Ministrar à Casa ou ao Senhor

Print Friendly, PDF & Email

Watchman Nee

“Mas os sacerdotes levitas, os filhos de Zadoque, que cumpriram as prescrições do meu santuário, quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o SENHOR Deus. Eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e cumprirão as minhas prescrições.” Ez 44:15,16

Notemos, a princípio, que aparentemente há pouca diferença entre ministrar à casa e ministrar ao Senhor. Muitos de vocês estão fazendo o máximo para ajudar seus irmãos e estão labutando para salvar os pecadores e administrar as questões relacionadas à igreja, mas deixem-me perguntar-lhes: vocês tem procurado atender as necessidades ao seu redor ou tem procurado servir ao Senhor? Vocês tem em vista ao seu próximo ou Ele?

Oh! se ao menos pudéssemos ver que muita obre feita para Deus não é realmente ministrar a Ele! Ele próprio nos disse que havia uma classe de levitas que, diligentemente, serviam no templo e assim mesmo não O serviam, mas meramente serviam à casa (Ez 44:13,14). Serviço ao Senhor e serviço à casa parecem ser tão semelhantes que frequentemente é difícil fazem diferença entre ambos.

Se um Israelita viesse ao templo e quisesse adorar a Deus, aqueles levitas viriam em seu auxílio e o ajudariam a oferecer a sua oferta pacífica e o seu holocausto. Eles o ajudariam a levar o sacrifício ao altar e lá o imolariam. Certamente aquela era uma grande obra na qual eles deviam se envolver – restaurar pecadores e conduzir crente para mais perto do Senhor! E Deus levou em conta o serviço daqueles levitas, que ajudavam as pessoas a trazer suas ofertas pacíficas e seus holocaustos ao altar. Ainda assim Ele disse que isso não era ministrar a Ele.

Irmãos, há um pesado encargo em meu coração para fazê-los perceber o que Deus está querendo. Ele quer ministros que ministrem a Ele. “Se chegarão a miim, para me servirem, e estarão diante de mim, ara me oferecerem a gordura e o sangue…para me servirem.”

O que eu mais temo é que muitos de vocês saiam e ganhem pecadores para o Senhor e edifiquem crentes, sem, no entanto, ministrar ao próprio Senhor. Muito do assim chamado serviço a Ele é simplesmente estarmos seguindo as nossas próprias inclinações naturais.

Mas que é que nós realmente queremos dizer quando falamos em servir a Deus ou servir ao templo? Eis o que a Palavra diz: “Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que cumpriram as minhas prescrições do meu santuário, quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor Deus.” As condições básicas para qualquer ministério que realmente possa ser chamado de ministério ao Senhor são: chegar-se a Ele e estar diante Dele.

Frequentemente, quão difícil achamos chegar à Sua presença! Recuamos diante da solidão e mesmo quando nos separamos fisicamente, nossos pensamentos ainda ficam vagando. Muitos de nós gostam de trabalhar entre as pessoas, mas quantos de nós se achegam a Deus nos Santo dos Santos? Entretanto, é somente quando nos aproximamos Dele que podemos ministrar a Ele. Entrar na presença de Deus e ajoelhar-se diante Dele por uma hora exige toda a força que possuímos. A menos que realmente saibamos o que é achegar-se a Deus, não poderemos saber o que é servi-Lo.

Irmãos, vocês não acham que todo servo deve aguardar as ordens de seu amo antes de procurar servi-lo? Há somente dois tipos de pecado diante de Deus. Um é o pecado de rebelar-se contra os Seus mandamentos, isto é, recusar-se a obedecer quando Ele dá ordens. O outro é o pecado de avançar quando o Senhor não deu as ordens. O primeiro é rebelião, o segundo é presunção. Um é não fazer o que o Senhor exigiu, o outro é fazer o que o Senhor não pediu.

Irmãos e irmãs, quando do trabalho que vocês fizeram foi baseado numa ordem clara do Senhor? Quando vocês fizeram por causa de Suas instruções diretas? E quando vocês fizeram simplesmente porque aquilo que fizeram era bom de se fazer? Deixem-me dizer-lhes que nada prejudica tantos os interesses do Senhor como uma “coisa boa”.

Aquilo que vocês pensam fazer pode ser muito bom, mas vocês estão permanecendo diante do Senhor, aguardando Sua ordem a respeito daquilo? “Estarão diante de mim” envolve permanecer na Sua presença e recusar-se a se mover até que Ele dê as Suas ordens. Ministrar ao Senhor significa isso. No átrio exterior a necessidade humana que governa. No Santo dos Santos há somente uma autoridade – a do Senhor. Ele designa uma tarefa para mim, eu a realizo; se Ele nada me designa, eu nada faço.

Partes do Texto “Ministrar à Casa ou ao Senhor” – Doze Cestos Cheios Vol II – Watchman Nee

Post anterior
A Eternidade da Cruz – Parte II
Próximo post
Dois Princípios de Conduta

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.