O Grandioso Cristo

Print Friendly, PDF & Email

“O Grandioso Cristo” é uma coletânea de extratos selecionados do livro “In Christ Jesus” (Introdução, pág 10 e 11), de A. T. Pierson e do artigo “The Unveiling of Jesus Christ, de T. Austin-Sparks.

Arthur T. Pierson (1837-1911) e T. Austin-Sparks (1888-1971)

***

“Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, EM QUEM todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2:1-3).

***

A Palavra de Deus é como uma exposição de arte adornada com tributos ao bendito Cristo de Deus, o Salvador da humanidade! Nela vislumbramos o retrato profético dAquele que viria, e também temos uma descrição dessa Pessoa que, de fato, veio até nós. Temos os tipos do sacrifício, e também vemos o Cordeiro derramando Seu sangue – a Pessoa para Quem todos os sacrifícios apontavam. As Escrituras nos apresentam pessoas ou eventos, mas todos apontam para a mais grandiosa das Pessoas e o principal dos eventos, o ponto de virada da história. Parábolas, poemas, lições, narrativas simples, exposições e explicações preenchem, com significado Divino, os mistérios que foram ocultos por eras, aguardando a chave que os revelaria. Entretanto, um olho com discernimento pode encontrar Sua Pessoa – o Messias indicado por Deus, o Cristo ungido – em toda a forma, costume, ainda que esteja disfarçado em um fato ou ornamento, alegoria ou narrativa.

Toda a graciosidade humana que já existiu não foi nada além de uma fraca indicação ou reflexo de Sua beleza – um reflexo dessa Pessoa em Quem toda a graça foi consignada e entronizada. Nenhuma virtude sequer pode ser vista sem remeter à Sua encantadora beleza. Tudo que é glorioso é apenas um estágio de Sua infinita excelência, assim como toda a verdade e santidade encontradas nas Escrituras Sagradas são apenas um novo tributo à Sua Pessoa, que é a Verdade, o Santo de Deus.

Essa linguagem não é exagerada, pois nesse tema é impossível exagerar! Mesmo o mais elevado superlativo da linguagem humana é insuficiente para comunicar Sua dignidade Divina e Sua glória, que é tão indescritível, ao ponto de fazer com que os querubins e serafins se dobrem diante dela, ocultando suas faces e cobrindo seus pés.

Quanto mais perto chegarmos do próprio trono onde essa Majestade se assenta, mais atônitos ficaremos, em absoluto silêncio. Quanto mais dEle conhecermos, maior consciência teremos de que pouco sabemos, porque aquilo que está por conhecer nos parecerá mais amplo e ilimitado. A evidência mais patente do selo de Deus em Sua Palavra escrita reside no fato de que em todo o seu conteúdo, desde Gênesis até Apocalipse, poderemos encontrar Cristo, e nada mais pode estabelecer a chancela Divina na Palavra viva do que o fato de que somente Ele pode explicar e revelar o seu conteúdo.

Um Grande Salvador

Creio que teríamos melhores convertidos lhes apresentássemos um Cristo mais grandioso! 

O que realmente significa nascer de novo para qualquer um que não conhece a experiência da salvação em Jesus Cristo? Eu diria: Jesus é seu Salvador, é Quem perdoa seus pecados e realiza tantas outras coisas em você…mas Ele é muito, muito maior do que qualquer coisa que você puder imaginar! 

A grandeza da salvação depende da medida do Salvador. Se você quer uma tão grande salvação, precisa ver o grandioso Salvador! Lembre que por causa daquilo que Ele é, você não precisa temer depositar sua confiança nEle. Você não precisa temer não ser capaz de “prosseguir”! Não, Ele é capaz de sustentar você – Ele é grandioso o suficiente! Nós precisamos de um desvendar da grandeza de Jesus Cristo para termos cristãos melhores.

Só existe um caminho para a restauração de nossas perdas, declínios, fracassos espirituais e para a libertação de tudo que é abominável diante de Deus. Existe só um caminho: ver Sua grandeza. Não é possível ter uma revelação da grandeza de Jesus Cristo e permanecer uma pessoa pequena! Que possamos ser alargados, enobrecidos, libertos de toda a nossa pequenez! Mas como? Com uma nova compreensão da Sua grandeza – isso é tudo!

E então, se estivermos sofrendo, conhecendo adversidade e provação; se as nuvens parecerem se acumular acima de nós, como vamos conseguir chegar do outro lado? Somente pedindo e buscando em oração por essa nova revelação de coração, esse novo desvendar de Jesus Cristo, isso certamente bastará!

 

Gostou? Você também pode gostar de: A Grandeza do Filho ou  A Revelação de Jesus Cristo.

 


A. T. Pierson (1837-1911) foi pastor, editor, escritor e mestre fiel da Palavra. Durante seu ministério, foi um líder entusiástico de missões, dedicando-se a atividades evangelísticas e ensino da Palavra de Deus. Foi amigo de C. I. Scofield, D. L. Moody, George Muller, A. J. Gordon e C. H. Spurgeon. Ele foi um dos autores de uma das mais conhecidas biografias de George Muller – “George Muller of Bristol”. Também sucedeu C. H. Spurgeon no púlpito do Metropolitan Tabernacle no período de 1891 a 1893. Apesar de sua extensa obra literária, temos poucos títulos traduzidos para a língua portuguesa, um deles é o livro “Chaves para o Estudo da Palavra”, publicado pela Edições Tesouro Aberto.
T. Austin Sparks (1888-1971) nasceu em Londres e estudou na Inglaterra e na Escócia. Aos 25 anos, iniciou seu ministério pastoral, que perdurou por alguns anos, até que, depois de uma crise espiritual, o Senhor o direcionou a abandonar aquela forma de ministério, passando a segui-Lo integralmente naquilo que parecia ser “o melhor que Deus tinha para ele”. Sparks foi um homem peculiar, que priorizava os interesses do Senhor em vez do sucesso do seu próprio ministério. Sua preocupação não era atrair grandes multidões, mas ansiava desesperadamente por Cristo como a realidade de sua pregação. Por isso, suas mensagens eram frutos de sua visão e intensas experiências pessoais. Ele falava daquilo que vivenciava, e sofria dores de parto para que aquela visão se concretizasse primeiramente em sua própria vida. Pelo menos quatro linhas gerais podem ser percebidas em suas mensagens: (a) o grandioso Cristo celestial; (b) O propósito de Deus focado em ganhar uma expressão corporativa para Seu Filho; (c) a Igreja celestial – a base da operação de Deus na terra e (d) a Cruz – o único meio usado pelo Espírito para tornar as riquezas de Cristo parte da nossa experiência. Sparks também acreditava que os princípios espirituais precisavam ser estabelecidos por meio da experiência e do conflito, quando finalmente seriam interiorizados no crente, tornando-se parte de sua vida. Sparks desejava que aquilo que recebeu gratuitamente fosse também assim repartido, e não vendido com fins lucrativos, contanto que suas mensagens fossem reproduzidas palavra por palavra. Seu anseio era que aquilo que o Senhor havia lhe concedido pudesse servir de alimento e edificação para os seus irmãos. Suas mensagens são publicadas ainda hoje no site www.austin-sparks.net e seus livros são distribuídos gratuitamente pela Emmanuel Church.
Post anterior
O testemunho de Deus na Sua palavra
Próximo post
Nas pegadas do Cordeiro – 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.