Espírito aos poucos despertava nosso coração. Só que com o passar do tempo, nos sentimos comissionados a compartilhar aquilo que já estávamos recebendo, para que outros também pudessem ser edificados:

O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados” (Mateus 10:17).

A Palavra de Deus tem um valor tão inestimável, que nada deve ser perdido (João 6:12).

A Fonte de Vida

Mas ainda tinha um ponto muito importante, que não pode deixar de ser mencionado. Nossa intenção era compartilhar aquilo que a gente recebia de Deus, sempre com o foco em ESTIMULAR OS IRMÃOS A BUSCAR O SENHOR, conhecer mais e mais da Sua Palavra.

Nossa expectativa era de que, de alguma forma, as pessoas que lessem os posts e conhecessem o site fossem despertadas com o desejo de ler mais a Palavra de Deus, conhecer mais de Jesus, ir até a Fonte da Vida. Existe um irmão já bastante idoso, que a gente respeita muito, que ao ser perguntado sobre alguma coisa, diz: “Se a sua pergunta for muito importante, acho que você não devia fazer para mim, devia fazer para Jesus”.

Compreendemos que hoje precisamos desesperadamente voltar à Fonte (Jr 17:13), às veredas antigas (Jr 6:16). Entendemos que é muito fácil criar um hábito de ir até conselheiros humanos para responder nossas perguntas, curiosidades e solucionar nossos problemas. Com o tempo, isso pode se tornar até um impedimento para conhecer mais do Senhor. Isso porque nos acostumamos de ir atrás dos homens e nunca ir direto à Fonte, buscando uma resposta diretamente do Senhor. Sei que no início é muito difícil, mas com o tempo vale muito o esforço. Todo relacionamento é assim.

Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jeremias 2:13).

Além de tendermos a deixar de buscar diretamente na Fonte de águas vivas, cavamos nossas próprias cisternas, que não retêm as águas, ou seja, não satisfazem. A única fonte de água viva é o próprio Senhor Jesus (João 4:14; João 7). Sem Ele, nunca ficaremos satisfeitos.

Então, essa é a nossa identidade enquanto cristãos – ser apenas como “uma voz” que declara que Cristo está vivo, que Ele é a resposta para todas as nossas perguntas.

Uma Resposta com Perguntas

Se lermos o livro de Jó, perceberemos que ele sofreu muito e tinha muitas perguntas. Mas, ao chegarmos à resposta de Deus para ele, perceberemos que foi um monte de outras perguntas. Nada do que Jó perguntou foi respondido por Deus, mas recebeu de volta, como resposta de Deus, mais um tanto de perguntas. Então, o que mudou a vida de Jó e que satisfez toda a sua vida, não tendo mais perguntas para fazer ao Senhor? Foi o fato de que ele viu o Senhor. “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5). Ele percebeu que não precisava de nenhuma resposta para suas perguntas, mas precisava ver e conhecer o Senhor.

A vida cristã não consiste em ter a resposta para as nossas perguntas, em saber “a regra do jogo”, o que posso e o que não posso fazer. Como o termo mesmo diz, a vida cristã é uma vida com Cristo. É um caminhar com Ele, um relacionar com Ele. O Senhor Jesus nos deixou o Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas, falar ao nosso coração. Fazemos e deixamos de fazer certas coisas pelo Senhor não porque assim diz a regra, mas porque, andando com Ele, o Espírito Santo nos incomodou, nos falou e dentro de nós somos convencidos que aquilo deve ou não deve ser feito.

Assim, precisamos urgentemente conhecer o Senhor como um amigo. Convivendo com Ele, certamente “saberemos” o que Lhe agrada. Conhecer o Senhor leva toda a nossa vida – precisamos cavar na Palavra, ter um coração humilde, ser como servos, gastar tempo com Ele, deixar Ele responder nossas dúvidas quando Ele quiser – mas certamente seremos as mais felizes das criaturas!

Quando dizemos “cavar na Palavra”, não nos referimos propriamente a buscar na Bíblia respostas para nossas perguntas, mas buscar o próprio Cristo que está escondido nas páginas da nossa Bíblia. Muitos lêem a Palavra de Deus como se lê um livro qualquer, chegando ao final da leitura, dizendo: “entendi” ou “não entendi”. Entretanto, não é esse o propósito da leitura da Palavra de Deus, mas é de, ao ler e meditar nela, possamos dizer: “encontrei o meu Amigo e Amado Jesus na minha leitura da Palavra. Tem muita coisa que não compreendi do que estava escrito, mas minha busca valeu, porque antes ‘eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem’”.

Então, entendemos que o propósito para o qual Jesus nos chamou não é de responder as perguntas das pessoas, mas, de alguma forma, estimula-las a buscar conhecer o nosso Amado Jesus em Sua Palavra. Tudo o que escrevemos e publicamos no site ou blog tem esse propósito – despertar nos irmãos o desejo por encontrar Jesus em Sua Palavra. Existe alguém maior que Salomão, e Ele enviou um Consolador, que iria ouvir de Deus e nos falar. A palavra de Deus também O revela. Na verdade, conhecer a pessoa Dele é a resposta. Cremos que isso realmente vai solucionar todas as nossas dúvidas, mesmo que, como aconteceu com Jó, nossas perguntas não sejam respondidas.

No Novo Testamento, em Mateus 21 e 22, vemos os fariseus interrogando o Senhor Jesus de diversas maneiras. Se prestamos bastante atenção, veremos que o Rei dos Reis usa o mesmo método do Pai com os questionadores fariseus. Ele faz uma pergunta como resposta à pergunta eles, as quais eles não conseguem responder:

Que pensais vós do Cristo? De quem é filho?.. E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas” (Mt 22:41-46).

A Palavra Semeada em Boa Terra

É verdade que temos dúvidas, os discípulos tiveram dúvidas, e algumas delas, o Senhor respondeu, outras Ele só responderá quando pudermos suportar (Mt 13:10,11; Mt 13:36; At 1:6,7; Jo 16:12). Ele é o Mestre dos Mestres!

Por isso, talvez a melhor maneira de ler a Palavra de Deus seria começando sem perguntas na cabeça, mas com um desejo no coração de conhecer a Pessoa do Senhor. Quando a gente encontra alguém que ama muito, melhor é desfrutar da companhia dessa pessoa, ouvir, e depois, quem sabe, perguntar.

Um trecho da Palavra muito edificante reflete esse coração, um coração rico e frutífero no reino de Deus, louvado pelo próprio Senhor:

“Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:40-42).

Post anterior
Na Arena da Fé – Parte 3
Próximo post
Na Arena da Fé – Parte 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.