A Vós é Dado Conhecer os Mistérios do Reino

Print Friendly, PDF & Email

Stephen Kaung (1915—)

“A vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mateus 13:11).

A Aparência Exterior do Reino Então você tem a terceira e a quarta, e a quinta e a sexta parábola. Estes dois pares são contrastantes. A terceira e a quarta nos falam do crescimento anormal da aparência exterior do reino dos céus porque a semente de mostarda é a menor semente, viva. Nosso Senhor disse que se você tiver fé como uma semente de mostarda, você pode remover a montanha porque ela é viva. A mostarda é uma verdura, e contudo esta semente de mostarda cresceu até ser uma grande árvore de tamanho anormal. E por causa disso, todos os pássaros vieram e se empoleiraram nela. Na primeira parábola você se lembra que os pássaros representam o maligno; assim nesta parábola é o mesmo. Em outras palavras, você descobre que a cristandade no crescimento superou a sua natureza. Ela teve um crescimento anormal e se tornou uma grande instituição neste mundo. Todo tipo de mal encontra nela, um ninho. Isto é exterior.

O interior é a quarta parábola. A mulher colocou fermento em três medidas de trigo. Estas medidas de farinha supostamente seriam uma oferta de alimento para Deus, mas ela não pode ser levedada. Mas aqui um fermento é colocado nela e ela cresce com ensinamentos corruptos e heresias. Todos os tipos de ensinamentos corromperam o evangelho de Jesus Cristo. Esta é que é a aparência do assim chamado reino dos céus neste mundo.

Mas graças a Deus, existem a quinta e a sexta parábola, o tesouro e a pérola. Estes mostram que mesmo nesta confusão a coisa real ainda está ali – os escondidos. Eles estão escondidos para o mundo, mas conhecidos para Cristo. E por isso Ele deu tudo para possuí-los. O tesouro fala da verdade; a pérola fala da experiência com Deus. E esta é a realidade interior. Apesar do crescimento anormal, a corrupção interior, Deus ainda tem Seus escondidos.

Na Parábola da Rede, finalmente, temos o final do mundo. Tudo será separado. Esta é a história do reino dos céus sobre a terra, e nosso Senhor quer que nós o saibamos. Mas para o mundo isso ainda é um mistério. Eles não o sabem.

Finalmente, em Mateus 24-25 nosso Senhor profetizou como o reino dos céus finalmente será estabelecido sobre esta terra, quando o reino deste mundo se tornará o reino do Senhor e de Seu Cristo. Oh, irmãos e irmãs, não pensem que nosso Senhor não está trabalhando. Não pensem que o reino dos céus nunca será publicamente estabelecido sobre a terra. Pensem que Ele está no céu à direita do Pai, Ele não está dormindo; Ele está trabalhando. A Bíblia nos diz que Ele está trabalhando. Ele está abrindo os selos. Ele está trabalhando para estabelecer Seu reino, para fazer do reino deste mundo o reino de Deus e do Seu Cristo. Ele está trabalhando. Podemos estar seguros disto. Haverá muitas tribulações, muitos conflitos, porque o inimigo não quer desistir, mas ele não tem chance. Seu fim está vindo.

Assim qual é a palavra de nosso Senhor a nós? Vigiai, pois; não vá dormir. Não seja complacente. Não permita que o mundo roube seu coração. Buscai, primeiro o reino de Deus e a Sua justiça. Faça violência a si mesmo para que você possa apoderar-se dele. Seja pobre de espírito, pois deles é o reino dos céus. Esteja preparado para ele. E se você estiver pronto a qualquer momento, quando Ele subitamente vier, você estará com Ele.

Você vê quão importante é o reino dos céus? Se não vivemos no reino dos céus hoje, quando o reino dos céus for abertamente, publicamente, universalmente estabelecido sobre esta terra, onde você estará? Você será lançado nas trevas exteriores; quer dizer, você não terá parte no reino dos céus. Você não reinará com Cristo por mil anos. Você não poderá entrar no gozo do Senhor. Você rangerá seu dente com pesar. Pelo amor por um momento, você sacrifica a glória de mil anos. Isto não significa que você não é salvo; você é salvo. Na eternidade você estará na Jerusalém celestial, mas você não terá parte no reino dos céus durante estes mil anos.

Assim, irmãos e irmãs, vamos meditar sobre ele. Coloque seu coração nele. Pratique-o. Pondere sobre ele. Não permita isto apenas se escapar. Ele tem tudo para fazer por você hoje e amanhã. Assim possa o Senhor ter misericórdia de nós, sabemos que Sua graça é suficiente.

Extraído do livro “Meditações sobre o Reino”, de Stephen Kaung, publicado pela Editora Restauração.

Post anterior
Por que lhe Fala por Parábolas?
Próximo post
A Disciplina do Senhor

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.