Uma Só Coisa – Uma Escolha

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10:41,42).

Continuando nossa meditação em relação à importância do foco, vamos tomar outro Exemplo. Nesse episódio bastante conhecido, temos o relato das escolhas de duas irmãs. Parece estranho pensar que a anfitriã, que estava recebendo Jesus em sua casa, simplesmente se sentasse aos pés Senhor e não se preocupasse em Lhe servir nada.

O fato é que Maria provavelmente percebeu era Ele Quem estava servindo o banquete. Maria aproveitou ao máximo aquele momento com o Senhor, recebendo dEle a boa parte.

Muitas vezes somos pressionados a fazer tantas coisas, sem dar a devida importância Àquele que deve nos guiar, dirigir e ensinar. Na verdade, o Senhor deixou uma grande lição para nós: existe uma MELHOR PARTE, que é apenas uma coisa.

Maria se assentou e ouviu o Senhor. Descansar e esperar no Senhor, ouvir Sua voz e agir movido por Sua direção não é algo fácil para nosso homem natural. Ao contrário, é extremamente difícil. O escritor de Hebreus disse:

“Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:11,12).

O descanso é uma promessa, mas devemos nos apropriar dele a cada dia, e isso se dá por meio da Palavra, que é apta para dividir alma e espírito. Enquanto nossa alma, assim como Marta, se agita de um lado para o outro, o nosso espírito, como Maria, deseja o Senhor. O anseio de Marta era lícito, assim como frequentemente nossa alma se agita pelo que é lícito – as necessidades do mundo, das pessoas ao nosso redor, dos nossos irmãos, da “obra do Senhor”. Esse anseio da nossa alma muitas vezes se confunde com a necessidade do nosso espírito, que é de conhecer o Senhor. Mas aqui aprendemos como podemos discernir e separar o que é da alma e o que é do espírito – pela Palavra de Deus viva e eficaz. Ela discerne os pensamentos e propósitos do coração. À luz da Palavra de Deus, nosso coração é revelado, dividindo alma e espírito.

Descansar só é possível ao que crê, e crer só é possível ao que ouve a palavra viva de Deus. Esse trecho da carta aos Hebreus se relaciona com o período em que o povo de Israel esteve no deserto. É interessante pensar como uma pessoa, que está em um lugar totalmente desprovido de recursos naturais, pode descansar.

“Parti para as Regiões da Arábia”

O Apóstolo Paulo disse, em sua epístola aos Gálatas: “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim… não consultei carne e sangue… mas parti para as regiões da Arábia” (Gl 1:15-17).

“Me parece que a Arábia representa algo que está muito relacionado com o amadurecimento dos filhos. Moisés esteve ali por 40 anos. Depois desse tempo, no sentido espiritual, ele era um filho bem mais maduro do Pai do que quando lá entrou” (TAS).

No texto de Lucas 3:21-22 e Lc 4:1, vemos a experiência do Filho de Deus. Ali no deserto, o que estava sendo questionado pelo inimigo era a filiação de Senhor: “Se tu és Filho…” Essa é a base do deserto. “De alguma maneira, na economia de Deus, o deserto tem uma grande relação com o amadurecimento dos filhos. Esse é um princípio” (TAS).

“Parti para as regiões da Arábia”. “O que é a Arábia? Você não consegue muita ajuda ali, nem da parte do mundo, nem da carne. A carne não tem como prosperar no deserto; lá, a vida natural é levada a morrer de fome. Você está sozinho com Deus, e esse é o ponto. Moisés esteve sozinho com Deus no deserto por quarenta anos. O Senhor Jesus ficou sozinho com Deus no deserto. O Diabo estava lá, é verdade, mas Ele estava sendo provado e testado no Seu relacionamento com Deus, sem nenhuma ajuda da carne ou do mundo. Paulo partiu para a Arábia. Não tenho dúvida de que durante aquele tempo – alguns dizem ter sido dois anos – aconteceu um peneiramento de Paulo, um ajuste onde ele pôde entregar as antigas tradições, a fim de receber novos fatos por meio da experiência…. Podemos viver em uma grande cidade e ainda assim estar na Arábia. Podemos estar aqui nesse encontro e estar na Arábia, ao mesmo tempo. Naquele lugar encontramos a sequidão do deserto, e não temos muitos recursos para ajudar a nossa vida natural a florescer, nem grandes suportes para sustentar o nosso relacionamento com o Senhor. Tudo está sendo retirado, e estamos chegando ao ponto onde o Senhor, e apenas Ele, permanece… Que desolação para a nossa carne é estar ali!… Assim é o amadurecimento dos filhos: apenas o Senhor é o recurso. Ali na Arábia, se não fosse pelo Senhor, certamente morreríamos, nossas carcassas cairiam no deserto; mas pelo contrário, estamos provando, pela experiência, que Ele pode nos preparar uma mesa no deserto” (TAS).

Que possamos ter esse coração e desejo. Que não tenhamos medo de passar mais tempo com o Senhor, deixar que Ele seja o primeiro… Que possamos confiar que Ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades, e que Ele é a nossa boa parte. Só aqueles que se lançam em fé nessa expectativa poderão responder como fizeram os discípulos diante da pergunta do Senhor:

“A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles” (Lc 22:25).

As citações com a referência TAS são de T.Austin-Sparks, extraídas do capítulo 4 do livro “The Fight of the Faith” (A Batalha da Fé).

Post anterior
Nossa Busca – Uma Só Coisa
Próximo post
Uma Só Coisa – Um Alvo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.