O que podemos aprender com Habacuque?

Print Friendly, PDF & Email

O QUE PODEMOS APRENDER COM HABACUQUE?

“Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia”. (Habacuque 3:2).

“Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas” (Habacuque 3:16-19).

Habacuque viveu num tempo de perplexidade e clamou a Deus. As injustiças que via o incomodavam, e insistentemente ele buscava o Senhor. Ao se posicionar em uma torre de vigia, ou seja, aguardar uma resposta do Senhor, Deus lhe respondeu de forma maravilhosa, lhe mostrando como iria trabalhar no Seu povo. O panorama foi ainda mais sombrio do que ele imaginou.

Louvores na Noite

“Por causa das muitas opressões, os homens clamam, clamam por socorro contra o braço dos poderosos. Mas ninguém diz: Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite, que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus?” (Jó 25:9-11).

Algumas lições que podemos tomar da vida do profeta:

  1. A primeira atitude a se tomar quando tudo não vai bem ao nosso redor é buscar Aquele que pode fazer alguma coisa.
  2. Sabemos que Habacuque precisou aguardar pela resposta, e por isso não devemos nos apressar. Devemos dar tempo à Deus.
  3. A resposta de Deus nem sempre virá “no nosso tempo”. “A visão está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (Hc 2:3). Deus não tem pressa. Ele sabe o que está fazendo.
  4. Nem sempre a resposta vem do jeito que imaginamos, porque Deus tem os Seus próprios caminhos (Is 55:9).
  5. Enquanto vivemos momentos difíceis, o único sentido pelo qual poderemos viver será por meio da fé, sabendo que o Senhor sempre levará a termo Sua obra, e o Seu fim será glória. Melhor é nos apegarmos ao Senhor, louvando-O mesmo durante à noite (Hc 3:17-19), quando nada vemos.

“Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18:7,8).

Leitura 1

Habacuque 1:1-4 – Aqui vemos a queixa do profeta. Ele clamou ao Senhor ao ver que aparentemente a injustiça prevalecia. O profeta então busca o Senhor por meio da oração. Habacuque levava Deus à sério (compare com Mt 24:12,13).

Leitura 2

Habacuque 1:5-11 – A resposta do Senhor não dá muitos detalhes, mas revela que as coisas ficariam ainda piores. “O homem que ora nunca deve perder de vista a soberania de Deus. No entanto, a perspectiva era de fato assustadora, e não houve resposta rápida ou fácil ao questionamento de Habacuque” (Harry Foster).

Leitura 3

Habacuque 1:12-17, 2:1 – O profeta volta a interceder pelo povo, não desistindo de orar nem ficando oprimido pela primeira resposta. Orar sem cessar, e orar até o fim. Sem uma resposta, ele se coloca em sua torre de vigia, dando tempo à Deus. Não sabemos quanto tempo levou para ele obter sua resposta.

Leitura 4

Habacuque 2:2-20 – “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Hc 2:20). “Não adianta orar muito se não estivermos totalmente convencidos da absoluta soberania do Deus a Quem oramos” (Harry Foster). O Senhor consola o profeta, demonstrando Sua soberania. Sim, Ele julgaria Seu povo, mas depois também iria julgar o povo que foi usado como instrumento para trabalhar em Israel. Embora a visão demore, devemos esperar por ela.

Leitura 5

Habacuque 3:1:19 – “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia” (vs 2). Nesse capítulo vemos a resposta do profeta àquilo que ouviu do Senhor – Habacuque abraçou as promessas de Deus, confiou no Senhor e expressou sua fé por meio do louvor!

Leitura 6

Lucas 18:1-8 – Nessa parábola, o Senhor Jesus usa um jogo de palavras parecido com o do profeta Habacuque, “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (vs 7), atrelando isso à fé nEle no período de Sua volta.

Leitura 7

Habacuque 2:4 – “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”. Essa frase foi usada três vezes no Novo Testamento. Vale dar uma olhada no contexto que elas foram usadas e meditar um pouco, pois podem falar muito conosco a respeito de fé – Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38.

Textos selecionados para ir mais fundo:

Aviva a Tua Obra, Ó Senhor – Parte 1
Aviva A Tua Obra, Ó Senhor – Parte 2
O Cântico da Fé
O Caminho da Fé

Post anterior
A Revelação de Jesus Cristo
Próximo post
Disciplina até a oração

1 Comentário. Deixe novo

  • Teresinha Rodrigues Araujo
    23 de abril de 2024 01:45

    “Deus é Soberano. Ele age no tempo oportuno, d’Ele. Nós e que temos de aguarda:-Lo no tempo adequado, sabendo que Ele é sabe todas as coisas “

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.