O artigo “Jesus Cristo, nossa sabedoria” é uma compilação de extratos selecionados do capítulo 7 do livro “Permanecei em Cristo”, de Andrew Murray, publicado pela Edições Tesouro Aberto.
***
Andrew Murray (1828-1917)
“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Coríntios 1:30).
Jesus Cristo não é apenas Sacerdote para nos comprar e Rei para nos guardar, mas Ele também é Profeta para revelar-nos a salvação que Deus preparou para aqueles que O amam. Como foi na criação, quando Deus primeiramente disse “haja luz” para que as demais obras do Criador tivessem vida e pudessem manifestar sua beleza, assim também no texto acima, a sabedoria é mencionada primeiro, como sendo o tesouro no qual serão encontradas as três preciosas dádivas que se seguem: justiça, santificação e redenção.
A vida é a luz do homem. Cristo nos torna participantes da vida eterna, revelando-nos e fazendo-nos contemplar a glória de Deus na Sua própria face. Por intermédio do conhecimento concedido por Cristo, a salvação vem.
Quem habita nEle tem a sua vida espiritual guiada por Cristo, a sabedoria de Deus, e Ele mesmo lhe comunicará, na forma de conhecimento, tudo o que for necessário saber. As bênçãos preparadas para nós em Cristo não podem ser obtidas como dons especiais desassociadas do permanecer nEle. Em Cristo, o Dom Inefável, todos os demais dons estão entesourados.
Quão frequentemente você tem anelado por sabedoria e entendimento espiritual para conhecer Deus melhor? O conhecimento de Deus é a própria vida eterna! Permanecei no Senhor Jesus: sua vida nEle resultará em uma vida de comunhão com Deus, na qual poderá experimentar o verdadeiro conhecimento de Deus.
Há momentos em que mil perguntas surgem, e o intento de respondê-las torna-se canseira e enfado. Isso ocorre porque nos esquecemos de que estamos em Cristo, Quem Deus constituiu para ser nossa sabedoria. Quando o coração e a vida forem adequados – quando estiverem arraigados em Cristo – o conhecimento fluirá na medida certa, conforme a vontade de Cristo. Por outro lado, se não permanecermos em Cristo, o conhecimento não será proveitoso e até mesmo será nocivo, pois a alma se satisfará com pensamentos a respeito da verdade, mas não receberá a própria verdade em todo o seu poder.
Portanto, cristão, habite em Cristo como sua sabedoria, e com toda confiança, espere receber dEle o ensinamento necessário para levar uma vida que glorifique o Pai.
Em toda sua relação com a bendita palavra, lembre-se da mesma verdade: permaneça no Senhor Jesus, que é a sua sabedoria. Estude profundamente a Palavra escrita, mas empenhe-se ainda mais por conhecer a Palavra viva, pois você pertence a Deus em Cristo, o Verbo que se fez carne. O Senhor Jesus – a sabedoria de Deus – somente pode ser conhecido por meio de uma vida de confiança e obediência. As palavras que Ele pronuncia são espírito e são vida para aqueles que vivem nEle. Portanto, toda vez que ler, ouvir ou meditar na Palavra, assegure-se de que tenha tomado posse de sua verdadeira posição. Primeiramente, perceba sua união com Ele, que é a sabedoria de Deus. Saiba que está sendo treinado diretamente por Ele. Recorra à Palavra, permanecendo nEle, que é a fonte de luz divina – na Sua luz você verá a luz.
Lembre-se que o ensinamento e a condução não vêm de fora, mas é por intermédio de Sua vida em nós que a sabedoria de Deus opera a Sua obra em nós.
Com frequência recolha-se para o aposento mais íntimo do coração, aonde a suave voz do Espírito só pode ser ouvida se tudo mais estiver quieto. Mesmo em meio à mais densa escuridão e aparente solidão, permaneça firme, com confiança inabalável, na certeza de que Ele mesmo concede, de que Ele é a luz e o guia daqueles que são Seus.
Andrew Murray (1828-1917) foi pastor, escritor e missionário sul-africano, educado na Universidade de Aberdeen, Escócia, e na Universidade de Utrecht, Holanda. Andrew Murray foi um dos líderes do avivalismo missionário na África do Sul. Durante os últimos 28 anos de sua vida, foi considerado o pai do Movimento Keswick na África do Sul. Ele foi muito influenciado pelos escritos de William Law, Madame Guyon, Jessie Penn-Lewis e T. Austin-Sparks. Seu ministério enfatizava a necessidade da habitação em Cristo. Ele nos deixou um precioso legado literário de aproximadamente 240 livros sobre vida cristã e vida devocional. Algumas de suas obras foram traduzidas e são publicadas na língua portuguesa: Permanecei em Cristo, Com Cristo na Escola de Oração, A Vida Interior, Escola da Obediência, Humildade, a Beleza da Santidade e O Espírito de Cristo.