Vitória pela Fé

Print Friendly, PDF & Email

O artigo “Vitória pela Fé” são extratos selecionados do capítulo 5 do livro “The Land of Promisse” de A.B.Simpson.

***

A.B. Simpson (1843-1919)

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho” (Hebreus 11:1,2).

A vitória na terra da promessa foi baseada somente na fé. A primeira direção de Deus para Josué foi: “Sê forte e corajoso” (Js 1:6). Todo o livro de Josué ilustra esse princípio, especialmente o registro a respeito da batalha de Jericó. O autor do livro de Hebreus fala expressamente disso: “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias” (Hb 11:30).

A fé deve seguir o líder. Os sacerdotes e o povo seguiram a arca; não caminharam à sua frente. Não podemos andar com Deus e continuar fazendo o que desejamos o tempo todo. Precisamos ver o caminho de Deus, e então segui-Lo. Antes de agir, precisamos de um “Assim diz o Senhor”.

A fé pode circundar por sete dias as muralhas de Jericó, não se incomodando com as dificuldades, e ainda rodeá-las por sete vezes no sétimo dia. Isso não é ser um sonhador, mas é intensamente real. A fé, passo a passo, percorre a terra prometida, seguindo bem de perto as pegadas do líder, sem retroceder ou vacilar, até que a marcha da vitória esteja gloriosamente completa.

Nós também precisamos aprender da paciência da fé, que espera pela sua possessão, e não desiste se isso não acontecer logo. Por sete dias os israelitas aguardaram a vitória, mas ainda assim, não vacilaram. Talvez os habitantes daquela cidade estivessem os observando dos muros e fazendo gracejos enquanto eles passavam. Eles marcharam sem se desencorajar, apesar das circunstâncias ao seu redor.

No primeiro dia não havia sinal de vitória, nem no segundo, nem no terceiro, mas eles continuaram marchando na confiança da fé. “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hb 10:36). “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (Hc 2:3). O cumprimento da promessa poderia ser adiado, mas não tardaria.

Até que chegou o momento onde a fé não mais esperaria, mas aceitou a promessa. A palavra de Deus finalmente chegou: “Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade!” (Js 6:16). Então, a fé desferiu um brado que abalou o céu e a terra, marchando para a sua posição e tomando posse da vitória!


Albert Benjamin Simpson (1843-1919) foi um pastor e escritor canadense. Simpson cresceu em meio à rígida tradição puritana e recebeu seu treinamento teológico em Toronto. Logo que concluiu seus estudos, foi ordenado pastor de uma das maiores congregações presbiterianas do Canadá. Aos 30 anos, deixou o Canadá e assumiu o púlpito da maior igreja presbiteriana de Louisville, no Kentucky/USA. Ali seu encargo pelo evangelismo começou a despertar, mas ele sentia que algo ainda lhe faltava, lutava com problemas de amor próprio, egoísmo e auto-confiança, e ansiava por vencer esses pecados em sua vida. Durante uma campanha com Major Whittle, do Exército da Salvação, ele viu e ouviu pregações com poder e manifestação da presença de Cristo, levando-o a experimentar um enorme vazio, algo que preparou o caminho para sua experiência mais marcante: da suficiência de Cristo. Em 1880 foi chamado pela Igreja presbiteriana da Thirteenth Street, em Nova Iorque, quando começou a sentir um encargo forte pelos pobres de seus arredores. Sofrendo enfermidades desde sua infância, era as vezes impedido por elas de até mesmo de concluir uma pregação. Então, Simpson experimentou a cura divina, parte integrante de sua ministração. Seu trabalho missionário cresceu, e com o tempo, ele estabeleceu um lar para pobres, alcoólatras, abrigo para mães solteiras e um orfanato, além de enviar missionários para diversas regiões do mundo.

Simpson foi um escritor prolífico, tendo uma extensa obra literária de aproximadamente 101 livros, além de poemas, hinos, artigos e livretos. Até nossos dias, ainda nos inspira e fortalece no sentido de buscar uma vida profunda e frutífera no Senhor. Para os que desejam conhecer mais de sua obra, os títulos “Jesus Cristo, Ele mesmo!”, “As quatro dimensões do Evangelho” são publicados pela Editora Betânia na língua portuguesa.

“Durante muito tempo orei a Deus pedindo a santificação, e muitas vezes achei que a havia recebido. Houve até uma ocasião em que senti algo diferente, e me agarrei àquela experiência, receoso de a perder. Fiquei acordado a noite toda, temendo que ela me escapasse, e é claro que, assim que a emoção e a sensação momentânea se esvaíram, ela desvaneceu também. Perdi-a, porque não me firmara em Jesus. Estivera bebendo pequenos goles de um imenso reservatório, quando poderia estar imerso na plenitude de Cristo… Então, resolvi despreocupar-me da santificação e da bênção em si, e passei a contemplar o próprio Cristo. Assim, em vez de ter uma experiência, entendi que, tendo Cristo, tinha Aquele que era maior do que uma necessidade momentânea, tinha o Cristo, que era tudo de que necessitava. Então O recebi, de uma vez para sempre” (A. B. Simpson, “Jesus Cristo, Ele mesmo!”).

Post anterior
Moisés sob Nosso Ponto de Vista
Próximo post
A Fornalha da Aflição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.