O Cordeiro de Deus no Livro de Apocalipse

Print Friendly, PDF & Email

“Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto” (Ap.5:2).

“…pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap.7:17).

Abaixo vamos enumerar as diversas vezes que a palavra Cordeiro é mencionada no livro de Apocalipse. Isso vai nos ajudar muito em nosso estudo sobre o nosso Jesus, conforme retratado nesse livro!

O Significado desse Título

Aqui temos uma base para a reflexão tremendamente importante que nos leva a perguntar: Qual é o significado desta designação, o Cordeiro?

Todas estas coisas tremendas, que cobrem uma vasta gama do universo de Deus estão focadas n Aquele a quem é dado o título de “o Cordeiro”?

Qual é o significado desse termo? Há duas características marcantes do Cordeiro que é escolhido por Deus. Uma delas é a pureza e a outra é a inquestionável submissão à vontade de Deus. Isso soa muito simples, mas é o coração de tudo. Pureza e submissão inquestionável à vontade de Deus. A submissão indica a ausência de cada elemento de vontade própria, de auto-direcionamento, da autodeterminação, de raciocínios próprios, ou interesses pessoais. Isso é necessário para ser “um cordeiro sem mancha ou defeito”. O que seriam as manchas e imperfeições? Elas constituem algum aspecto da vida do eu, algum elemento da individualidade, e este Cordeiro não tem nenhum desses elementos ou características. Deus, que vê às partes internas em Seu Cordeiro, não vê nenhum vestígio do eu, esse princípio egocêntrico que surgiu através da interferência de Satanás em Adão. Nesse Cordeiro temos a completa destruição desses elementos, o que é essencial para garantir que traga prazer absoluto a Deus. Submissão, submissão inquestionável à vontade de Deus, é a decisão absoluta de expurgar todos os elementos do ego.

Os puros de coração verão a Deus. O que é ser puro de coração? É não ter nenhum outro interesse no universo e na vida, além da vontade de Deus. Um olhar fixo na glória de Deus; que é a pureza do coração. O Cordeiro deve ser sem defeito, o Cordeiro é marcado pela submissão absoluta à vontade de Deus – “Como um cordeiro foi levado ao matadouro…”. Se Isaque é um tipo do Cordeiro; se, em conexão com a oferta de Isaque, seu pai diz: “Meu filho, Deus proverá para si um cordeiro”, então Isaque é a personificação desta submissão inquestionável à vontade do Pai: assim você vai encontrar isso em toda a Palavra.

O Sangue do Cordeiro é a energia vital dele, é esta natureza incorruptível, esta natureza que, sob nenhuma provocação, julgamento ou tentação, pode ser trazido para projetar o interesse próprio no lugar da vontade do Pai.

Desde o dia em que Ele foi apresentado publicamente como o Cordeiro de Deus, havia uma conspiração quase que imediata do inferno para manchar aquele Cordeiro, e foi ao longo de toda esta linha de tentar trazer um pouco de interesse pessoal, a autopreservação, autoanálise, autocomiseração, ambição egoísta, realização pessoal, todas as mil maneiras em que o ego pode trabalhar. Até o fim de sua vida e na hora de Sua angústia final, a tentação continuou. “Desce da cruz e vamos acreditar em você!” Por trás dessa sugestão, com toda a ferocidade do fogo, ocorreu mais uma vez a tentativa de introduzir alguma ação do “eu” para a autolibertação. Mas não! “Eu vim para fazer a tua vontade”; e a vontade de Deus não pode andar de mãos dadas com a vontade do homem, da carne. O Sangue do Cordeiro é a energia vital essencial da incorruptibilidade. Ele não pode ser corrompido. O inferno esgotou o seu último recurso para corromper o Cordeiro e falhou. O Cordeiro é triunfante, o Cordeiro superou, o Cordeiro está no meio do trono.

O Livro de Apocalipse à Luz do Cordeiro

A partir desse ponto de vista vemos como isso traz luz ao livro de Apocalipse. Tudo é tomado em relação ao Cordeiro.

O Julgamento do Mundo – Cap 5 e 6

O capítulo 5 deve ser visto à luz do Cordeiro. Quem tem o direito de executar o julgamento sobre o mundo? Apenas Ele, que tem uma qualidade moral irrepreensível, que venceu em todas as provações. Ele venceu os esforços contrários para corrompê-lo. O julgamento está nas mãos daquele que é invulnerável à corrupção e incorruptível. Esse é o seu valor moral.

Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.” Ap 5:9,10

Todo o julgamento está em suas mãos baseado neste ponto. Essa é a maravilhosa verdade para aqueles que, pela fé, se posicionam ao lado do Cordeiro, que se chegam e se apropriam de todas as virtudes do Seu precioso Sangue pela fé, são unidos ao Cordeiro. Estes tem seu julgamento no passado, e seus pecados já foram perdoados. Não há julgamento porque não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. O julgamento do mundo está em vista nesse capítulo. O derramar das taças do julgamento, cinco terríveis julgamentos, e então o sexto e ainda pior que todos os cinco precedentes; tudo está baseado no fato de que foi oferecida uma justiça a todos os homens pela qual eles poderiam ter escapado do julgamento, mas por terem a rejeitado, não haverá saída.

Os Justificados – Ap 7:9-17

Então temos uma grande multidão que homem nenhum pode contar diante do trono de Deus e do Cordeiro. Estes vieram da grande tribulação e levaram suas vestes e as alvejaram no Sangue do Cordeiro (vs 14). Isso simplesmente significa que eles foram unidos ao Cordeiro pela fé, o que derivou na posição que eles estão. Posição? Sim; mas eles também lavaram suas vestes e a alvejaram no Sangue do Cordeiro. O que eles fizeram? Eles O aceitaram como sua justiça, santidade, como “impecável vestimenta celestial do espírito“. Eles também repudiaram uma vida egocêntrica, centrada em seus próprios interesses, se recusaram a buscar sua própria salvação, e permaneceram com o Cordeiro contra tudo isso. Eles O servem dia e noite no Seu templo (vs.15).

O Vencedor – Ap 12

O Vencedor: Ele também chega até essa posição por causa do Sangue do Cordeiro. Temos muito a aprender até a eternidade no que tange o grande poder do Seu Sangue como a energia vital de Cristo contra esse território onde Satanás opera – onde ele tenta nos levar a atuar pela carne e seus interesses, de forma egocêntrica, baseados nas considerações da velha criação. Amados, o teste para o Vencedor sempre será nesse ponto.

Será que você, independente do tamanho da pressão, teste, prova, sofrimento, adversidade, vai perseverar no caminho do Cordeiro, na vontade de Deus, no abandono desinteressado de si mesmo para a glória de Deus. Mesmo quando isso afeta a sua própria pele? “Suas próprias vidas” (vs.11) – o caminho do Cordeiro: o caminho do vencedor é o caminho do Cordeiro, o caminho do Sangue do Cordeiro, a energia de Cristo contra a energia da alma.

A Besta – Ap 13 e 17

A Besta: quando você já falou tudo que podia da besta, de que isso vale? Independente de ser uma besta política ou religiosa, ou até mesmo se ela está na profecia, isso é de consideração secundária. A questão principal é, o que ela é moralmente? A besta, nesse sentido, é simplesmente a personificação e encarnação de tudo o que é contrário ao Cordeiro, e guerreia com o Cordeiro. (Ap 17:14) Ainda temos o Cordeiro em foco. A besta não guerreia contra o Senhor Jesus Cristo – se considerarmos a linguagem utilizada aqui. Ela guerreia contra o Cordeiro. Se você mantiver as características do Cordeiro em vista terá a chave de tudo.

O que o Cordeiro significa? É a pureza, a ausência de tudo o que é da carne. Ele é o esvaziamento para os interesses próprios, representa o supremo abandono à vontade de Deus para que Ele seja glorificado. A besta, ao contrário, é a soma de tudo contrário ao Cordeiro. Ela se opõe a Ele em princípio. O que é a besta neste contexto? Apenas o acúmulo, o agregado do que nós somos. Ela virá em sua plena manifestação de sua força, aquilo que está na velha criação e que está em oposição a vontade de Deus. A besta é aquilo que é corrupto, impuro, mau.

As Bodas do Cordeiro – Ap 19 e 21

Que contemplação! O Cordeiro, sendo quem Ele é, nunca se casaria com ninguém diferente de Sua espécie. O Cordeiro apenas terá uma esposa como Ele mesmo. Essa noiva se ataviou (vs. 7). João diz em sua epístola “Aquele que tem essa esperança se purifica a si mesmo, como Ele é puro” ( ). As bodas do Cordeiro significam que existe uma companhia conformada a Sua imagem que pode ser trazida a esse relacionamento com Ele. Esta é a união daqueles que são um em todos os sentidos. Esse é o casamento entre o Cordeiro e os seguidores do Cordeiro que o seguiram para onde quer que ele fosse (Ap 14:4). Esses são os que seguiram o Caminho do Cordeiro, o caminho do esvaziamento, entrega à vontade de Deus. Essas são as bodas, essa é a esposa do Cordeiro.

O Trono do Cordeiro– Ap 22

Existe o trono do Cordeiro. O Cordeiro é exaltado, elevado e recebe o mais alto lugar pelo que Ele é. Isso traz alguma luz às palavras “Se sentará comigo no meu trono”. Sim, o trono é o trono do Cordeiro (vs.22:3). Como iremos participar da exaltação com Ele, reinar com Ele, ou participar do trono com Ele? Qual é o fundamento da vida que reina? Sem questionamento, rendição, e abnegação sem reservas. Mas esse não é o caminho pelo qual o grande do mundo tem seu lugar de poder. O caminho é pela autoafirmação, todas as formas do ego. Mas as suas coroas irão perecer. O trono do Cordeiro é eterno!

O Templo e a Luz da Cidade– Ap 22

O Cordeiro é o templo. Para que serve o templo? O templo é o lugar onde você tem comunhão com Deus, onde você O encontra e Ele fala com você. O templo é o lugar de acesso a Deus, o lugar onde você encontra um céu aberto, lugar de comunhão com Deus. O que constitui esse templo, o que constitui essa comunhão com Deus? O que? É o Cordeiro. Ele representa um certo tipo de natureza, disposição. Não é um lugar, é um estado, uma atitude e condição do coração. “o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Is 66:2). Esse é o templo. Nenhum prédio adornado pode assegurar isso, e nenhuma masmorra pode impedir. Se formos um com o Cordeiro, estamos no templo de Deus. O Cordeiro é o templo, e o Cordeiro também é a luz da cidade.

O Rio de Água da Vida e o Livro da Vida do Cordeiro – Ap 21 e 22

O Rio de águas vivas procede do trono do Cordeiro. O rio, então, tem sua fonte naquilo que o Cordeiro (Ap 22:1) é, e isso também acontece com o livro da vida do Cordeiro. O que é ter os nomes escritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 21:27)? Não é ter algo inscrito. Deus não deve ter esse tipo de coisa nos céus. Se fosse assim, Ele teria que manter muitos escribas angélicos ocupados! Existe algo inscrito espiritualmente. Algo em termos morais e espirituais, algo estabelecido no relacionamento com Deus no Cordeiro. Quando o Senhor Jesus imputa Sua vida a um coração que crê nEle, quando a fé de um crente em necessidade e desespero extrai essa preciosa virtude dEle, isso é uma parte dEle que está saindo. Ele está concedendo algo de Si mesmo. Essa pessoa possui a Sua verdadeira vida, o Seu verdadeiro Sangue. Isso não é esquecido. Na eternidade, isso não é esquecido. Isso está inscrito em termos espirituais de forma inesquecível. A vida do Cordeiro foi dada. O livro da vida do Cordeiro é algo assim. É um livro da vida; mas não é de papel, mas um livro de vida. Você não pode descrever um livro de vida. É um volume de vida na qual temos parte, inscritos porque temos aquela vida. Todos que tem aquela vida estão inscritos naquele livro. Eles foram registrados ali.

O Propósito Eterno Assegurado no Cordeiro

Em outras palavras, tudo isso significa que o objetivo de Deus foi alcançado, o Seu propósito. Os caminhos de Deus foram tomados, na base da natureza semelhante ao do Cordeiro, que, por um lado, é pureza, e, pelo outro, é entrega total à vontade de Deus. Isso é a maior e mais poderosa coisa que o homem já viu.

A resposta ao choro foi “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro” (Ap 5:5). Então ele se virou para ver o Leão da tribo de Judá, o poderoso… e então, viu “um cordeiro como tendo sido morto” (vs.6). Deus fala com os nossos corações de poder, de exaltação, de vitória, e termos de pureza de coração. Do ponto de vista de Deus, a pureza de coração é o foco dirigido à Sua glória, o que, em outras palavras, é a ausência da vida do ego, algo que veio da raça de Adão. Precisamos ter um sentido novo e valorizar tudo em nosso relacionamento com o Senhor – devemos buscar algo mais profundo quando dizemos: “Digno é o Cordeiro!”. Isso vai tornar o fundamento de nossa fé muito mais glorioso e maravilhoso.

Nós não somos esse Cordeiro por natureza e disposição. Tudo que existe em nós, se apenas for provocado, será oposto ao Cordeiro, ainda, o lugar que o Cordeiro ocupa pode ser ocupado por nós, inclusive o trono! Tudo que o Cordeiro significa pode ser feito verdade em nós: o rio, a luz, o templo, e até a noiva, tudo através da fé no Sangue do Cordeiro. O Cordeiro venceu, prevaleceu; Seu Sangue triunfou, e nós, pela fé nesse Sangue, podemos vencer, triunfar, prevalecer e podemos permanecer para sempre na imediata presença de Deus que não suporta a iniquidade. Pelo Seu sangue, podemos estar onde Ele está, podemos permanecer diante das chamas eternas dos seus olhos que não pode contemplar a iniquidade. Apenas venceremos que nos apoderarmos disso, a medida que cremos, a medida que permanecemos ali. Lembre-se que temos que tomar o lugar com o Cordeiro. Em outras palavras, temos que chegar à Cruz, e a força natural, a vontade do ego, a razão, tudo o que é do eu será destruído na Cruz. A glória de Deus deve ser entronizada em nossos corações como objetivo supremo diante de nosso foco.

Resumido do livro – “O Cordeiro no Meio do Trono” Capítulo 1 (The Lamb in The Midst of the Throne) de T.Austin-Sparks

Post anterior
Os Direitos do Espírito Santo na Casa de Deus
Próximo post
O Espírito Santo, o Transmissor da Glória

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.