A Cruz é o início e o fim da vida ressurreta

Print Friendly, PDF & Email

T. Austin-Sparks (1888-1971)

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24).

Se você esquecer de tudo mais, lembre-se disso: A Cruz é o início e o fim da vida ressurreta! O apóstolo Paulo disse: “para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte” (Fp 3:10). 

Algumas pessoas me perguntaram: por que, nesse texto de Filipenses, Paulo colocou a morte no final? Não estaria mais correto construir essa frase ao contrário: “Que eu possa ser conformado com Sua morte, e conhecer o Senhor no poder da Sua ressurreição, e na comunhão dos Seus sofrimentos”? Não, não tem nenhum erro ali. A ordem foi estabelecida pelo Espírito Santo!

O poder da Sua ressurreição pressupõe que houve morte, mas a própria vida de ressurreição conduz à Cruz. O Espírito Santo é o poder na vida ressurreta, e Ele está sempre nos conduzindo de volta para a Cruz, para a conformidade com a morte do Senhor.

É a própria característica da vida do Senhor expulsar tudo o que pertence à morte. O poder da ressurreição nos conduz de volta ao lugar onde a morte é constantemente vencida. Aquele lugar é exatamente a Cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, onde a vida natural é colocada de lado.

Você precisa de Vida? Com efeito, o Senhor então diz: “Bem, vamos começar a tirar algumas coisas do caminho!”. Quando Ele conseguir tirar algumas dessas coisas da frente, então veremos a Vida! É por isso que a obra da cruz está sempre nos conduzindo à morte. Mas é importante lembrar que essa morte não nos destrói. Pelo contrário, ela abre espaço para uma maior plenitude de Vida. O Espírito Santo sempre opera em conjunto com a Cruz, para que o poder da Sua ressurreição possa crescer em nós.

Você realmente deseja vida? Raramente vi pessoas que, tendo de fato se entregado ao Senhor na busca por um crescimento em sua vida espiritual, não tenham prontamente entrado numa experiência muito amarga, atravessando um período muito difícil.

Você já passou por isso? Já se entregou para o Senhor por algo novo, passando por duras provas, experiências escuras e muito difíceis logo depois? É sempre assim! Isso não está errado!

Com efeito, o Senhor está dizendo: “Você deseja mesmo isso? Sempre existe algo a ser tirado do caminho”. 

Pode ser que você deseje esse aumento de Vida porque quer ser uma pessoa mais feliz. Essa motivação deverá sair, para que você não deseje mais as coisas para você, mas para o Senhor!

Ao passar por momentos difíceis, se o elemento dominante for o ego, você dirá: “Bem! prefiro não ter esse aumento de vida, se tiver que ser desta maneira!” Essa é a forma egoísta de ver as coisas.

Mas, podemos chegar ao ponto de dizer: “Não importa o preço, o Senhor precisa ter isso em minha vida!” Então, você chegou ao ponto de tirar o governo do Ego da sua vida. O Espírito Santo sempre toca nesse ponto, porque Ele busca vida, vida abundante, e isso só poderá ser obtido se Ele trouxer a Cruz novamente à nossa vida.

A Cruz é básica para dar vida, porque foi ali que o Senhor Jesus venceu a morte e trouxe vida aos Seus santos! Que o Senhor nos conduza à essa Vida abundante.

Extraído do capítulo 3 do livro “The Battle for Life”, de T. Austin-Sparks.

Post anterior
Confiando na Palavra de Deus
Próximo post
A glória do Espírito e a glória da Carne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.