A Nossa Vocação

Print Friendly, PDF & Email

Major W. Ian Thomas

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo…” (Rm 12:1).

Quando aconteceu a sua Belém? Se você é regenerado, isso se deu no dia em que Jesus Cristo foi formado em você! (Ver Gálatas 4:19). Foi então que Cristo veio tomar residência e habitar em sua humanidade redimida, na forma de Deus, por meio de Sua graciosa presença, através do Espírito eterno; de modo que o seu corpo se tornou “santuário do Deus vivo”, e você foi acrescentado àquele corpo coletivo que se chama Igreja, a qual é descrita por Paulo na epístola aos Efésios como “…habitação de Deus no Espírito” (Ef 2:22). Por conseguinte, se você tem a vida eterna, isso significa que você possui Alguém, Jesus Cristo, e que a vida que você possui procede dEle.

Em que direção segue essa vida? Se você morresse fisicamente esta noite, o que lhe aconteceria? A Bíblia diz que você haveria de “deixar o corpo” a fim de ir “habitar com o Senhor” (2 Co 5:8). Você iria para Cristo, cuja vida ressurreta você já desfruta agora, proporcionada pelo Seu Espírito Santo, que habita no seu íntimo.

Se o Senhor Jesus tivesse de voltar hoje, como bem pode ocorrer, você não precederia os que já dormiram em Jesus, na morte física, mas seria arrebatado juntamente com eles “…entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares…” (1 Ts 4:17). E também, nesse caso, iria para Aquele de cuja vida ressurreta você desfruta agora. Por conseguinte, quer o crente durma em Jesus Cristo, quer fique vivo e permaneça na terra até a Sua vinda, aquela vida eterna que já possui, tanto procede do Senhor como segue para o Senhor.

E o que existe entre esses dois extremos? Vale dizer, entre sua Belém e o seu monte das Oliveiras? Será o período de trinta e três anos? Bem poderia ser! Ou três anos, ou cinquenta anos, ou seis semanas. Entretanto, seja qual for o período de tempo que você permanecerá fisicamente vivo sobre a terra, habitado por Jesus Cristo mediante o Seu Espírito eterno – muitos ou poucos anos – essa será a sua vocação! Esse é o propósito para o qual você, como homem, vive sobre a terra – para que Cristo possa ter, em você e agora mesmo, a Sua herança, enquanto você caminha para o céu. E a sua humanidade deve ser posta, sem reservas, à disposição de Cristo, tal como a humanidade de Cristo foi outrora posta, sem reservas, à disposição do Pai.

A passagem de Romanos 12:1 traça a conclusão lógica do que foi apresentado no último versículo do 11º capítulo dessa epístola: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo…” – tal como Cristo se apresentou ao Pai, agora também nos apresentemos a Cristo – “….santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século…” – não imitemos os seus métodos, as suas técnicas, os seus caminhos e a sua atitude – “…mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” se cumpriu no Filho, por causa de Sua dependência ao Pai, assim também essa “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” pode cumprir-se em nós, mediante a nossa dependência do Filho.

Essa vocação divina, para a qual fomos redimidos como “…feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2:10), só pode ter o seu devido cumprimento na energia e poder dAquele que habita em nós por meio de Seu Espírito Santo. Assim também Ele andou anteriormente, impulsionado exclusivamente pela energia e poder do Pai, que nEle permanecia por intermédio do Espírito. Disse Ele a respeito de Si mesmo: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo…” (Jo 5:19), e diz também a respeito de nós, em João 15:5 “…sem mim nada podeis fazer”.

Extraído do livro “Salvos pela Vida de Cristo, Cap.12 – Major W.Ian Thomas

Post anterior
Aquele que tem o Filho, tem a VIDA!
Próximo post
Vivendo Nele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.