Um Lema para Toda a Vida é a tradução de uma mensagem homônima de Harry Foster, publicada na revista “Um Testemunha e um Testemunho” de Mai-Jun 1970.
Harry Foster
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).
Os leitores da revista “Uma Testemunha e Um testemunho” sabem que publicamos um cartão com uma mensagem que é nosso lema para aquele ano. Em 1970 selecionamos textos encorajadores, publicados em dois tons diferentes de azul.
Mantive um pacote com alguns cartões para enviar para diversos amigos, me planejando para guardar o último, de forma que tivesse uma mensagem da Palavra de Deus para meditar ao longo do ano.
Quando todos os cartões foram enviados, olhei para o último e tive uma grande surpresa. Algo havia acontecido! As palavras em tom de azul mais claro não foram impressas, assim no cartão só tinha a inscrição das palavras impressas em azul escuro, que se destacavam com grandes espaços entre si. Que cartão mais estranho!
Olhei novamente e logo no início vi: QUALQUER COISA. O que isso significaria? O mais estranho era que a palavra logo abaixo era NADA. Olhei mais adiante, mais para o lado e vi outra palavra. Era uma simples afirmação: POSSÍVEL.
“Será que essa seria a única mensagem deixada para mim para passar aquele ano?”, me perguntei. Soava como um conselho ou aviso: “Qualquer coisa… possível?” Bem, em um certo sentido é uma verdade para todos nós que, diante de um futuro incerto, qualquer coisa é possível.
Elias pode ter recebido essa mesma mensagem, quando começou a orar pela necessidade espiritual de seu país. Ele pouco sabia a respeito do que estava prestes à acontecer, de fato qualquer coisa poderia acontecer. Aquilo que ele nunca imaginou ocorreu: ser alimentado por corvos e precisar pedir ajuda a uma viúva estrangeira que estava prestes à morrer de forme. Qualquer coisa, sim, era possível para o futuro, que estava cheio de dificuldades.
Então olhei para a próxima palavra: “Nada”. Nada é possível! Sim, Elias pode ter sentido isso também quando estava orando por chuva, depois de três anos e meio de seca. Quando começou a orar no Monte Carmelo, enviou seu servo para observar o céu. Quando ele voltou com sua resposta, foi a mesma resposta do meu cartão: NADA! Elias não desistiu, mas seguiu orando. Pensado que algo agora poderia estar acontecendo, enviou novamente o servo em busca da nuvem de chuva, esperando que estivesse no horizonte depois de tanta oração. Mas não, ele voltou apenas para repetir a mesma notícia: “nada”.
Seis vezes ele foi e voltou, e em cada ocasião retornou com a mesma informação. Pobre Elias! Ele pode ter sentido que as palavras que melhor descreveriam seu futuro seriam: “Nada é possível”. Olhei para meu cartão tão estranho e imaginei se essa não seria a mensagem de Deus para mim em 1970. “Nada é possível”. Esperei que não fosse!
Então me lembrei que a história de Elias teve um final feliz e alegre, e que na sétima vez que o servo foi observar o céu, replicou: “sim, vejo uma pequena nuvem no céu”. Pequenina, mas pelo menos não era “nada”! Aquilo foi o suficiente para que Elias soubesse que a chuva estava a caminho, e que Deus respondera suas orações.
Imaginei o que mais o meu cartão poderia conter, e olhando mais para baixo encontrei as seguintes palavras TODAS AS COISAS. Primeiro, “qualquer coisa”, então “nada”, e então “todas as coisas”. Tudo estava em linha com a palavra “possível”, e então foi uma boa terceira frase para aquele e qualquer dia: “Todas as coisas… possíveis”.
Sabia que essas foram palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus. Como Elias, Ele pode ter sido tentado a temer “qualquer coisa” do desconhecido, o “nada” da aparente desesperança, mas Ele não fez nenhuma das duas coisas. Ele foi Aquele que disse: “Tudo é possível…”. Essa é a mensagem da vida de Elias também. Senti que se houvesse qualquer outra coisa no cartão, certamente me indicaria o segredo dessa esperança.
É claro que havia outra palavra, apenas uma, mas ela foi suficiente para me trazer a mensagem, não apenas para aquele ano, mas para o resto da minha vida. Ela indicava o segredo da grandiosa vida de Elias, e pode ser o segredo para todos nós em um ano onde “qualquer coisa” pode acontecer, e quando algumas vezes parece que “nada” é possível. Apenas uma palavra: CONFIANÇA.
Por mais estranho que pareça, essa palavra nos indica o segredo para um ano bem sucedido.
Guardei o cartão mais estranho que já vislumbrei. Não é artístico como o original, com a combinação dos dois tons de azul. Quase não parece fazer sentido. Ainda assim, me indica a coisa mais importante a fazer, e é um Lema para toda a vida: CONFIAR!
“Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23).