Uma Só Coisa – Uma coisa para não Esquecer

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pd 3:8,9).

Vamos encerrar essas mensagens com uma coisa fundamental para a Igreja no tempo do fim. O Apóstolo Pedro escreve aos irmãos, falando de algo que eles não deveriam esquecer. Ele havia mencionado que o Senhor disse que nos últimos dias haveriam escarnecedores (vs 2,3). Essas pessoas iriam questionar:

“Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pd 3:4).

Infelizmente, já ouvi até mesmo de irmãos esse tipo de comentário. Muitas pessoas nos dias de hoje pensam que talvez Jesus nem volte, e que Deus realmente não vai trazer Sua justiça a esse mundo.

Devemos ter em mente nesses dias que se a volta do Senhor ainda não aconteceu, é pela sua misericórdia! Ele não deseja que ninguém pereça, mas que TODOS cheguem ao arrependimento. Infelizmente todos nós sabemos que isso não acontecerá… uma vez que a palavra de Deus mostra como, apesar dos juízos de Deus, muitos ainda blasfemarão, e se recusarão a se arrepender. Mas Pedro deixa uma chave, que ele ouviu de primeira mão do próprio Senhor:

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (2 Pd 3:10-12).

Sabemos que o Dia do Senhor virá como um ladrão, as pessoas serão pegas de surpresa. Por isso, a exortação de perseverança e vigilância tem grande importância para nós, que vivemos nesses dias finais.

“E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim” (Mt 24:4-6).

Enfrentaremos engano, falsos profetas, falsos Cristos. Deturpações da Palavra de Deus, convulsões no mundo todo, guerras… mas Jesus disse: “não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim”.

“Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:10-12).

Essa atmosfera de iniquidade gera um sentimento de impunidade, de que não vale a pena esperar, de que o Senhor não vem, que afinal de contas, melhor é desfrutar o hoje. A incredulidade vai se disseminar até mesmo no meio dos cristãos, que ficarão míopes, vendo o agora, buscando bênçãos para o hoje, centralizados em si mesmos. O amor verdadeiro pelo Senhor se esfriará, por isso, será necessário um relacionamento de primeira mão com o Senhor. Se não for assim, as pessoas não perseverarão.

“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24: 35-44).

Abençoadas palavras do Senhor! Que possamos gravá-las em nosso coração, junto com as palavras do Apóstolo Pedro. Que possamos estar atentos ao tempo em que vivemos, e pela graça de Deus, que guardemos em nosso coração a advertência do Senhor. Que Ele nos encontre vigiando!

Vem, Senhor Jesus!
Post anterior
Uma Só Coisa – Uma Coisa que não pode Faltar
Próximo post
Cidades de Refúgio (Josué 20) – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.