Há Alguma Palavra do Senhor?

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Mandou o rei Zedequias trazê-lo para sua casa e, em secreto, lhe perguntou: Há alguma palavra do SENHOR? Respondeu Jeremias: Há. Disse ainda: Nas mãos do rei da Babilônia serás entregue” (Jeremias 37:17).

Jeremias estava preso no momento em que foi indagado a respeito de uma palavra do Senhor pelo rei Zedequias. Ele profetizou entre o povo de Israel em um momento crítico. O povo vivia em grande apostasia, conforme podemos perceber pelo próprio efeito que suas palavras causaram ao povo quando ele as entregou. Ele viveu em um tempo de grande oposição e frieza, e foi um vaso fundamental naquela geração.

Em seu comissionamento, o Senhor garantiu a ele que colocaria em sua boca as palavras que deveria dizer, e lhe daria forças para enfrentar todas as oposições que ele encontraria. A profecia de Jeremias vinha para restauração do povo, e para tanto deveria arrancar, derribar, antes de edificar e plantar (Jr 1:5-10). O seu ministério foi muito penoso para ele, lhe custou sua liberdade, sua possibilidade de constituir uma família, e até mesmo ver o cumprimento de sua tão importante profecia de 70 semanas. Entretanto, sabemos que pessoas como Jeremias são pilares na história do propósito de Deus.

Nos momentos de grande apostasia, Deus usou seus luzeiros para trazer esperança para seu povo. Samuel veio reavivar a palavra profética em um momento em que ela era muito rara, e as visões não eram frequentes (1 Sm 3:1). Elias foi treinado na escola do deserto, e foi trazido à Israel no momento exato para combater a apostasia provocada por Acabe e Jezabel, evidenciando que o seu Senhor, o Deus vivo era o Senhor! (1 Rs 17:1). Ezequiel e Daniel viveram no exílio, mas desempenharam o seu papel ali, admoestando e denunciando o pecado do povo, preparando o remanescente para o retorno a Jerusalém. A história é marcada por vasos conhecidos e desconhecidos que trilham os caminhos do Senhor, e não permitem que Sua palavra se apague nessa terra corrupta e desviada Dele.

Será que hoje conhecemos o tempo em que vivemos? Sabemos qual é a palavra para a nossa geração? Se formos indagados, como foi Jeremias, saberemos responder sem hesitar qual é a palavra do Senhor, mesmo que isso custe nossa reputação, liberdade, amizades, e imagem diante das pessoas? Que o Senhor nos ajude, e que possamos depender Dele nesses dias tão difíceis. Que possamos honrar nosso Senhor e ser encontrados fiéis. Ele já nos comissionou, nos garantiu que nos daria o Seu poder e Seu Espírito para que pudéssemos responder a essas questões:

“Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho. Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. De todos sereis odiados por causa do meu nome. Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”. (Lc 21:12-19).

Que possamos viver dependendo diariamente de Sua graça, e assim que possamos ser encontrados fiéis pelo nosso Mestre quando Ele voltar! Amém! Vem, Senhor Jesus!

Post anterior
O Caminho da Cruz – Parte 2
Próximo post
Propósito na Oração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.