O Chamado para o Alto – Parte 2

Print Friendly, PDF & Email

Lance Lambert

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Efésios 4:1).

Aprendendo por meio do Sofrimento

Outra coisa sobre o Senhor, é que Ele aprendeu por meio das coisas que Ele sofreu. Aprendemos isso em Hebreus 5:8,9, Ele foi aperfeiçoado por meio da obediência. Isso não significa que havia algo errado com Ele, mas Ele chegou à plena maturidade aprendendo a obediência por meio das coisas que sofreu. Ele aprendeu a disciplina, o treinamento, e por meio daquele aprendizado da obediência Ele aprendeu primeiramente a chegar à plena estatura. Se o Senhor Jesus precisou disso, muito mais precisaremos nós. Se antes que Ele pudesse chegar ao trono, Ele precisou aprender a obediência por meio das coisas que sofreu, e sendo aperfeiçoado foi à cruz por nós, e depois daquela cruz ao trono, muito mais precisaremos nós.

Precisamos permitir que o Espírito Santo nos discipline, nos traga a um lugar onde podemos aprender a obediência por meio do sofrimento. Não gostamos disso. Preferimos crescer como uma pequena planta em um vaso, sem ninguém beliscando nossos brotos, cortando qualquer coisa, ou nos treinando de qualquer forma. Apenas desejamos divagar onde quisermos. “Oh”, dizemos, “estamos vivos. Isso é o que importa, estar vivos. Quando mais viso, melhor será”. Temos um broto florescendo para aquele lado, e outro para o lado contrário, mais um para baixo. Não desejamos treinamento. Desejamos ir a um grupo onde ficaremos felizes e onde podemos crescer. Não desejamos ninguém sentando no nosso broto, cortando ali, ou podando aqui, dizendo: “Você deve seguir para esse lado”. Não desejamos esse tipo de coisa, mas é isso que Deus precisa fazer conosco. Quando mais dissermos: “Não, não, não, vou estar por minha conta; sei o que o Senhor deseja para mim”, menos aprenderemos e mais nos desqualificamos para o governo divino. É apenas nessas pequenas coisas que aprendemos as grandes lições do governo divino.

Vemos o nosso Senhor como o último Adão, o segundo Adão, reinando. Não importa para qual lado formos, O encontraremos reinando. Eles não tinham comida, Ele estava no comando da situação. Quando Lázaro morreu, mesmo quando chorou, Ele estava no comando da situação. Quando aconteceu uma tempestade e todos entraram em pânico, Ele estava ainda no comando. Ele estava reinando o tempo todo. Mesmo quando nos é dito que sua alma estava atribulada, e Ele ficou indignado, tomou um azorrague de cordas e tirou os vendedores do templo, Ele estava sempre no controle; reinando. Ele aprendeu a reinar interiormente. A Ele foi negado um trono exterior, ou qualquer demanda maior. Finalmente, eles O despiram de tudo, e mesmo quando estava privado de tudo, Ele reinou supremo. É por isso que alguns antigos pais da igreja sempre diziam que o Salmo 96 era originalmente escrito: “Reina o Senhor da árvore” [vs 10]. Não sabemos se isso é verdade, mas eles diziam que elas últimas palavras foram cortadas. É claro que as pessoas não gostavam da idéia do Messias ser crucificado. Mas o fato é que essa é a verdade, Ele reinou daquela árvore.

Finalmente, se tornando um sacrifício para nós, Ele traz muitos filhos à glória, e em Cristo, o propósito original de Deus para nós é realizado. É por isso que temos esse maravilhoso versículo:

“Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Efésios 3:11).

A versão amplificada coloca isso assim: “…realizou em Cristo Jesus nosso Senhor”. Outra versão é, “… mostrou em Cristo Jesus nosso Senhor”. O que isso quer dizer? Quer dizer, simplesmente, que em Cristo Deus já venceu. Ele realizou Seu propósito eterno Nele e nós, salvos por Cristo, em união com Deus e Nele, ungidos Nele, tornados um corpo com Ele, estamos sendo treinados para o trono. “Se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”. Portanto, o propósito de Deus não é apenas nos salvar, nem nos trazer para a nossa própria experiência de Sua vida, poder plenitude, e não apenas nos edificar juntos em Si Mesmo, mas nos treinar para ter domínio mesmo nas mais humilhantes circunstâncias.

Não foi dada a todos nós a aflição de viajar por todo o mundo, nem ter um ministério no púlpito. A maioria de nós tem as aflições da pia da cozinha ou algum terrivelmente tedioso escritório, onde todos parecem ser mundanos e sombrios. Mas é exatamente ali que a mão de Deus está nos treinando. É nessas situações aparentemente sem importância, onde algumas vezes parece que ninguém se interessa, onde está a importância de toda essa questão de ser treinado para ter domínio. Essa é a esfera disso.

Entre as últimas palavras são Bíblia temos: “e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 22:5]. Não é nem a noiva nem a cidade. Portanto, devemos tomar nota dos “se’s”. Existem “se’s” suficientes nas escrituras para nos trazerem a pensamentos mais sóbrios. Colocando de forma solene: “Se permanecermos com Ele, iremos com Ele reinar. Se sofrermos com Ele, seremos com Ele glorificais. Muitos contendem, apenas um vence a corrida. Aquele que vencer poderá sentar Comigo no Meu trono”.

Assim vemos três coisas na Bíblia: Cristo, a igreja e o vencedor. Quando a maioria dos salvos não segue adiante, não possui a vontade de Deus, nem cumpre o ministério dado a eles por Deus, o Senhor toma poucos, algumas vezes apenas um, ou um remanescente, que o possui pelo restante. Não me importa como você os chama: vencedores, remanescente, ou outro nome. Eles são um grupo que serve avançando, e penso que essa é a maneira mais agradável de descrevê-los. Eles vão adiante para obter tudo para o restante. Eles não pensam: “Somos algo. Fomos em frente adiante do grupo dos cegos, letárgicos, mundanos e enganados. Somos, é claro, uma comunidade vencedora. Pertencendo a nós, você é necessariamente um vencedor. Porque isso tem um preço alto, você terá o melhor. Sabemos que o Senhor realmente está conosco”.

Isso é um tipo de elitismo. E é isso que tem sido associado com o ensino dos vencedores e tem o destruído. Isso tem produzido nas pessoas um tipo de superioridade: “Somos vencedores. Iremos reinar, pela graça de Deus, é claro, mas vamos reinar porque estamos prontos para sofrer”. Esse é um sinal certo de que você não é um vencedor; e isso é o próprio espírito que em destruído tudo pelo caminho. Certamente não foi essa a ideia da Sra. Penn Lewis, D. M. Panton, Austin-Sparks ou Watchman Nee, que creram nesse assunto.

O fato é que esses vencedores são pioneiros. Um pioneiro é literalmente alguém que vai na frente para encontrar lugares de pouso. Ele é um precursor, um pioneiro. Pense neles como pioneiros, um grupo de trabalho que serve avançando. Eles seguem em frente, não para que eles possam ser algo e quando o restante chegar lhes digam: “Bem, você conseguiu”. Mas eles estarão lá para receber o restante. Eles estão á porque entregaram suas vidas pelos outros, para que os demais possa entrar. Para mim, isso é o que transforma toda a questão de vencer. Independente de como olhar para ela, será transformada. Ela representa conformidade com o Filho. Ele deu Sua vida para outros, e todos que são verdadeiros vencedores tem, sem dúvidas, dado sua vida pelo Senhor e pelos demais, não apenas pela elite, mas por toda a família. Certamente, desejamos ser assim. E quando vermos isso, penso que isso corta todas as grandes ideias que algumas vezes estão relacionadas a esse assunto.

Você sabe o que Deus disse a Abraão? É umas das coisas mais comoventes que acredito que Deus já disse a um homem: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” [Gn 12:3]. Se isso é vencer, desejo ser um vencedor. Se significa que por meio de minha vida, por meio de meu caminhar com Deus, e permitir que Ele faça uma obra em mim, todas as famílias da terra serão abençoadas, penso que isso é algo maravilhoso. Então dê-nos uma vida de cem anos sem nenhuma semente, dê-nos uma vida de provas e tribulações se isso representa que no final todas as famílias da terra serão abençoadas. E é isso que Deus faz com um vencedor. Ele os coloca em provas que ninguém mais vai passar. Ele permite que eles passem por situações que ninguém vai encarar. Por que? Porque eles estão sendo treinados para o governo divino, aprendendo profundamente os princípios do governo divino.

Onde você está nessa situação? Não importa onde você abrir sua Bíblia, encontrará isso. Quando a maioria falhar, Deus vai tomar um ou dois, ou alguns poucos, ou um remanescente, e então Ele coloca essas pessoas em tal caminho que finalmente eles chegam ao fim e o restante chega à bênção.

Quando poucos voltaram da Babilônia para a terra prometida, eles eram pequenos, desprezados, ridicularizados. Mas no final, quando o templo e Jerusalém foram construídos, Belém e as cidades da Galiléia foram construídas, as Escrituras começaram a se cumprir e toda a nação entrou na bênção do remanescente. Então o fim virá quando Deus puder ter um povo que preparado para se mover com Ele, e permitir que Ele faça algo neles. No final, toda a bênção para a toda a igreja poderá ser finalmente dada, porque Deus obteve em alguns aquela maturidade e capacidade de ser trazidos ao lugar do governo divino. Não me admira o apóstolo Paulo dizer: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Romanos 8:19). Quando Deus puder obter isso, então virá o fim. Vamo louvar o Senhor e apenas nos entregar a Ele.

Tradução de extratos do Capítulo 1 do livro “Reigning with Christ” (Reinando com Cristo) de Lance Lambert.

Post anterior
O Chamado para o Alto – Parte 1
Próximo post
Monte Sião – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.