A Vida Substituída de Hudson Taylor

Print Friendly, PDF & Email

‘A Vida Substituída de Hudson Taylor” é uma coletânea de extratos selecionados do capítulo 14 do livro “O Segredo Espiritual de Hudson Taylor”, de Howard Taylor (esgotado). Nesse relato, ele compartilha como teve sua vida mudada, e como passou a desfrutar de uma maior intimidade com o Senhor.

***

Hudson Taylor (1832-1905)

“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva… Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:10; 13-14).

“Queria muito poder conversar sobre o caminho a santidade. Quando você me falava sobre isso, era o assunto que entre todos ocupava mais o meu pensamento, não por qualquer coisa que eu tivesse lido, nem por uma consciência de fracasso – mas por uma constante necessidade de alcançar aquilo que sentia que deveria ser o alvo; uma inquietação, uma luta infindável para achar o modo de manter continuamente aquela comunhão e companhia com Deus que às vezes era tão real, porém mais frequentemente era tão utópica, tão distante da realidade!…

Mas, sabe, agora acho que essa luta, essa esperança de melhores dias futuros não é o caminho verdadeiro para a santidade, felicidade e utilidade. É melhor, sem dúvida, muito melhor do que nos satisfazermos com realizações pequenas e pobres, mas não é o melhor de tudo, no final das contas. Impressionou-me o trecho de um livro… com o nome Cristo é Tudo. Diz assim:

“O Senhor Jesus recebido é o início da santidade; o Senhor Jesus bem-amado é a santidade em progresso, o Senhor Jesus com a certeza de que nunca está ausente seria a santidade completa. É mais santo aquele que tem mais de Cristo dentro de si, e maior alegria na obra realizada. É uma fé defeituosa aquela que obstrui os pés e causa muitas quedas”. 

A Vida Substituída

Acho que esta última fase está bem de acordo com o que penso. Quero viver para deixar meu amado Salvador operar em mim a Sua vontade, a minha santificação, pela Sua graça. ‘Habitar nEle’, não lutar e nem me debater, mas erguer a Ele os meus olhos; confiar nEle para ter poder no presente;… descansar no amor do Salvador onipotente, no gozo de uma salvação completa ‘de todo pecado’ – isto não é novo, mas é novo para mim.

Sinto como se o raiar de um glorioso dia viesse sobre mim. Saúdo-o com temor, ainda que confiante. Pareço ter chegado somente até a margem, porém, estou diante de um mar ilimitado; e dele só provei uma gota de algo que satisfaz completamente. Cristo é literalmente tudo para mim, agora, o poder, o único poder para o serviço, o único fundamento para a alegria inabalável…

Então, como fazer para que a fé creça? É só pensar em tudo que Jesus é, e em tudo o que Ele é para nós: Sua vida, Sua morte, Sua obra, Sua pessoa revelada a nós na Palavra –  esse deve ser o assunto constante de nossa meditação.

Não é uma luta para obter fé… e sim a contemplação dAquele que é fiel. Essa parece ser a única coisa necessária: descansar inteiramente no Amado, no tempo e na eternidade”. 

Gostou do artigo “A Vida mudada de Hudson Taylor”? leia mais artigos relacionados ao autor aqui.


James Hudson Taylor (1832-1905)

Foi um médico inglês grandemente usado pelo Senhor para disseminar o Evangelho no interior da China. Seu grande segredo era cultivar o hábito simples de buscar constantemente o Senhor para o suprimento de todas as suas necessidades temporais e espirituais.

Seu filho Howard Taylor escreve em sua biografia que, apesar de sua pequena estatura e limitações físicas que o deixava com pouca energia, Hudson Taylor era um médico muito eficiente e um homem muito ativo em suas tarefas cotidianas – sabia cuidar de um bebê, preparar refeições, cuidar das finanças e consolar doentes e aflitos – tudo isso com a mesma segurança que se lançava em grandes empreendimentos. Ele foi um pai de família, com grandes responsabilidades e era um homem muito prático, vivendo uma vida que sofria constantes mudanças.

Acima de tudo, Taylor soube pôr as promessas de Deus à prova, atestando que era possível viver uma vida espiritual íntegra, em um nível muito elevado. Dezenas de milhares de almas foram ganhas para Cristo em muitas províncias chinesas que, até então, nunca tinham sequer conhecido um missionário. Cerca de mil e duzentos homens e mulheres trabalhavam em sua Missão para o Interior da China, dependendo somente de Deus para suprir todas as suas necessidades, pois viviam sem compromisso fixo de salário. Ele andava com Deus numa progressão contínua.

“Nunca fiz um sacrifício”, disse Hudson Taylor, recordando sua vida. De fato, se conhecermos seu testemunho, descobriremos que esse foi um elemento marcante em toda a sua trajetória. No entanto, Taylor entedia que as compensações de cada renúncia eram reais e duradouras, e que quando tratamos com Deus “de coração para coração”, negar-se a si mesmo sempre significa RECEBER.

Seu livro “Cântico dos Cânticos – União e comunhão pessoal com Cristo” retrata muito o seu coração, e foi um maravilhoso legado deixado pelo Senhor para a Igreja.

Post anterior
Jesus Cristo, nossa sabedoria
Próximo post
Sustento do alto

1 Comentário. Deixe novo

  • Glória a Deus!!
    “Estou diante de um mar ilimitado, e dele só provei uma gota de algo que satisfaz completamente. Cristo é literalmente tudo para mim….”…uauuu… que revelação…que vida transformada…que entrega…desfrutar da plenitude de Cristo….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.