A Vitória sobre Amaleque é ganha por Deus

Print Friendly, PDF & Email

Major W.Ian Thomas

“Dai ouvidos… ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus” (2 Cr 20:15).

Verificamos que depois que o Espírito Santo é restaurado ao espírito humano do pecador perdoado, o Seu ofício consiste em inundar novamente a sua alma, restabelecendo ali o senhorio do Senhor Jesus Cristo na área da mente, das emoções e da vontade, a fim de que a sua personalidade inteira fique à disposição Dele. Assim, ele volta a habitar na sua humanidade redimida, e o seu corpo pode tornar-se o templo do Deus vivo.

Não obstante, há uma imediata resistência por parte da carne. “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si…” (Gl 5:17). A carne opõe-se a cada tentativa envidada pelo Espírito de Deus para conduzir o crente pelo caminho da maturidade espiritual. Desde o começo de sua caminhada cristã, como uma barreira no caminho do cristão, acha-se Amaleque!

“Com isso ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã estarei eu no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque” (Ex 17:9,10)

Em obediência às ordens recebidas, Josué foi para o campo de batalha e ofereceu luta ao inimigo; todavia o resultado da batalha não dependia dele, porquanto “Quando Moisés baixava a mão, prevalecia Amaleque” (Ex 17:11). O princípio aqui exposto é bem claro – a vitória sobre Amaleque tem de ser concedida por Deus; não pode ser conquistada, só pode ser recebida, e isso mediante a apropriação feita pela fé.

Existe um número incalculável de crentes que lutam num conflito que já está perdido, porquanto tentam com as suas próprias forças vencer as sutilezas do pecado. Essa é uma batalha em que você poderá empenhar-se todos os dias de sua existência. Mas desde já posso dizer-lhe que nunca sairá vencedor desta maneira! Essa é uma batalha que já está perdida desde o primeiro Adão, que foi criado como alma vivente e morreu; mas o último Adão, Jesus Cristo, já derrotou o pecado, a morte e o inferno, incluindo o próprio Satanás! Por que você não aceita, da parte do Senhor, a vitória que Ele já conquistou? A vitória sobre a carne não se destina a ser alcançada, mas é para ser recebida. 

“Digo, porém: Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5:16). Não importa o que o esteja ameaçando, você no Espírito poderá voltar-se para o inimigo e encará-lo. Em outras palavras, andar no Espírito equivale a tomar pela fé, como fato consumado, aquela vitória que Ele lançou em nosso crédito; e Deus vindicará esse recebimento, e o tornará real na sua experiência.

Ora, o diabo gosta de inverter a verdade e transformá-la em uma mentira; e provavelmente o que ele vem dizendo para muitos é o seguinte: “Procura não cumprir a concupiscência da carne, e então andarás no Espírito”, como se esta última parte fosse uma recompensa em vista da primeira. Satanás sabe que dessa maneira poderá conservar o crente ocupado e preocupado CONSIGO MESMO, ao invés de FIXAR OS OLHOS EM CRISTO. 

Nada existe de tão patético ou nojento como a tentativa da carne de ser santa! A carne tem uma inclinação pervertida de querer obter aquela retidão por sua justiça-própria. Ora, a justiça-própria será sempre uma justiça consciente de si mesma; e a justiça consciente de si mesma será sempre maculada pelo louvor que ela receberá de si mesma. 

O diabo não se importa se você é extrovertido ou introvertido, se você consegue sucesso ou fracassa em suas tentativas movidas pela energia da carne, se você se deixa envolver em auto-compaixão ou de louvor próprio, porque ele sabe que em AMBOS OS CASOS você estará preocupado CONSIGO MESMO, e não COM CRISTO. Você será um EGOCÊNTRICO, e não CENTRALIZADO EM DEUS!

Por esse motivo é que Satanás procura persuadir os crentes que o “andar no Espírito” é simplesmente uma consequência do esforço piedoso do indivíduo que procura não cumprir a “concupiscência da carne”, da qual o diabo é o autor. Desse modo, confundindo sutilmente os meios com o fim, ele rouba do crente aquilo que sabe ser a única possibilidade que este tem de vitória. Essa é uma batalha já perdida.

Por outro lado, o que Deus lhe determina na Sua Palavra é isto: “Andai no Espírito…”, ou seja, em uma atitude de total dependência Dele, e assim “jamais satisfareis à concupiscência da carne” – pois você estará desfrutando, por meio Dele, da vitória que Cristo já obteve. Portanto, andar no Espírito não é uma recompensa – é o meio para atingir o fim! Consiste em usufruir da Vida Redentora de Cristo.

Quando o crente dá cada passo em atitude de completa dependência ao Senhor Jesus Cristo, que nele habita por meio do Seu Espírito, então o Espírito de Deus celebra no crente, a vitória que já foi conquistada por Cristo sobre o pecado, sobre a morte e sobre Satanás. 

Extraído do livro “Salvos pela Vida de Cristo” – cap.7 – Major W.Ian Thomas

Post anterior
A Rocha Ferida e Amaleque
Próximo post
Amaleque e sua História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.