Pelo Espírito e Pela Palavra – 2

Print Friendly, PDF & Email

Andrew Murray (1828-1917)

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17 – ARC).

Na mensagem anterior vimos que aqueles que têm maior desejo de seguir as exortações das Escrituras, também serão aqueles que sentirão a real necessidade da dependência completa do Espírito como o Espírito de Fé. Também aprendemos que é importante saber que, enquanto esperamos pela influência do Espírito para nos conduzir à fé, não devemos esperar que essa experiência seja revelada de forma consciente e tangível. O Espírito é quem opera, atrai e usa como meio a Palavra de Deus (se você não leu clique aqui).

Ouça a Mensagem

Depois disso, se torna sua tarefa ouvir seriamente a mensagem. O assunto é de grande importância, por isso, você deve se perguntar repetida e incessantemente “Vou ou não crer nisso?” Quanto mais você simplesmente toma a Palavra, lê repetidamente a mensagem do Senhor e contempla as diversas promessas onde Deus deixou claro que a salvação é para todo o pecador, logo você se sentirá constrangido a dizer: “É verdade. Deus diz e eu creio”. O Espírito ministrou a verdade da Palavra a sua alma.

Pobre pecador, pare de perguntar o que seu próprio coração sente, como alguém que deseja ser salvo. Pare de procurar pela base da fé em si mesmo. Ouça agora o que o Espírito diz através da Palavra: Jesus é o Salvador dos pecadores. Ouça de novo e de novo. Deixe que a sua alma se ocupe com isso durante o dia todo, com o pensamento: “Deus diz isso, e por isso tem que ser assim”. Continue assim, não interessa quão escura possa parecer a condição de seu coração. Pergunte simplesmente, dia a dia: “O que a Palavra diz?” Tome e carregue essa Palavra em seu coração, e rapidamente você experimentará que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17 – ARC).

Essa atividade não deixará que você pense que a fé é gerada por uma obra de seu próprio esforço. Ao contrário, comprovará que o Espírito trabalha pela Palavra. Lembre-se de que a fé se desperta na alma, à medida que o Espírito Santo inculca a Palavra em seu coração. O seu uso da Palavra te dará uma causa, assim como o direito de esperar pela ajuda do Espírito Santo. Você experimentará o fato de que a fé não é meramente racional ou intelectual. Ao mesmo tempo, você saberá quão fiel Deus é para conceder Sua graça por esse meio da fé. Com a Sua bênção, Ele coroará a alma que honra Sua Palavra.

A Palavra é uma Semente

O Espírito Santo traz a Palavra de Deus aos nossos corações, e a nossa fé cresce a partir da semente das Escrituras que Ele lança em nós. Assim, por meio do Espírito e da Palavra, nossa fé produz fruto que é agradável a Deus. Em Lucas 8:11, descobrimos uma maravilhosa figura de como a Palavra de Deus gera frutos de nossa fé: “Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus”.

A Palavra é colocada de forma simples e muito impressionante nessa parábola. A terra fria e morta não pode produzir nada em si mesma, além de espinhos e abrolhos. Ela não tem o poder de dar ao homem o milho que nutre. Assim, quando o fazendeiro deseja ter milho, ele semeia uma boa semente no terreno que antes não tinha nada além de ervas daninhas.

O solo recebe a semente e a mantém na escuridão e silêncio da terra. Encorajada pelo sol e umedecida pelo orvalho celestial, a semente começa a crescer. Apesar de fria e morta, a terra gradualmente se torna a mãe de uma bela colheita. A vida não está na terra, mas na semente.  Ainda assim, a terra é muito essencial para a semente viva, antes que a safra possa ser colhida.

Apesar da semente não receber vida da terra, ela não pode produzir fruto sem que tenha sua participação no trabalho. A terra oferece o solo à semente, no qual a raiz pode começar a crescer. A semente é mantida sob o solo, até que esteja pronta a fazer sua aparição como planta.

Essa é uma gloriosa e instrutiva figura da nova vida na graça. Como a semente, a Palavra tem um poder divino de gerar vida. Como a terra, o coração não tem vida em si mesmo para produzir bons frutos. Como a semente é colocada na terra, a Palavra deve ser colocada no coração, simplesmente para ser recebida e mantida ali.

Embora o solo, em si mesmo, seja incapaz de gerar algo além de abrolhos, Deus colocou na semente um poder de vida capaz de torná-lo frutífero.

Assim, não importa quão sem jeito você pense que é, a semente viva da Palavra de Deus gerará raízes e, no futuro, frutos em seu coração. Pecador, gemendo por salvação, tudo o que você precisa fazer é reconhecer que o poder para gerar vida é apresentado a você em cada Palavra de Deus. E daí, confiando nessa verdade, você deve manter a Palavra de Deus em seu coração. A certeza do fruto não depende de qualquer habilidade sua, mas da fidelidade de Deus. A sua única tarefa é, por meio de oração e fidelidade, guardar a Palavra de Deus, para preparar lugar para o fruto em seu coração. Então, o Espírito garantirá que a semente cresça para produzir tal fruto.

Uma Fé Frutífera

Então, não lamente mais que seu coração seja tão duro e cheio de ervas daninhas. Ao contrário, compreenda o que você vê diariamente: guardando a semente que o Espírito plantou, a terra morta é transformada em um campo frutífero. Fé não está presente em você antes de receber a Palavra. Entretanto, a vida está na Palavra, e é pela Palavra que a fé é inicialmente despertada.

Enquanto isso, não se esqueça que existem muitos tipos de semente, e que cada tido gera fruto de acordo com sua natureza. Por exemplo, quando um filho de Deus encontra uma adversidade e precisa de conforto, ele escolhe uma das promessas de Deus para seu povo, semeia em seu coração e a mantém lá. O fruto desejado, o conforto de Deus, emergirá.

Similarmente, se você está atribulado com muitos pecados, precisa ter as promessas da graça de Deus relacionadas ao ímpio. O Espírito Santo mostrará a você sementes nas Escrituras de acordo com sua necessidade. “benigno e misericordioso é o Senhor” (Salmo 111:4). “Volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7). “O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37). “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios” (Romanos 5:6). Esse é o tipo de semente que você precisará.

Cada um desses versos é um grão celestial, uma semente contendo poder de vida eterna. Cada uma delas, quando começa a brotar, é suficiente para trazer frutos de fé, paz e vida. Se ao menos uma delas for fielmente mantida no coração, fé surgirá automaticamente.

A vida está na semente. A semente da Palavra de Deus tem o poder divino de vida. Dessa forma, pegue a semente celestial, deixe o Espírito Santo colocá-la em seu coração e a mantenha lá. Mesmo que você não sinta que tenha crido, decida por sustentar o pensamento: “É a Palavra viva de Deus. Deus vai dar Seu crescimento, no Seu tempo” (Veja 1 Coríntios 3:6).

Uma semente precisa de tempo para desenvolver e crescer. Ela deve ser mantida por um bom tempo quieta sob o solo, mas um dia começará a despontar. Assim, continue diariamente a encher o seu coração com a Palavra de promessa e da graça. O Deus verdadeiro, o Espírito Santo, e Sua Palavra viva são as garantias que sua experiência será de acordo com esse versículo: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

Tradução do Capítulo 2 do livro “Como Aumentar Sua Fé” (How to Strenghten Your Faith) de Andrew Murray.

Post anterior
Pelo Espírito e Pela Palavra – 1
Próximo post
Humildade e Arrependimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.