T. Austin-Sparks
O irmão T. Austin-Sparks considerava que, de todos os livros publicados pelo seu ministério, esse tocava mais profundamente nas raízes e fundamentos da nossa vida em Cristo com Deus.
Ele ainda relata que escreveu esse livro “na bigorna dos profundos e drásticos tratos de Deus com Seu vaso. Não se trata apenas de doutrina, mas uma experiência. Somente aqueles que realmente considerarem o assunto seriamente com Deus serão capazes de suportar as dores que envolvem sua leitura”.
Nele, o irmão T. Austin-Sparks tenta nos ajudar a compreender um pouco dos tratos do Senhor conosco, quando estamos passando por caminhos muitas vezes aparentemente inescrutáveis em nossa jornada espiritual. Com sua aguçada percepção espiritual gerada, como ele mesmo disse, em sua própria experiência espiritual, ele nos apresenta essa escola, nosso Mestre e principalmente, o grandioso Objeto e propósito de nossa educação espiritual.
“O que Deus está fazendo comigo? Está preparando um caminho para o Seu Filho, limpando o terreno para enchê-lo da plenitude de Cristo” (cap 1).
“A obra do Espírito Santo é nos conformar a Cristo, nos fazendo tomar Sua forma, formando Cristo em nós. Entretanto Cristo sempre será diferente de nós, e sendo assim, sempre haverá uma demanda para fé. Você espera chegar a um ponto nesta peregrinação terrena onde poderá dispensar a fé? Esta é uma falsa esperança. A fé será uma demanda, até mesmo nos últimos momentos de nossa vida, diria que talvez até em maior medida que outrora” (cap 2).
“Deus sempre mantém a revelação de Si mesmo em Cristo atrelada a situações práticas. Nós jamais poderemos obter uma revelação que não esteja ligada à alguma necessidade. Não poderemos obtê-la simplesmente como uma questão de informação” (cap 3).
“Cada porção de luz real que está na direção daquela suprema refulgência, a revelação da glória de Deus em nós e através de nós, cada ponto dessa luz está em Cristo Jesus, e só poderá ser obtida nEle se o homem natural for deixado totalmente de lado, e um novo homem for trazido à existência, com novas faculdades espirituais” (cap 5).
“Assim, aceitar a dificuldade, seja qual for, dia após dia, é o caminho no qual aprendo a Cristo, e esse é o processo da luz, da luz da vida, de conhecer, ver, e chegar à plenitude. Nós jamais podemos ver e conhecer nada à parte da Cruz. A Cruz precisa limpar o terreno desta vida natural” (cap 5).
“Na Escola de Cristo o Espírito Santo é o grande Mestre, e Cristo a grandiosa lição… Qual é o significado da Unção do Espírito Santo? Nada mais e nada menos do que o Espírito Santo assumindo Seu lugar como absoluto Senhor. A Unção representa a liderança absoluta do Espírito Santo….A primeira coisa que a Unção significa e seu sentido mais preeminente é que debaixo dela nós não poderemos fazer absolutamente nada, mas apenas aquilo que a Unção nos dirigir. A Unção tira todas as coisas de nossas mãos.” (cap 7).
Sobre o autor
T. Austin Sparks (1888-1971) nasceu em Londres e estudou na Inglaterra e na Escócia. Aos 25 anos, iniciou seu ministério pastoral, que perdurou por alguns anos, até que, depois de uma crise espiritual, o Senhor o direcionou a abandonar aquela forma de ministério, passando a segui-Lo integralmente naquilo que parecia ser “o melhor que Deus tinha para ele”. Sparks foi um homem peculiar, que priorizava os interesses do Senhor em vez do sucesso do seu próprio ministério.
Sua preocupação não era atrair grandes multidões, mas ansiava desesperadamente por Cristo como a realidade de sua pregação. Por isso, suas mensagens eram frutos de sua visão e intensas experiências pessoais. Ele falava daquilo que vivenciava, e sofria dores de parto para que aquela visão se concretizasse primeiramente em sua própria vida. Pelo menos quatro linhas gerais podem ser percebidas em suas mensagens: (a) o grandioso Cristo celestial; (b) O propósito de Deus focado em ganhar uma expressão corporativa para Seu Filho; (c) a Igreja celestial – a base da operação de Deus na terra e (d) a Cruz – o único meio usado pelo Espírito para tornar as riquezas de Cristo parte da nossa experiência.
Sparks também acreditava que os princípios espirituais precisavam ser estabelecidos por meio da experiência e do conflito, quando finalmente seriam interiorizados no crente, tornando-se parte de sua vida. Sparks desejava que aquilo que recebeu gratuitamente fosse também assim repartido, e não vendido com fins lucrativos, contanto que suas mensagens fossem reproduzidas palavra por palavra. Seu anseio era que aquilo que o Senhor havia lhe concedido pudesse servir de alimento e edificação para os seus irmãos. Suas mensagens são publicadas ainda hoje no site www.austin-sparks.net e seus livros são distribuídos gratuitamente pela Emmanuel Church.