A Necessidade de Aprender a Reinar com Cristo (1)

Print Friendly, PDF & Email

Lance Lambert

“Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.

O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.

Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens”.

(Salmo 110:1-3)

Os redimidos do Senhor estão aprendendo aqui e agora, nessa terra caída, como reinar com Ele. O Apóstolo Paulo escreve: “e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas… e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Ef 1:19-23, 2:5-7).

Nessas palavras, Paulo, inspirado pelo Espírito de Deus, afirma que somos o corpo de Cristo, a plenitude Daquele que enche tudo em todas as coisas. Ele então segue escrevendo que Deus o Pai nos vivificou junto com Cristo e nos elevou com Ele, nos fazendo sentar com Ele nos lugares celestiais. Essa é a posição presente, tanto da Igreja como do crente individual, que deve ser experimentada agora na terra.  Ou será que isso é alguma coisa a ser experimentada no futuro?

É impressionante pensar que Cristo foi feito, pela Sua ascensão e entronização, “cabeça sobre todas as coisas, para a igreja que é o seu corpo”. Cuidadosamente, note que Deus coloca todas as coisas “sujeitas debaixo dos Seus pés”. Temos muitos inimigos nos encarando; temos problemas aparentemente insolúveis; circunstâncias de origem satânicas para encarar; fortalezas das trevas e da maldade que se recusam a se mover.

Será que é verdade que tais questões são parte das coisas sujeitas sobre os Seus pés, acima das quais Ele foi colocado Cabeça? Ou temos que ser amarrados por elas, encarando-as como invencíveis e inabaláveis? Afinal de contas, o Messias está entronizado à destra de Deus, sendo Ele irremovível e invencível!

Assentado com Cristo nos Lugares Celestiais

Mais à frente, o Apóstolo Paulo enfatiza essa verdade declarando que Deus: “nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”(Efésios 2:6). Note que ele diz: “nos fez assentar…. em Cristo Jesus”, e de novamente: “nos lugares celestiais”. Será um conto de fadas? Será um ideal, que é impossível para nós experimentarmos ou realizarmos nesse momento presente, nessa terra caída? Seria incrível se o apóstolo estivesse nos ludibriando! É evidente que ele quis dizer exatamente o que ele disse!

Unidos com Cristo pelo Espírito Santo, fomos assentados com Ele. Para tornar isso ainda mais claro, ele diz que é nos “lugares celestiais” que fomos assentados em Cristo Jesus. Espiritualmente, devemos compartilhar o absoluto triunfo do Senhor Jesus. Uma vez que os olhos do nosso coração estiverem iluminados pelo Espírito de Deus e vermos esse fato, encararemos os problemas, o conflito, a confusão e até mesmo as intrigas satânicas, tudo com outra luz.

Alguns tomaram essa verdade de uma maneira extrema. Eles acreditam que podemos Cristianizar todo o sistema do mundo, a sua ordem social, educacional, científica, econômica e até mesmo política. No meu entendimento, isso leva a verdade a tal extremo, que a torna um erro! Aqueles que acreditam nisso entendem que a Igreja deve tomar todo o mundo e, finalmente, quando ele todo for Cristianizado, oferecê-lo ao Senhor Jesus, para que Ele retorne. É absolutamente verdade que, por toda a história da Igreja, o mundo foi impactado e até mudado pela luz que brilhou por meio dos crentes. Princípios Bíblicos se tornaram a fundação da vida nacional e muitas práticas malignas foram banidas em alguns países como, por exemplo, os Estados Unidos, o Canadá, o Reino Unido e várias nações Escandinavas e Européias.

Mas é também verdade que, quando a Igreja ignorou sua Grande Comissão e se voltou para si mesma, sua luz se tornou trevas e seu sal se tornou inefetivo. As consequências se tornaram desastrosas para  Igreja e para os crentes. O mundo entrou para a Igreja, a tornando numa sociedade humana, tão mundana e com uma mentalidade tão terrena quanto a humanidade caída; e com frequência a própria igreja se tornou a perseguidora dos crentes fiéis.

Leia o próximo post.

Tradução do capítulo 4 do livro “In The Day of Thy Power” de Lance Lambert.

Post anterior
Pela fé e não por vista
Próximo post
A Necessidade de Aprender a Reinar com Cristo (2)

1 Comentário. Deixe novo

  • sebastiao carlos dos santos
    3 de setembro de 2018 16:20

    Ó DEUS MARAVILHOSO, OBRIGADO PELO MANA QUE TEUS SERVOS COLOCARAM A DISPOSIÇÃO DA TUA IGREJA. DEUS OS ABENÇOE
    irmao sebastiao

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.