O Dia do Senhor em Joel

Print Friendly, PDF & Email

Participante de Cristo

“Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso”(Jl 1:15).

“Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão!” (Jl 2:1,2a)

“O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR” (Jl 2:31).

“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões” (Jl 2:28) – Veja At 2:17)

O Reino de Israel caiu em apostasia, desviando-se do Senhor e se tornou uma nação idólatra. O reino do Sul, de Judá, teve a adoração restaurada no reino de Joás, e nesse tempo eles não estavam em apostasia. Entretanto, apesar de adorar a Deus externamente, interiormente não estavam com Ele. Se lermos a história descrita em 2 Crônicas 23 e 24, veremos um retrato do coração dos levitas e do povo.

Vemos que logo após a morte do sacerdote Joiada, o rei e o povo começaram a se esquecer da casa de Deus, e adorar ídolos. “Como entender que, após a morte de Joiada, esse homem bondoso e maduro [Joás] tenha esquecido tão rapidamente da casa do Senhor? Sua fé em Deus era tradicional ou dependente de outras pessoas. Joás não tinha um relacionamento real e vivo com Deus e esta é a razão pela qual ele se desviou tão rapidamente.

Joel profetizou nesse período, com esse pano de fundo. Ele foi usado para despertar a consciência do povo, e trazê-los de volta para Deus. Além de trazer a luz ao povo a causa de diversos desastres naturais que aconteciam com eles, ele profetizou sobre o Dia do Senhor.

“Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração” (Jl 2:1-3).

Na realidade, esse Dia está para acontecer no futuro, porque é algo que nunca aconteceu na terra. Mas o profeta menciona a forma de escapar desse dia. Mesmo com a profecia de destruição, Deus sempre abre um caminho para o escape, caso Seu povo se arrependa.

“Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Jl 2:12,13).

Nos versículos 28 a 32, vemos uma promessa de restauração em meio a essa destruição: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. O verso 28 começa: “E acontecerá, depois…”. Os eruditos dizem que essa palavra “depois” é a mesma usada para “nos últimos dias” no  Antigo Testamento. Essa expressão hebraica significa o fim do período da lei. Isso indica a iminente manifestação do Messias (eles não sabiam da duas vindas do Messias). Quando Ele vier, Deus derramará o Seu espírito sobre toda a carne. Essa profecia foi inicialmente cumprida no dia do Pentecostes. Com esse evento, “os últimos dias” tiveram seu início. Como eles já duram cerca de 2 séculos, vemos o período da igreja e a era da graça entrar em cena. Nesse período, o Espírito Santo está sendo continuamente derramado sobre o povo de Deus. Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo.

No capítulo 3 do livro de Joel, vemos a descrição daquele Dia terrível. Ali, no vale de Josafá, o Senhor se assentará para julgar. Se você crer no Senhor e estiver preparado, voltando seu coração a Ele e se consagrando, você será tirado daqui antes de desse dia chegar.

O  profeta Joel foi enviado à tribo de Judá. O Reino de Israel (Norte) representa a Igreja apóstata, enquanto que Judá representa a Igreja descuidada. Portanto, o livro de Joel tem especial importância para nos despertar e nos preparar para a vinda desse dia, não para aguardá-lo, mas para evitá-lo.

Nós que hoje cremos no senhor Jesus somos Sua nação celestial. Aquilo que foi registrado da história dos filhos de Israel na Bíblia é para nossa edificação. As coisas que ocorreram com eles são lições para nós. Esta é a razão pela qual não estudamos a Bíblia apenas como história, por mais interessante que seja. Estudamos a Bíblia para nossa própria edificação” (Stephen Kaung).

A Igreja descuidada pode ser comparada com a Igreja de Éfeso em Apocalipse 2. Ela teve um começo glorioso, teve uma conversão real, como vemos no livro de Atos. Eles amavam o Senhor verdadeiramente.

O importante não é seu cérebro, nem seu conhecimento, mas seu coração. Às vezes pensamos que, se formos inteligentes e brilhantes, seremos capazes de conhecer todas as coisas sobre Deus, mas isso não é verdade. A vontade de Deus é revelada aos pequeninos, mas está fechada aos sábios e instruídos” (Stephen Kaung).

Na Epístola aos Efésios escrita por Paulo, vemos Deus derramando a Ele Seu coração, Seus propósitos. Entretanto, depois, por meio do Apóstolo João, vemos que o Senhor lhes diz: “tendes abandonado seu primeiro amor”.

Olhando para a Igreja hoje, vemos que parte dela se desviou da verdade e caiu em apostasia. Quando a outra parte da Igreja, ela ainda se reúne, mantendo reuniões de adoração e outras atividades cristãs. As coisas continuam acontecendo como antes, mas Deus não se satisfaz com uma adoração exterior apenas. Trabalhamos muito, obtemos pouco. Será que temos alimento espiritual? Em termos espirituais, somos pobres. Quantos de nós estamos desperdiçando os nossos anos na presença de Deus! Quantos estão com a mente fixada nas coisas terrenas. Muitos anos foram devorados pelos gafanhotos e lagartas. Mas o Senhor pode restaurar esses anos perdidos.

Voltemo-nos para Ele de todo o coração. Ele é capaz de restaurar os anos perdidos!

Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado” (Jl 2:23-27).

Baseado em um texto de Stephen Kaung publicado na série “Havendo Deus Falado – Vol 7″, publicada pela Edições Tesouro Aberto.

Post anterior
O Clamor do Tempo do Fim
Próximo post
A Quem foi Revelado o Braço do Senhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.