Pelo Espírito e Pela Palavra – 1

Print Friendly, PDF & Email

Andrew Murray (1828-1917)

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17 – ARC).

Nas muitas vezes em que as Escrituras nos exortam a ter fé, quase sempre falam da fé como um ato do homem. Contudo, é apenas em algumas circunstâncias que nos é dito especificamente que a fé é uma obra do Espírito. Assim, quando insistimos na fé como uma obra na qual o homem precisa ter participação ativa, cooperando de forma confiante e perseverante, podemos, de alguma maneira, nos esquecer de quem é o Autor da fé.

O Espírito Operando em Você

Aqueles que têm maior desejo de seguir as exortações das Escrituras também serão os que sentirão a real necessidade da dependência completa do Espírito como o Espírito de Fé.

Qualquer um que sabe que há um Espírito para conceder fé, também sabe que deve se esforçar para exercitá-la com zelo e esperança.

O entendimento correto dessa verdade é de grande importância para as almas ansiosas. Tais pessoas devem especialmente saber que não é a partir de uma revelação consciente e tangível que se experimenta a influência do Espírito para conduzi-las à fé. O início da vida está oculto na escuridão. Em outras palavras, os primeiros trabalhos do Espírito não são perceptíveis e observáveis. O pecador precisa agir, mesmo que não esteja consciente de que o Espírito está agindo dentro de si. Ele precisa estar tão pronto nas trevas quanto na luz. Na sua própria força, o pecador precisa estar pronto para obedecer e para se empenhar arduamente para crer.

O pecador também deve ter grande certeza de que o Espírito vai trabalhar nele através da Palavra. Ele deve segurar firme, esperando que o Espírito seja reconhecido, mais cedo ou mais tarde, como o poder que lhe foi outorgado e que o colocou em posição para crer. Então, essa fé será o primeiro sinal seguro de que o pecador transformado agora tem o Espírito, que é sempre o Espírito da fé.

A Fé é a manifestação eterna do Espírito, a forma pela qual Ele revela a Si mesmo e por meio da qual é conhecido. Não podemos pensar que “uma vez que tiver o Espírito, então vou crer”. Ao contrário, devemos dizer: “Quando crer, então saberei que o Espírito gerou esse resultando em mim”.

Nesse caminho, quem busca saber que tem o Espírito da fé pode ter seu desejo plenamente gratificado. Essa pessoa aprenderá que existe algo mais nela além de mera fé, e que tal fé não é uma obra sua. Tal pessoa aprenderá que o Divino Criador da nova vida está nela. À medida que o  pecador confiantemente se entregar sem reservas, de forma total, à vida pela fé, o Espírito testemunhará com o seu espírito que, depois que crer, ele será selado com o Espírito. “Vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:17).

Atraído para Mais Fé

Pelo Seu poder Divino, o Espirito Santo sempre atrairá as almas para mais e mais fé, levando o crente à todas as riquezas e promessas de Deus. Quando o crente está ativo em sua fé, de acordo com a Palavra de Deus, o Espírito lhe dá confiança para se apossar de cada bênção.

Assim, uma influência sempre opera sobre a outra: quanto mais o homem crê, maior será a revelação do Espírito. Quanto mais plenamente o Espírito operar na alma de um homem, mais ele crescerá em uma vida de fé e confiança. Finalmente – e não da maneira que a maioria de nós imaginaríamos – o crente chega a experiência da bênção da qual escrevo, de ter o Espírito de fé.

Por que você não crê? O Espírito de Deus é um Espírito de fé. Foi o Espírito de Deus que quebrou suas cadeias e o tornou desejoso por crer. Esse mesmo Espírito te ajudará no conflito pela fé, quando você pensar que Ele te abandonou. Esse Espírito é dado em resposta às suas orações. Deixe que esse pensamento te encoraje: o Espírito certamente gerará onde há alguém que deseja salvação.

Inicialmente você ainda não está numa posição para reconhecer o trabalhar do Espírito. Você ainda não está acostumado com os Seus caminhos e não conhece os Seus métodos. Ainda que Ele esteja oculto, está trabalhando em você. Assim, confie em Sua ação. Ele é o Espírito que inconscientemente atrai e fortalece aquele que deseja crer. Então creia, para que o Espírito lhe conceda fé. Então aja, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar” (Filipenses 2:13).

Quando você tiver crido e tiver O conhecido como o Espírito da fé, então precisará ser fiel a Ele. Entregue-se completamente a Ele; abra completamente seu coração. Por meio Dele,  haverá progresso “de fé em fé” (Romanos 1:17), até que você esteja capacitado a testemunhar essa verdade: “tendo, porém, o mesmo espirito de fé… também nós cremos” (2 Coríntios 4:13).

O Espírito trabalha através da Palavra

Temos uma resposta simples à pergunta: “Como a fé cresce em uma alma?” O Espirito, o Autor da Fé, usa um meio para atingir Seu propósito. Esse meio é a Palavra, e isso não pode acontecer de outra maneira.

O Espírito só pode fazer Seu trabalho em um homem, usando os dons naturais que permaneceram nele após a queda. Por meio do Seu poder sobrenatural, o Espírito Santo renova e santifica esses dons. Ele dobra a vontade do homem, despertando nele o desejo. Ele trabalha em suas emoções, apresentando a amabilidade de Jesus. E, quando Ele trabalha fé na alma do homem, Ele apresenta a verdade para despertar a confiança.

Vou assumir que você faz parte daqueles que foram despertados, deseja ser resgatado, liberto do pecado e pergunta: “Como vou ter fé em Jesus?” A resposta é: “Pela Palavra”. “Mas, o que tenho que fazer com a Palavra?” Deve fazer o que faria com qualquer mensagem que não acreditasse de imediato.

Imagine que uma boa nova é trazida à você, a respeito de uma grande herança que recebeu. Você não estava esperando por isso, e não pode acreditar que tanta riqueza e felicidade são suas. O que você faz? Você pergunta se o mensageiro é confiável. Então, se tiver certeza de que pode confiar na sua mensagem, perguntará novamente se você é a pessoa procurada, de forma que fique absolutamente certo disso. Se alguém trouxe a você um testamento, você lerá repetidas vezes. Assim, por explicação e confirmação da mensagem, você se tornará convencido e crerá. A Fé vem por confiar na palavra de alguém.

É dessa forma que acontece com as coisas divinas. Quando a mensagem vem a você, dizendo: “Jesus é o salvador dos pecadores, e também é seu”, você se pergunta se deve acreditar em quem fala. Você se questiona, e a resposta é: “Sim, porque Ele é o verdadeiro Deus”. Você pergunta se houve alguma confusão, ou se você é realmente a pessoa procurada. A resposta é: “Sim, porque a mensagem é para todo o pecador.”

Continua no próximo post.

Tradução do Capítulo 2 do livro “Como Aumentar Sua Fé” (How to Strenghten Your Faith) de Andrew Murray.

Post anterior
A Necessidade de Verdadeira Fé
Próximo post
Pelo Espírito e Pela Palavra – 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.